Para fortalecer os eventos com grande potencial de atração turística, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dá continuidade às ações do projeto Incubadora de Eventos com um famtur em Santarém, Alter do Chão e Ponta de Pedras, na região do Tapajós, entre os dias 18 e 23 de setembro, por conta da realização do Festival do Sairé. A viagem de familiarização conta com a participação de representantes da Agência Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-Pará) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Pará). “O objetivo da Incubadora é melhorar a performance dos eventos, para que atraiam maior demanda de turistas. Com isso, queremos aumentar a eficiência e eficácia na organização e realização dessas programações para que tenham maior rentabilidade”, explica o secretário-adjunto da Setur, Álvaro do Espírito Santo.
A programação do primeiro dia é dedicada às visitas aos empreendimentos hoteleiros de Santarém. Na quinta-feira, 19, a comitiva participa de um city tour pelo Museu de Arte Sacra, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Matriz), Belo Centro, Tablado do Peixe, Mercadão 2000, Praça do Mirante e Centro Cultural João Fona, além de um river tour até a Ilha do Meio e o “Encontro das Águas”, e por fim, visita ao Museu Dica Frazão.
O dia seguinte prevê visita aos hotéis e pousadas da vila de Alter do Chão, almoço na Ilha do Amor e tour pelos restaurantes locais, pasagem pela praia do Cajueiro e visita técnica às agências de turismo locais. À noite, os convidados assistem ao rito religioso do Festival do Sairé e ao primeiro dia de apresentação dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa.
A manhã do sábado, 21, começa com visita monitorada à Flona Tapajós, em particular às comunidades de Jamaraquá e Maguari, ambas com foco em projetos e iniciativas voltadas ao ecoturismo. Pela tarde, haverá visita ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Alter do Chão e à noite o grupo assiste ao segundo dia de apresentações do Festival do Sairé. Já o domingo, 22, está reservado para visita à comunidade de Ponta de Pedras e seus projetos turísticos, bem como nas praças Barão de Santarém, Centenário e Rodrigues dos Santos.
Com base nesse roteiro, os representantes do trade poderão avaliar a infraestrutura turística do município, bem como a gestão pública, identificar oportunidades e definir estratégias de estruturação, incentivo e gestão municipal do turismo. “Com os empresários visitamos a rede de meios de hospedagem, os serviços de alimentação, atrativos turísticos e naturais, além de comunidades ribeirinhas”, conclui a gerente de Gestão do Turismo da Setur, Jamily Souza.
Incubadora de Eventos - Tem como objetivo melhorar o planejamento e operacionalização de eventos culturais em todo o Pará, a fim de ampliar a chegada e permanência de turistas nos municípios do interior do estado, estreitando as relações comerciais entre empresas estaduais e municipais, de modo a oferecer um número maior de serviços aos visitantes e influenciando de forma positiva a atividade comercial nesses locais.
Ao todo, seis eventos foram contemplados pela Incubadora de Eventos da Setur: Paixão de Cristo, em Barcarena; Círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná; Festival do Sairé, em Santarém; Festival do Carimbó em Marapanim; Boi Tinga, em São Caetano de Odivelas, e Marujada, em Bragança.
Texto: Israel Pegado - SETUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário