O embaixador do Brasil na Argentina, Everton Vargas, foi um dos visitantes do estande do Brasil na 18ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2013, que aconteceu de 14 a 17 deste mês, em Buenos Aires, na Argentina. No estande, gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Everton foi recebido pelos gerentes de Promoção, Carlos Figueira, e de Captação de Eventos, Ariane Mathne, da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que participaram fa FIT com objetivo de divulgar o Pará como destino prioritário da Amazônia.
Durante a visita o embaixador recebeu dos representantes da Paratur parte do material promocional do destino Pará, elaborado a partir do Plano Ver-o-Pará que atribui ao destino o slogan Pará: obra-prima da Amazônia.
Mercado Internacional - Segundo o Ministério do Turismo no ano passado 1.671.604 argentinos visitaram o Brasil, enquanto que em 2003, quando a Embratur passou a realizar a promoção turística do Brasil no exterior, estiveram em terras brasileiras, 786.568 visitantes da Argentina.
A grande maioria dos turistas argentinos, tem preferencia por turismo de natureza, sol e praia e lazer. Foto: River Tour na Ilha da Fantasia, em Alter-do-Chão (Benigna Soares/Paratur) |
De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, 79% dos turistas da Argentina visitam o Brasil por motivo de lazer, desses, 79% buscam sol & praia e 16% ecoturismo e aventura. A pesquisa revela, ainda, que a permanência média é de dez dias.
É de olho nesse fluxo e na preferência desses turistas por turismo de natureza e de sol e praia, que o Governo do Estado, através da Paratur e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) intensificam suas ações de promoção e divulgação no mercado argentino, onde hoje as regiões turísticas de Belém e do Marajó estão bem posicionadas nos catálogos das principais operadoras de turismo que comercializam o Pará.
Socorro Costa, presidente da Paratur, explica que em recente reunião com representantes do trade argentino durante a Feira das Américas (ABAV), em São Paulo (SP), foram traçadas estratégias de fortalecer ainda mais essa relação.
“Estamos agendando uma viagem de familiarização de jornalistas argentinos especializados em turismo para apresentar o roteiro Pará: Obra Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites. Nossa expectativa com esse press trip e com a nossa participação na FIT é aumentar nosso fluxo de visitantes ao Pará, seguindo as diretrizes do nosso Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará”. Afirma Socorro Costa. Ela afirma que os principais mercados internacionais de interesse do Pará, segundo o Plano, são Portugal, França, Inglaterra e Alemanha, na Europa, os países escandinavos Oslo, Estocolmo e Copenhagem, além de Nova York, Los Angeles e Miami, na América do Norte. Na América do Sul são Buenos Aires, Santiago e as guianas, Francesa e Inglesa.
Algodoal é um cenário de lazer e sossego (Foto: Jean Barbosa) |
Convidado pelo governo da Argentina para conhecer o destino e participar da FIT, o empresário Carlos Vanzer, da Lecytur Viagens e Turismo participou do evento.
“Nossa participação teve como objetivo apresentar nosso interesse tanto no receptivo de turistas argentinos no Pará quanto no emissivo de paraenses à Argentina”. Disse Vanzer, que elogiou a participação do Pará no evento, onde o Brasil foi destaque principalmente por ser sede da Copa de 2014.
Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário