sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Estação, Hangar e Mangal recebem 3 milhões de visitantes em 2013


Cerca de três milhões de pessoas passaram pelos espaços administrados pela Organização Social Pará 2000 – Estação das Docas, Hangar e Mangal das Garças - durante o ano de 2013. O quantitativo, que chega a ser maior que a própria população de Belém, revela que os aparelhos turísticos da OS ajudam a fomentar o turismo e a cultura no Pará e que são alguns dos lugares preferidos por quem visita a capital do Estado.

A Estação das Docas, além de ser o maior complexo turístico e gastronômico da Amazônia, ainda oferece programações culturais a seus visitantes. Sejam eles crianças, adultos ou idosos, todos têm opções de lazer no local. Em 2013, foram mais de 1.572 atividades culturais – entre elas, destacam-se os projetos Pôr-do-Som, Pôr-do-Sol, Música no Ar e Música na Orla. A divulgação cultural, através da música popular paraense e do teatro infantil são os principais objetivos das atividades.

Neste ano de 2013, a Estação das Docas recebeu mais de um milhão e trezentos mil visitantes. Outros projetos responsáveis pela atração de público ao complexo turístico foram o Cine Estação – cinema alternativo da cidade –, os shows gratuitos no Anfiteatro São Pedro Nolasco e as exposições de artistas da região.

Além das delícias gastronômicas, outro espaço administrado pela OS apresenta as belezas amazônicas: o Mangal das Garças. No local, o visitante pode ver um pedaço da maior fauna e flora do mundo no meio da cidade. O Parque, que a partir do mês de junho passou a aderir à Rede Brasileira de Jardins Botânicos, foi eleito o terceiro local preferido pelos visitantes de Belém.

A predileção pode ser confirmada quando, em outubro – mês mais atrativo aos turistas por conta do Círio -, o Parque registrou visita de quase 30 mil pessoas. Além da beleza natural, o Mangal das Garças também atrai visitantes por outro motivo: o projeto Teatrinho do Mangal. Em 2013, foram 24 apresentações teatrais com foco no imaginário amazônico e na educação ambiental totalmente dedicados ao público infantil. Outro momento em que o parque recebe grande número de visitante é em julho: mais de 40 mil pessoas passam pelo local.

A gerente de Marketing, Comunicação e Cultura da OS, Isa Arnour, comenta a programação cultural dos espaços administrados pela Pará 2000. “Qualquer atividade que pensamos para o nosso público é programada com muito empenho. Queremos divulgar o Pará àqueles que não conhecem o Estado e mostrar ao próprio paraense como a nossa cultura é rica. Receber três milhões de visitantes só confirma que estamos no caminho certo de fomento da cultura e do turismo”, opina.

A Organização Social Pará 2000 não possui apenas programações culturais. Congressos, feiras e convenções também são realizadas em espaços da instituição. O local onde eles ocorrem é o Hangar. Em quase 240 programações, mais de um milhão de pessoas passaram pelo centro de convenções. Atividades de âmbito estadual, nacional e internacional ocorreram no Hangar em apenas um ano. O número é 30% maior que o registrado em 2012. O centro de convenções foi palco de importantes eventos que neste ano que trouxeram autoridades brasileiras do Pará. Uma delas foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.

A presidente da OS Pará 2000, Gabriela Landé, avalia os números da entidade. “Estar à frente da administração de alguns dos mais importantes aparelhos turísticos do Estado é uma satisfação enorme. Mas essa alegria só pode ser confirmada se for partilhada pelo visitante. Vamos trabalhar para que em 2014 ainda mais pessoas visitem os pontos turísticos da Organização Social Pará 2000. É dessa forma que vamos continuar atingindo nosso principal objetivo: a difusão do turismo e da cultura do Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário