Os cerca de 60 servidores da Paratur visualizaram as ações executadas em 2013 e o planejamento para 2014.l |
Uma nova marca institucional,
captação de no mínimo cinco mega eventos e cerca de 100 jornalistas
especializados, participação em 12 feiras nacionais e internacionais,
realização de 3 pesquisas turísticas e outras estratégias de promoção,
divulgação e inteligência de marketing foram apresentadas pelo presidente da
Paratur, Marcelo Mendes, na manhã desta terça-feira, dia 14. O publico da
apresentação foram os próprios funcionários do órgão oficial de marketing,
promoção e divulgação do turismo do Pará.
Nosso objetivo foi apresentar aos
nossos colaboradores internos as nossa ações em 2013 e também as estratégias
para 2014, que para executar precisamos contar com o apoio do trade, da
iniciativa privada, da sociedade civil organizada mas principalmente com nossos
colaboradores internos. Afirmou Marcelo sobre o evento, que aconteceu na manhã
desta terça-feira, dia 14, no auditório Carlos Rocque, da Paratur.
O presidente da Paratur adiantou
ainda que foi criada uma nova marca institucional para a Companhia Paraense de
Turismo (Paratur). “A Paratur foi fundada em 12 de julho de 1972, portanto vai
completar 42 anos de atuação. Mas poucas pessoas conhecem a importância desse
órgão que projeta o turismo do Pará no Brasil e exterior”. Explicou Marcelo,
que tem entre as prioridades para 2013 a participação do Pará em 9 feiras
internacionais e quatro nacionais, focando em especial nos Estados Unidos,
Europa e América do Sul.
Marcelo Mendes apresentou proposta para a nova marca da Paratur e anunciou plano de endomarketing para valorizar os trabalhadores que se dedicam ao turismo do Pará |
Marcelo enfatizou aos servidores
que é importante compreender o quanto a Paratur trás para o estado do Pará enquanto
resultados positivos para o turismo, em seu trabalho de promoção em outros
países onde o Pará é uma vitrine para a cultura, natureza, sol e praia, eventos
e negócios na Amazônia.
Promoção – Durante a
reunião o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, reforçou que a participação
do Pará no calendário mundial de feiras começa ainda este mês com a Feira
Internacional de Turismo da Espanha (FITUR), que acontece de 22 a 26 em Madri
(Espanha) com participação estimada de 200 mil pessoas, entre agendes de
viagens, operadores, mídia especializada, e público consumidor direto. A
Espanha está entre os países da Europa que mais emitem turistas ao Brasil.
Carlos informou também que para
facilitar a promoção e divulgação do Pará a Paratur firmou dois convênios com o
Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), visando a montagem de um novo banco
de imagens inspirado nos cinco principais segmentos do Pará: cultura, natureza,
sol e praia, eventos e negócios e também a elaboração de material promocional
compatível com as exigências de mercado.
Eventos – A meta da Paratur para 2014 é captar, no mínimo, cinco
megaeventos para Belém, segundo informou Ariane Mathne, gerente de Captação da
Paratur. Ariane lembrou que ainda este ano o Governo do Estado vai concluir as
obras do Centro de Eventos de Marabá, o que vai reforçar esse segmento, que vem
crescendo cada vez mais graças às grandes obras estruturantes feitas pelo
Estado, como o Hangar – Feiras e Convenções da Amazônia, fortalecimento da rede
hoteleira e outros aspectos.
A diretora de Marketing falou dos mercados prioritários para promoção, divulgação, inteligência de mercado e comunicação sobre o pará em 2014 |
Satisfação – Como o Pará fechou 2013 com um fluxo de cerca de 1 milhão de turistas a Paratur também vai
investir em 2014 em pesquisas de demanda turística para levantar, entre outras
coisas, dados sobre hábitos, preferências, e outras características dos
turistas em potencial que visitam Belém. São Paulo, Minas Gerais estão entre os
emissores que vão ser pesquisados, assim como os turistas que chegam ao Pará em
navios cruzeiros como informou Gabrielle Santiago, gerente de Inteligência de
Mercado da Paratur.
A meta da Paratur em termos de
divulgação é receber em Belém ao longo do ano no mínimo 100 jornalistas
especializados, através do Programa de Press Trip da Paratur. Também será
lançado em maio, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), o
III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. Criado em
2006 pela Paratur o prêmio tem como objetivo incentivar a imprensa mundial a
pautar positivamente o Pará, segundo diretrizes do Plano Estratégico de Turismo
do Pará (Ver-o-Pará).
Jacqueline Alves, Diretora de
Marketing da Paratur, informa que a Fita, que este ano acontece de 5 a 7 de
maio, em Belém, terá como meta principal a qualificação profissional e vai
focar a participação de formadores de opinião, operadores, agentes de viagens e
grandes marcas do turismo dos principais mercados de interesse de promoção do
Pará.
Texto: Benigna Soares – GEC Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário