terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cacau do Pará é destaque no Salão Internacional do Chocolate

O Salão Internacional de Chocolate, em Paris, reuniu mais de
250 expositores e serviu para divulgar o próximo festival,
que ocorrerá em Belém.
A 19ª edição do Salão Internacional de Chocolate, em Paris, que reuniu mais de 250 expositores de cacau e de chocolate de vários países, terminou no último domingo (3), com um balanço positivo para a cacauicultura paraense. Além colocar o cacau do Pará na vitrine do mercado internacional, o evento serviu também para divulgar o próximo Festival do Cacau e de Chocolate, que ocorrerá no período de 3 a 6 de abril do ano que vem, em Belém. Para o evento, já está confirmada a participação do chef francês Stephane Bonnat e do chef japonês Antonio Koji Tshuchiya, especialistas na área.

Segundo o secretário da Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes, a comitiva paraense foi a Paris com o objetivo de divulgar o potencial do Estado na produção de cacau e de manter contatos técnicos e comerciais buscando potencializar a produção e a comercialização do produto paraense nos mercados nacional e internacional. Hoje, o Pará é o segundo maior produtor de cacau no Brasil, e a intenção é ampliar a produção atual de 80 mil toneladas por ano para 200 mil toneladas anuais até 2022.

Para isso, várias ações serão tomadas, como a capacitação de produtores, um maior incentivo para participar do Cacao awards do Salon du Chocolat (concurso internacional da melhor amêndoa) e um intercâmbio intraestadual de experiências bem-sucedidas, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Em cinco dias de evento, cerca de 120 mil visitantes passaram pelo Salão Internacional para se deliciar com guloseimas e chocolates do mundo inteiro. No estande Cacau do Brasil, que reuniu a representação de vários Estados brasileiros, entre eles, o Pará, foram colocados à mostra, entre outros produtos, chocolates finos feitos para atender ao mais exigente público. O estande de 100 metros quadrados, bem ao lado do palco principal, chamou a atenção de um público ávido por novidades.

Para o representante da Ceplac no Pará, Raymundo da Silva Mello Junior, o salão também proporcionou aos produtores várias oportunidades de mostrar ao mercado o que o cacau fino ainda pode conquistar. Essa é a mesma opinião do diretor da Biofábrica, Henrique de Almeida. Ao observar o mercado em Paris, ele disse que saiu com a certeza que a amêndoa brasileira é de boa qualidade e que os negócios são animadores além das tendências do chocolate gourmet. “Tudo isso nos motiva e dá ainda mais vontade de investir nesse nicho”, disse.

Klewer Carvalho, da Cunnani no Amapá, é outro produtor de chocolate que voltará certamente em 2014, assim como a cooperativa Cacauway, de Medicilância, do sudoeste do Pará. Marco Lessa, organizador do estande, disse que essa é a melhor participação do país nas cinco edições em que o Brasil esteve presente.

“Vários contatos foram feitos para comercialização de amêndoa. Conhecemos novas tecnologias de maquinário e pudemos divulgar os festivais, sem contar com a boa acolhida francesa dos chocolates gourmets. Tudo isso nos mostra que estamos no caminho certo e que voltaremos ano que vem”, concluiu. (Com informações da assessoria de imprensa do Salão de Chocolate).

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