O curso será ministrado por Roberto Rabachino. Foto: Divulgação |
O curso será ministrado por Roberto Rabachino, professor e membro da reconhecida associação estrangeira, nos próximos dias 24 e 25 de setembro, no Hotel Radisson. A iniciativa faz parte de uma das ações desenvolvidas pela Escola de Gastronomia da Amazônia.
O secretário adjunto de Turismo, Álvaro do Espírito Santo, explica que a formação especializada está sendo oferecida porque “notamos uma carência desse profissional em nosso setor gastronômico. Daí a necessidade de promover um curso que venha suprir essa lacuna na gastronomia de alto padrão”.
O curso inclui temas como análise sensorial; história da videira e da viticultura; viticulturas europeia, brasileira, chilena e argentina; categorização dos alimentos e dos vinhos; produção dos variados tipos de vinhos; uso dos vinhos na cozinha moderna; conservação; carta de vinhos; serviço e abertura, e técnicas de harmonização entre alimento e vinho.
Voltado para chefs de cozinha, profissionais do setor vitivinícola, enólogos, agrônomos e outros profissionais e interessados, o curso tem como objetivo principal suprir uma carência desse profissional altamente especializado no setor gastronômico paraense.
Profissão - Com a popularização dos restaurantes em Paris (França), no final do século XVIII, passou a ser uma obrigação, de quem trazia ou transportava o vinho, prová-lo, não só para evitar tentativas de envenenamento de reis e demais nobres, mas para garantir que o produto era de boa qualidade.
Assim, paulatinamente, nasceu a profissão como é conhecida hoje. O sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova do vinho antes de ser servido ao cliente. Recentemente, a profissão foi regulamentada no Brasil, pela Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.
Serviço - Os interessados em participar podem se inscrever no curso pelo site de compras www.clubedafacilidade.com.br ou pelos telefones (91) 3222-5730 e 8172-4466.
Texto: Israel Pegado - SETUR
Bonjour,
ResponderExcluirFico super feliz pela iniciativa. Parabéns !!! O turismo paraense merece.
Abraços,
Maxilene