O município de Castanhal, que tem a sede conhecida como cidade modelo e foi criada em 28 de janeiro de 1932, acaba de completar 82 anos de fundação. A data foi comemorada com muita festa.
Círio de Castanhal |
Castanhal integra a Região Metropolitana de Belém e localiza-se a 68 km de Belém, capital do Pará. Sua denominação é inspirada no igarapé Castanheira, às margens do qual encontravam-se muitas árvores com essa denominação, típicas da Amazônia.
Município com vocação econômica para o comércio, Castanhal está em fase de grande expansão e desenvolvimento, com ampla geração de emprego e renda e é fonte de produtos e alimentos para cidades vizinhas. É também uma referência para o agronegócio. Realiza anualmente diversos leilões de gado e festa do peão boiadeiro.
A cidade possui uma das maiores obras arquitetônica da região, que é a catedral Santa Maria Mãe de Deus, e outras atrações históricas como o Monumento e a Praça Cristo Redentor que são pontos turísticos de Castanhal.
Outros lugares despertam o interesse de quem vai até Castanhal como a Praça do Estrela e a Vila do Apeú, onde acontece uma das maiores romarias do Pará em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. O evento acontece sempre no terceiro domingo de outubro.
Segundo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) Castanhal integra a região turística Amazônia Atlântica e guarda outras atrações, como o Camping Ibirapuera, assim como a Igreja Matriz de São José. O município também serve como elo entre outros municípios, a exemplo de Capanema, Tracuateua, Bragança, Salinas, Marapanim e outros que levam para rotas oceânicas nas quais encontramos belas praias, como Marudá, em Maracanã, Crispim, em Marapanim, Ajuruteua, em Bragança e Atalaia, em Salinas.
Durante o ano acontecem eventos grandiosos na cidade como a Expofac (Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal), realizada no fim do mês de agosto ou inicio de setembro e é um mega- evento evangélico que dura 3 (três) dias.
E em junho a cidade realiza as famosas festas juninas Forró do Didi, do Agricultor, do Ianetama, Agnaldo, entre outros.
Cultura – A origem histórica de Castanhal está ligada aos índios Tupinambás, primeiros habitantes daquela região. Seu desenvolvimento começa com a passagem por ali da Estrada de Ferro Belém-Bragança, que levou um povoamento maior para o lugar, atraindo colonizadores do Ceará, especializados em cultivo da terra, na época contratados pelo governo Provincial. A Vila de Castanhal que deu origem ao município data de 15 de agosto de 1899, ganhando status de município em 28 de janeiro de 1932, a partir do Decreto-Lei No. 600, assinado por Magalhães Barata, então interventor federal. Com a criação de rodovias como a Belém Brasília Castanhal ganhou maior notoriedade, passando a ser importante rota e atraindo povoadores de regiões do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
Texto: Benigna Soares e Carolinne Reis - GEC Paratur
Imagem: Prefeitura de Castanhal
Imagem: Prefeitura de Castanhal
Nenhum comentário:
Postar um comentário