O teatro Experimental Waldemar Henrique completa 34 anos de existência nesta terça-feira, dia 17, e para comemorar a data o espaço conta com uma extensa programação das 9h às 20h, com entrada gratuita.
A programação contará com a “Alvorada Cultural” do Grupo Atores em Cena, às 9h; às 16h haverá uma “Mostra de Dança” com participação das principais escolas, grupos e projetos de dança de Belém e área metropolitana. E para encerrar as comemorações um show musical às 20h, intitulado “Canta Waldemar” com participações de cantoras paraenses interpretando Waldemar Henrique, com participação especial de Lucinha Bastos.
O Teatro Experimental Waldemar Henrique foi criado em 17 de setembro de 1979, em Belém, para sediar as apresentações de grupos de teatro experimentais da região. Sua construção é feita em art nouveau. No prédio, inicialmente funcionava o cinema Radium, depois o Museu Comercial e por último foi sede da Caixa Econômica, até ser transformado no teatro de hoje.
Em maio de 1978, o prédio passou à guarda do Estado quando o arquiteto e cenógrafo Luiz Carlos Ripper foi convidado a realizar o projeto de restauração e adaptação, para transformar o prédio em um "teatro de bolso". O nome seria uma homenagem ao grande compositor amazônico Waldemar Henrique, que também chegou a ser diretor da casa.
O teatro foi resultado de uma grande mobilização da classe artística, sobretudo autores, atores e técnicos teatrais, que pediam um espaço alternativo para projetos experimentais. Tombado pelo patrimônio histórico, o prédio passou por reformas em 1997, no início de 2009 e no ano passado.
Serviço: O Teatro Waldemar Henrique está localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 645, no bairro da Campina, em Belém. Informações: 3222-4762
Serviço: O Teatro Waldemar Henrique está localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 645, no bairro da Campina, em Belém. Informações: 3222-4762
Texto: Luiz Flávio - Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Foto: FCPTN
Foto: FCPTN
Nenhum comentário:
Postar um comentário