quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Haroldo Tuma, Marcelo Mendes e Sérgio Alencar


O Presidente da  Companhia Paraense de Turismo ( Paratur), Marcelo Mendes, recebeu nesta quarta-feira, 23, Sérgio Alencar  diretor geral do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP ) e Haroldo Tuma, educador museal do espaço, ligado ao Sistema Integrado de Museus do Pará.  Na oportunidade foram colocadas em pauta diversas parcerias que podem trazer benefícios ao turismo paraense, em especial a inclusão do MHEP em roteiros turísticos, a exemplo do fluxo oriundo dos grandes eventos, de cruzeiros marítimos, viagens de familiarização de jornalistas especializados e de outros formadores de opinião.


A parceira inicial da Paratur com o MHEP foi firmada em  janeiro de 2012, por ocasião do aniversário de Belém e ganha novas estratégias a partir desta visitação.

“Nossa meta de promover o turismo visa principalmente aproveitar o que já existe, os equipamentos turísticos já estruturados, a cultura, a história, a arte, todos produtos que podem agregar valor à imagem do turismo como referência na Amazônia. Esta parceria vem em boa hora e vamos dinamizar ações que fortaleçam ainda mais”. Disse Marcelo Mendes, presidente da Paratur.

Entre os eventos que vão servir de motivação para visitas no MHEP estão os roteiros de city tour que a Paratur, em parceria com a Seduc, Seel e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vão oferecer aos estudantes, jornalistas e observadores internacionais que participam em Belém dos Jogos Escolares da Juventude, evento que vai trazer cerca de 5 mil pessoas de 7 a 17 de novembro para a capital paraense.

Programações especiais do MHEP, como uma exposição inédita de obras de Portinari, durante as celebrações do aniversário de Belém, em janeiro, vão estar na pauta de divulgação da Paratur aos turistas que visitam Belém.

 “É nosso objetivo abrir o Museu aos turistas, apresentar a riqueza desse patrimônio histórico e cultural do Pará”. Afirmou Sérgio ao presidente da Paratur, ao apresentar o interesse de aproximação dos espaços históricos de Belém, em especial o MHEP também da iniciativa privada, que além da dedução do imposto de renda patrocinando eventos e projetos culturais, pode se beneficiar com mais essa opção de produto para oferecer aos visitantes.

Exposição sobre a obra de Antônio Landi, exposição de muiraquitãs e outras atividades estão na agenda do MHEP para este ano e para 2014 e a Paratur vai fortalecer a promoção desses produtos turísticos culturais aos visitantes de Belém. Essa iniciativa tem como objetivo contribuir com a divulgação do patrimônio do Pará, em nível nacional e internacional do  produto cultural e histórico paraense.

Riqueza Histórica -   O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) é um marco da história do Pará.  Foi criado em 18 de maio de 1981, iniciando suas atividades apenas em 1986 , tendo como sede o 4° pavimento do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur). O acervo foi composto a partir de doações particulares e de peças oriundas de vários órgãos do estado. No ano de 1987, o museu teve como sede o Palacete Bolonha e em 1994 foi transferido para o Palácio Lauro Sodré, então sede do governo estadual. O Palácio, construído em 1777, é uma das obras do celebrado arquiteto italiano Antônio Landi e foi sede da Província Portuguesa do Grão Pará e Maranhão. Atualmente, o Museu Histórico do Estado do Pará possui um acervo diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias de variados contextos.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Foto:   Benigna Soares e Tâmara Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário