quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Turismo certifica 257 trabalhadores da atividade qualificados pelo PEQTur

Adenauer Goes, Secretario de Turismo, entrega a Marcelo mendes o certificado de
 "Amigo da Setur - Levantantando a Bandeira da Qualificação Profissional do Turismo Paraense"
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) fizeram a entrega dos certificados aos 257 trabalhadores concluintes dos cursos em “Francês Básico Aplicado para o Turismo”, “Melhoria de Produtos Turísticos” e “Amigo do Turista: Qualificar para Receber Bem”, nesta terça-feira (17), no auditório da Paratur. Os cursos fazem parte da política pública de busca pela excelência e qualidade no setor, por meio dos cursos ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur).

Entre os profissionais certificados na nova turma de concluintes estavam servidores da Setur, Paratur, Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu), 170 taxistas de Belém (aeroporto de Belém, Estação das Docas, Hangar, Hotéis, entre outros), além de estudantes de Turismo da UFPA e servidores municipais de Afuá, Anajás, Bagre, Bragança, Breves, Curuçá, Maracanã, Melgaço, Muaná, Paragominas, Portel, Ponta de Pedras, Soure, Salvaterra, São João de Pirabas e Tucuruí, técnicos da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM).

“O conhecimento é algo que não se perde, não sai da cabeça de ninguém. Conhecimento é o que faz a diferença no mercado de trabalho. O saber é o que pode efetivamente fazer algo de significativo naquilo que nos propomos, com o saber podemos contribuir e avançar diante dos obstáculos e desafios que por ventura nos surgem”, destacou o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes, ao parabenizar todos os concluintes pelo importante passo de buscar a qualificação profissional em seus respectivos campos de atuação.
Funcionário da Paratur Último Augusto discursou em nome
dos formandos dos cursos de qualificação do PEQtur,
“Esta cerimônia é a reafirmação do Comprometimentos que temos conosco,
 com a sociedade e com nosso Pará”, afirmou em francês.
Para o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, a capacitação técnica permite ao profissional sair de sua zona de conforto em busca da transformação da realidade. “Queremos profissionalizar o mercado turístico para nos tornarmos referência na Amazônia e assim deixar um legado para as novas gerações”, disse.

“Desta forma, estamos qualificando os profissionais de diversas áreas como taxistas e funcionários públicos. Assim podemos colocar Belém como rota turística nacional e até mesmo internacional, pois estamos nos preparando para atender bem nossos visitantes”, afirma o coordenador municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Maikenn de Souza. O turismólogo da Paratur, Último Augusto, falou das vantagens do aprendizado de um novo idioma: “Apesar de o curso ter uma carga horária reduzida, a aplicação do conteúdo foi bastante intensa e prática. Um outro idioma é muito importante para qualquer profissional que atue na área do turismo, especialmente, no nosso caso a língua francesa, já que a França é o maior mercado emissor de turistas estrangeiros ao Pará”.

Também estiveram presentes a solenidade compondo a mesa oficial, o diretor da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), Rui Martini dos Santos Filho, a vice-presidente da Associação dos Agentes de Viagem (ABAV-PA), Rose Larrat, e o diretor superintendente do Sebrae/PA, Vilson Schuber.


Um comentário: