domingo, 8 de setembro de 2013

Joias e gemas do Pará encantam participantes da Feira das Américas

Jóias do Pólo Joalheiro atraíram grande público ao estande
 do Pará na Feira das Américas
Pingentes, correntes, mandalas, colares, braceletes, broches e outras peças em ouro, prata, e principalmente gemas vegetais  em um design de joias  exclusivamente amazônicas encantaram o público participante da 41ª. Feira de Turismo das Américas (ABAV), que aconteceu de 4 a 8 destes mês no Anhembi, em São Paulo (SP).  O material, do Polo Joalheiro, integra uma exposição de produtos que representam os principais segmentos do turismo paraense, levado para a feira pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), realizadora do evento, que atraiu ao Anhembi um público de 80 mil pessoas.

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama-Pólo
Joalheiro no estande de artesanato do Pará na
ABAV em São Paulo (SP)
“Avaliei positivamente esta participação, oportunidade para apresentarmos nosso artesanato, nossa produção de joias aqui em São Paulo. A procura pelo nosso material foi muito grande”. Afirmou Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia  (IGAMA), que administra o Polo Joalheiro.

Rosa explica que a exposição de joias envolveu mais de 20 peças, com nomes bem sugestivos para a Amazônia: metamorfose, Amazônia reluz, chuva de manga, açaí na cuia, marajoara, são alguns desses nomes. Bolsas, acessórios, objetos em cerâmica e outros objetos valiosos do artesanato paraense também fizeram parte de uma exposição dos estados amazônicos na Feira das Américas. O Pará teve um estande exclusivo, ao lado do Amazonas, Acre, Tocantins, Roraima e Amapá, entre outros convidados.

Grupo de de dança Mistura Regional atraiu
grande público ao estande
A presidente da Paratur, Socorro Costa, elogiou a presença do Polo Joalheiro na ABAV com o que ela chamou de "uma valiosa e requintada produção de joias e artesanatos paraenses que representam muito bem a riqueza dos nossos minérios e dos nossos artistas e designes do Pará". Afirmou Socorro, para quem o acervo e a espertize da equipe do Polo Joalheiro são imprescindíveis ao trabalho de promoção e divulgação do Pará.

 O Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, enalteceu a presença das representações da iniciativa privada, sociedade civil organizada e dos parceiros do Governo do Estado, a exemplo do Mangal das Garças, Hangar Feiras e Convenções da Amazônia, e do Polo Joalheiro.

A diretora executiva do Igama apresenta a coleção
de jóias do Pólo Joalheiro a jornalista Gileanne Cunha,
do Ideia Viajes em visita ao estande do Pará
“Construímos uma relação de parceria com o Polo Joalheiro muito importante para o fortalecimentos dos segmentos de cultura, natureza, eventos e negócios. Contar com mais esses produtos aqui na Feira das Américas, no estande do Pará é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado”. Disse Adenauer.

Maria das Dores de Oliveira elogiou as jóias do Pará
“Achei além de bonitas muito especiais por que são feitas de matéria prima sustentável, característica da Amazônia. O resultado dessa arte com sementes, a exclusividade das peças que são a cara do Brasil me encantaram”. Elogiou a administradora e servidora pública Maria das Dores de Oliveira, moradora de São Paulo que tirou o domingo para visitar os estandes da ABAV. Ela também degustou alguns itens da gastronomia paraense.

“A castanha do Pará é inesquecível, muito saborosa”. Completou a visitante ao garantir que “O Pará é o estado que melhor representa a Amazônia e um dos mais significativos do Brasil”.




Texto e Fotos: Benigna Soares - GEC Paratur /Abrajet Pará  

Nenhum comentário:

Postar um comentário