quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Evento discute desenvolvimento do turismo e da rede hoteleira de Belém

A rede hoteleira de Belém está em franco crescimento, porém é importante se discutir estratégias para melhorar o turismo no Estado para 2014, afim de que o setor de hospedagem e alimentação passe a depender cada vez menos do turismo de eventos. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará, graças a evento como o Círio de Nazaré e a realização dos Jogos Escolares da Juventude foi possível que setor se mantivesse estável neste segundo semestre. No entanto, com o encerramento destes eventos os empreendimentos de hotéis e alimentação voltam a registrar uma baixa nas reservas. Na próxima quinta-feira, 28, a entidade sindical irá reunir empresários do setor para discutir melhorias nos serviços e potencializar o turismo na região.

O evento será o “I Encontro – Excelência na qualidade e serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia”, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), em parceria sindicato patronal de hotéis e restaurantes. Será o primeiro ciclo de palestras e consultorias para empresários do ramo de hospedagem e alimentação da região Norte. O encontro acontecerá durante todo o dia inteiro, e deve contar, inclusive, com a participação de profissionais ligados a área do turismo.

A presidente do sindicato, Valéria Paranhos, lembra que durante os Jogos Escolares, quase a metade dos leitos disponíveis na capital (que somam um total de 12 mil) foram reservados para as delegações e atletas. “Quem ganha com tudo isso não são somente os empresários, mas a própria economia local porque o turista que vem a Belém, anda de taxi, quer experimentar a gastronomia paraense e também comprar lembranças de sua passagem por Belém”, ressalta.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Pará tem 673 estabelecimentos de hospedagem - são hotéis, pousadas, albergues, resorts, spas, pensões e motéis que empregam formalmente 8 mil pessoas. O setor de alimentação fora do lar reúne 1.550 bares, restaurantes e similares, onde trabalham 15 mil pessoas com carteira assinada. Os dois setores têm grande potencial para o emprego.

Durante o Círio, foram 11,2 mil leitos reservados para o evento, que acaba sendo o melhor período para o setor que é quando a cidade recebe um grande fluxo de turistas e 95% deles, apontam as pesquisas, mostram interesse em voltar a visitar a cidade.

Por isso, para Valéria é importante que se desenvolva políticas de turismo mais fortes e o setor privado também tem o papel de contribuir para o desenvolvimento deste setor. “Durante o encontro serão debatidas estratégias de como melhorar o setor de hospedagem e alimentação, principalmente os serviços oferecidos. Todos nós temos interesse nisso e a sociedade paraense também”, comenta Paranhos.

Os números do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará, que se confirmam na pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em média, 90% das reservas em Belém estão relacionadas ao turismo de negócios e o restante de lazer. Tais números sempre são motivos de preocupação para o setor, pois em certas épocas do ano não há evento de negócios na capital.

O ‘I Encontro – Excelência na qualidade e serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia’ tem por finalidade apresentar aos empresários do setor de medidas simples, porém que fazem um grande diferencial na qualidade dos serviços e na demonstração de produtos oferecidos aos turistas.

Serviço:

 ‘Encontro – Excelência na qualidade e serviços para os segmentos de hotelaria e gastronomia’

Data: 28 de novembro

Horário: 13h30 às 18h

Local: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará.

Endereço: Avenida Generalíssimo Deodoro, 404 – Umarizal, Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário