quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Memorial comemora aniversário contando história do Círio




Para comemorar o primeiro ano do Memorial de Nazaré, o espaço que a Diretoria da Festa do ano passado criou para homenagear a Rainha da Amazônia ganhou novos elementos e também a revitalização de algumas peças que irão compor a exposição. A reinauguração está prevista para a próxima terça-feira, primeiro de outubro.

Instalado ao lado da Casa de Plácido, o Memorial de Nazaré abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.

A mostra conta as variadas nuances, o colorido e as principais características que fazem do Círio mais que um momento de festa, mas, principalmente, um momento de fé. Os elementos nazarenos que compõe a exposição ”Memória de Nazaré”. Atualmente o espaço está em reforma e segue com a curadoria da historiadora Rosa Arraes. “Nós recebemos novos elementos para a exposição. Teremos mais seis mantos, que estão sendo revitalizados, fotos da visita da Imagem Peregrina a Portugal e também a imagem de Nossa Senhora Aparecida que o cantor Daniel presenteou a Diretoria da Festa”, explica a curadora.

O serviço de revitalização das peças está sendo feita por uma equipe que trabalha com Rosa Arraes. “Nós estamos trabalhando em um pequeno ateliê montado na Casa de Plácido e esperamos que o memorial seja reinaugurado no dia 01 de outubro e possa receber e apresentar, para quem ainda não conhece esta grande festa e o sentimento do que é esta gigantesca procissão de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré”, explica.

Para o diretor coordenador do Círio 2013, Kleber Vieira, o espaço vem cumprindo sua missão: contar um pouco da história do Círio, apresentando a procissão, como ela é, em toda a sua grandiosidade. “A exposição transcende o registro da fé, pois temos documentos que estão preservados, como os mantos e os cartazes de vários anos em exposição. Aqui o povo paraense e os nossos visitantes têm a oportunidade de se apropriar desta tradição. Nós pretendemos deixar, para as gerações futuras, relatos e evidências da existência desta maravilhosa procissão”, explica.


Fonte e Foto:Festa de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário