O Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo, celebrados mundialmente no dia 27 de setembro, foram festejados com vasta programação em Belém. Na Estação das Docas, principal espaço de lazer, cultura e gastronomia do Pará, um café da manhã reuniu o trade paraense com o objetivo de lembrar a importância dessa data, que coincide também com a publicação, em 2008, da Lei Geral do Turismo.
Segundo o secretário estadual de Turismo, Adenauer Góes, o Pará tem muito o que comemorar quando o assunto é turismo. “De 2011 até hoje conseguimos importantes conquistas em prol do turismo. O Plano Estratégico de Turismo, Plano Ver-o-Pará, a criação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a reestruturação da missão da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) são algumas dessas conquistas, muito almejadas por todos nós”. Disse Adenauer, ao informar que ainda este ano o governador Simão Jatene deve assinar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o acordo de financiamento de U$ 77 milhões a serem aplicados no turismo paraense nas regiões de Belém, Marajó e Tapajós, através do Prodetur – Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo.
O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes falou da importância da missão da Paratur de promover e divulgar o Pará estar sendo executada com as diretrizes do Plano Ver-o-Pará mas em sintonia com a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e as parcerias governamentais. Marcelo, que é publicitário e especialista em marketing, parabenizou os turismólogos pela data comemorativa e anunciou um olhar da Paratur ainda mais atento às tendências do mercado turístico internacional quanto à aplicação de ferramentas de marketing eficazes na apresentação do destino como prioritário na Amazônia. A participação de Marcelo Mendes no evento marcou também o início de uma agenda de encontros e reuniões com o trade paraense visando alianças com a Paratur para vender o turismo do Pará.
“Vou visitar cada uma das entidades e dos parceiros da Paratur para darmos continuidade a este diálogo e juntos trabalharmos pelo turismo”. Afirmou Marcelo Mendes.
A presidente da OS Para 2000, Gabriela Landé, lançou na oportunidade um Roteiro Monitorado na Estação das Docas. A iniciativa, que já acontece no Mangal das Garças, também gerenciado pela OS, visa aproximar ainda mais o turista da história de Belém, mostrando características da arquitetura da Estação das Docas, hoje referência de espaço gastronômico, de lazer e cultura para outros estados e países. Na oportunidade Graça Ormanes, da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) apresentou o programa Amigos do Turismo e Edna Rocha, presidente da Abav Pará (Associação Brasileira das Agências de Turismo) apresentou o Turismo na Praça, projeto que vai disponibilizar mensalmente ônibus de graça partindo de praças públicas de Belém oferecendo gratuitamente city tour à população.
“Turismo traz renda, gera emprego e na praça vamos conscientizar a população para conservar, conhecer e valorizar nossos pontos turísticos”, Afirmou Edna, para quem a vivência vai fazer com que o morador de Belém faça uma releitura da cidade e possa apresentá-la melhor aos visitantes.
Fortalecimento interno – Na Companhia Paraense de Turismo (Paratur) um coquetel também marcou as comemorações pelo dia do turismólogo e do turismo. O evento, organizado Associação dos Funcionários da Paratur (ASFPAR), foram feitas homenagens, sorteio de pacote turístico e outras atividades. A presidente da ASFAR, Laélia Borges, destacou que o corpo técnico da Paratur hoje é formado em sua maioria pro turismólogos mas existem profissionais de todas as aeras. “Temos economistas, administradores, contadores, comunicólogos, historiadores, literários, e muitos outros profissionais”. Esclareceu Laélia, ao falar da importância dessa multifuncionalidade e da qualificação profissional de cada um para resultados de excelência na missão da instituição.
Marcelo Mendes, presidente da Paratur, que tomou posse oficialmente no último dia 25 como presidente da casa, reafirmou seu compromisso de investir na qualificação dos profissionais e principalmente no fortalecimento da imagem institucional da Paratur, que há quase 42 anos apresenta o turismo paraense aos mercados nacional e internacional.
“Estou me sentindo em casa. É como se eu estivesse aqui há muito tempo”. Afirmou Marcelo ao elogiar o clima de cordialidade e comprometimento da equipe com o trabalho da instituição.
Representantes do sindicato de trabalhadores do turismo, técnicos e outros deram depoimentos sobre a importância desta data para o turismo.
“Esperamos que em 27 de setembro de 2014 a Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo esteja instalada e funcionando aqui no Pará”. Anunciou a turismóloga Edmê Silva, técnica da área de marketing da Paratur. A programação foi encerrada com o corte simbólico de um bolo pela turismóloga Maria Souza, a primeira turismóloga a entrar para o corpo técnico da Paratur.
Diversos espaços turísticos, entidades, universidades e outros setores realizaram eventos em Belém em pro do Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo.
Texto: Benigna Soares - GEC PARATUR
Fotos: Benigna Soares e Thiago Figueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário