O Bolo de Belém do Pará, feito com massa de pão de ló, com sabor tipicamente paraense - recheio de manga e cobertura de creme de Castanha-do-Pará - pesando aproximadamente 20 quilos, foi lançando na tarde desta quarta-feira, 16, pelo professor de panificação Ricardo Magalhães na sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), localizada na Praça Maestro Waldemar Henrique, no bairro do Reduto, em Belém.
Ricardo Magalhães é paraense e atualmente mora em São Paulo, onde é Diretor Cultural do Sindicato da Panificação e representante da Casa de Portugal. Ele estava há 31 anos longe do estado e foi convidado pela Paratur para o Círio de Nazaré. ‘A diretoria de marketing da Paratur teve a feliz ideia de convidar o professor Ricardo, que é devoto de Nossa Senhora, a prestigiar o Círio de Nazaré,e como retribuição ele escolheu a Paratur para lançar o Bolo Belém como forma de agradecimento por todo apoio que nós temos dado por todos esses anos ao setor de panificação’, disse Marcelo Mendes, presidente da Paratur.
Ricardo Magalhães fez o passo a passo diante dos funcionários e da imprensa presente e garante que a receita do bolo é fácil e prática, além de saborosa. ‘Minha inspiração foi na manga que, além de saborosa, dá o ano todo nessa cidade linda. A Castanha-do-Pará você encontra em quase todos os lugares. Esse bolo foi criado para representar a cidade de Belém e minha intenção é fazer com que essa receita seja conhecida em vários lugares do Brasil’, afirmou Ricardo.
O Bolo de Belém foi encomendado pelo Sindicato da Indústria da Panificação do Pará já pensando no aniversário de 400 anos de Belém, comemorado no dia 12 de janeiro de 2016. ‘Nós do sindicato estamos construindo essa ideia de fazer um produto 100% regional em todos os estados do Brasil, onde cada cidade terá seu produto panificado com a cara de seu estado’, disse o diretor executivo do sindicato Giovane Assis.
‘Temos todo apoio da Fiepa (Federação das Indústrias do Pará) para desenvolver um trabalho que incremente a indústria de panificação. Essa receita vai ser trabalhada pelo sindicato junto às padarias para que até o aniversário de Belém o povo paraense conheça a receita do Bolo do Pará’, finalizou Elias Pedrosa, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação do Pará.
Texto e Foto: Tâmara Monteiro - Ascom Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário