quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Paratur e Capitania dos Portos realizam 27º Concurso de Ornamentação de Embarcações

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizam no próximo mês, mais uma edição do Concurso de Ornamentação de Embarcações na Romaria Fluvial. A premiação é resultado de parceria entre as duas instituições visando incentivar a segurança da navegação e ainda valorizar a Romaria como parte da programação oficial do Círio.

Nesta  27ª edição  do concurso uma das novidades é a aplicação da marca Pará: Obra-Prima da Amazônia no Troféu Carlos Rocque, que anualmente é entregue aos vencedores das categorias Embarcações Regionais e Outros Tipos de Embarcações.  O troféu é uma homenagem ao já falecido historiador e jornalista Carlos Rocque, que idealizou, em 1986, quando era presidente da Paratur, a Romaria Fluvial e o concurso das embarcações com a finalidade de homenagear Nossa Senhora de Nazaré e fomentar o turismo religioso. Carlos pretendia mostrar a relação que existe entre a “Rainha da Amazônia” e as águas, já que a imagem de Nazaré foi encontrada por um pescador, o caboclo Plácido, às margens do Igarapé do Murutucu.

Serão premiadas três embarcações na categoria “A” – “Embarcações Regionais” (Casco de madeira ou aço, com um ou dois conveses) e outras três na categoria “B” – “Outros tipos de Embarcações” (Iate, veleiro, lancha, balsa, ferry boat, empurrador, pesqueiro, etc.) com o troféu Carlos Rocque.    A comissão julgadora é composta por cinco membros indicados pela Paratur, que ainda serão definidos.

Os julgadores atribuem pontos de 0 a 10 a cada concorrente, de acordo com os seguintes critérios: ornamentação religiosa, postura da tripulação, obediência, cumprimento do horário e  percurso do cortejo da  imagem peregrina da Virgem Nazaré, atentando para a distância segura em relação às outras embarcações.

INSCRIÇÕES  – Para concorrer ao Concurso de Ornamentações de Embarcações da Romaria do Círio de Nazaré os participantes da procissão precisam obrigatoriamente estar devidamente regularizados junto à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, onde receberão uma bandeira com a imagem do cartaz do Círio de Nazaré devidamente numerada entre 1 e 500 para que os jurados possam identificar as embarcações concorrentes durante a 27ª Romaria Fluvial 2013. Maiores informações podem ser obtidas na Capitania dos Portos, localizada na Rua Gaspar Viana, 575, no bairro do Reduto em Belém. O telefone é o (91)  3218-3950 / 3242-7188  ou 0800 280 7200

Texto: Benigna Soares com Arnon Henrique Miranda - GEC Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário