Segundo o Ministério do Turismo (MTUR) a Espanha ocupa, desde 2011, a
nona posição entre os países que mais enviam turistas ao Brasil. Em 2011, por
exemplo, vieram 190.392
visitantes. Em 2012 o fluxo total chegou a 180.406 turistas. Uma boa parte destes visitantes escolheram a
Amazônia como destino. O Pará recebeu em 2011, por exemplo, 63.770 turistas
internacionais, desse total 12,9% vieram dos EUA, 8,9% da Argentina e 8,2% do
Japão. Mas, o fluxo da Europa também foi alto, com 3% vieram da Espanha, 9,8%
da França, 8,9% da Itália, 6% da Alemanha e 42,3% de outros países. Segundo a gerência de Inteligência de Mercado da Paratur, em 2013 o fluxo total de turistas estrangeiros ao Pará chegou a 78.574 visitantes, dos quais um grande percentual veio da Espanha.
O interesse dos europeus
pela Amazônia é principalmente a busca por atrativos naturais e culturais, os
dois mais fortes segmentos do Pará, que carrega consigo o slogan “A Obra-Prima
da Amazônia”.
A participação do Pará este mês na Feira Internacional de Turismo da Espanha (Fitur) só confirmou as expectativas de que é cada vez maior esse interesse do mercado europeu pelos produtos turísticos paraenses. O Pará foi representado no evento, que aconteceu de 22 a 26 deste mês em Madri, pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que retornou da mais importante feira de turismo da Espanha com um saldo de mais de 150 atendimentos diretos aos agentes de viagens, operadores, representantes institucionais, de companhias aéreas, hoteleiros, realizadores de eventos, imprensa especializada, entre outros que podem contribuir com o incremento de fluxo turístico da Europa para o Brasil e que buscaram essas possibilidades no estande brasileiro no evento.
De
acordo com Carlos Figueira, gerente de Promoção Nacional e Internacional da
Paratur, que representou o Pará no evento, entre as empresas que se
interessaram imediatamente pelos produtos paraenses estavam a Interpass –
Agencia de Viagens e Turismo (Lisboa-Portugal), a Amarelo Viajes.com e Viajes a
Brasil.com (operadora espanhola), a Flytour (operadora brasileira e
proprietária da marca American Experess no Brasil), Viagens Abreu, SA
(operadora em Portugal, Brasil, Espanha, U.S.A. e Angola), Gales Diseno de
Viajes (operadora mexicana), Itaparica Tour Operator (Salvador, Santa Catarina,
Argentina e Chile). O Pará também despertou interesse de empresas brasileiras que querem investir no
Pará como opção de turismo interno, a exemplo da BWT Operadora de Turismo, de
Curitiba, o Ariaú Amazon Towers, hotel de Selva do Amazonas e a Bahiatravel,
operadora turística de Salvador.
Veículos
de comunicação especializados em turismo também
buscaram pautas positivas sobre os principais seguimentos turísticos do
Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Entre os que já
colocaram o Pará na pauta estão a Revista Brasil Vox, que circula na Espanha e
em Portugal, o Polaris Tourist Guide, da Italia, o Turisbox, site de informações
turísticas da Espanha, o Across Luxury Travel & Safaris, de Portugal
e o Jornal das Viagens, de Portugal.
Ariane
Mathne Bastos, gerente de Captação de Eventos da Paratur, que também
representou o Pará no estande do Brasil na Fitur informa que segundo a
organização do evento a feira contou com a participação este ano de 120 mil
visitantes e 9 mil empresas expositoras de 165 países.
Segundo a equipe da Paratur também avançaram na Espanha as articulações institucionais com empresas como a diretoria da TAP naquele pai e do próprio escritório brasileiro de turismo que representa lá a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), responsável, assim como a Paratur, pela promoção do turismo brasileiro.
Segundo a equipe da Paratur também avançaram na Espanha as articulações institucionais com empresas como a diretoria da TAP naquele pai e do próprio escritório brasileiro de turismo que representa lá a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), responsável, assim como a Paratur, pela promoção do turismo brasileiro.
Marcelo Mendes, presidente da Paratur, acrescenta que a expectativa para 2014 é de que esse interesse do europeu pelo Pará
seja ainda maior, tendo em vista a inauguração do vôo direto de Lisboa para
Belém em junho deste ano e a participação do Pará em outras feiras de turismo,
em Portugal, França, Alemanha entre outros países.
“Nosso objetivo é promover o turismo paraense na
Europa, Estados Unidos e América de forma é alcançarmos, até 2020, a liderança
enquanto destino prioritário na Amazônia. A Fitur nos deu um resultado
excelente e vamos para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com uma estratégia
ainda maior, levando inclusive fortes empresários do setor para somar conosco
nessa missão”. Diz Marcelo Mendes.
A BTL acontece de a de março em Lisboa e deve
receber um público de 12 a 16 de março e deve receber um público de 65 mil
participantes.
Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário