quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Governo do Pará apóia gravação de filme da família Schürmann em Belém

O velejador brasileiro Vilfredo Schürmann foi recebido pelo secretário de Estado
 de Turismo, Adenauer Góes, no gabinete do órgão, para assinatura do acordo.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), assinou convênio de repasse de recursos com o Instituto Kat Schürmann no valor de R$ 500 mil, na manhã desta quarta-feira (06), para gravação do filme “Pequeno Segredo”, que será rodado em Belém (PA), Florianópolis (SC) e Nova Zelândia. O famoso velejador brasileiro Vilfredo Schürmann foi recebido pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, no gabinete do órgão, para assinatura do acordo. A instituição é uma entidade sem fins lucrativos.

O filme é um longa-metragem, ficção, mas baseado em fatos reais da própria família Schürmann. A história de uma menina e três mulheres que compartilham um segredo que mudará suas vidas. Os Schürmann ficaram famosos por velejar ao redor do mundo. A família é composta por Vilfredo Schürmann e Heloísa Schürmann, e seus filhos Pierre Schürmann, David Schürmann, Wilhelm Schürmann e Kat Schürmann. Eles foram a primeira família brasileira a circunavegar o mundo em um veleiro.

Vilfredo Schürmann conta que partiram de Florianópolis (SC), em 1984, e passaram dez anos velejando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Os filhos cresceram a bordo, estudando por correspondência. Wilhelm foi o único dos filhos que permaneceu dez anos ininterruptos no veleiro. Em 1988, Pierre decidiu estudar Administração de Empresas nos Estados Unidos, onde morou até 1994. David desembarcou na Nova Zelândia, em 1991, graduando-se em Cinema e Televisão. É ele, aliás, quem assina a produção e direção do filme, inspirado na história de superação da irmã mais nova.

“Meu filho teve a idéia da experiência de um longa-metragem, a partir da história da família, em especial da Kat. Então, nossa motivação é muito grande. E também pelas pessoas que acreditaram no nosso sonho de que vai ser uma filmagem muito especial”, disse Vilfredo Schürmann, ao contar ainda que de 15 a 19 de abril de 2014 uma equipe visitará as locações no Pará, de 29 de maio a 24 de junho será a pré-produção e que de 25 de junho a 03 de julho serão feitas as gravações em Belém, retratando a primeira parte da história.

“Wagner Moura e Julia Lemmertz já manifestaram interesse em compor o elenco do filme, que deve contar ainda com atores norte-americanos ou ingleses. Quem assina o roteiro é Marcos Bernstein, o mesmo de Central do Brasil e Chico Xavier – O Filme”, relatou Schürmann. Segundo ele o orçamento total do filme está em R$ 13 milhões, com patrocínio também do Governo de Santa Catarina, São Paulo e da Nova Zelândia.

“Essa é uma família fantástica que tem uma história vivida através dos mares. Praticamente criaram os filhos nessa volta ao mundo, o que não os impediu o desenvolvimento educacional e a compreensão de mundo. E que começaram uma nova vida com a chegada da Kat, que deu origem ao livro ‘Pequeno Segredo’ escrito pela esposa do Schürmann”, explica Adenauer Góes.

O secretário de Turismo falou da importância do apoio financeiro e também logístico operacional dado pela Setur e Companhia Paraense de Turismo (Paratur). “O Governo do Pará apóia esta iniciativa do filme, por meio da Setur e Paratur, pois entende isso como um meio de comunicação e forma importante de promoção e divulgação do nosso estado para um grande público”, conclui.

Foto: Cristino Martins – Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário