quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conselho da Paratur dá posse ao novo presidente



Conselho administrativo da Paratur dando posse a Marcelo Mendes
O Conselho Administrativo da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) formalizou, na manhã desta quarta-feira, dia 25, a posse do novo presidente do órgão público responsável pela promoção, divulgação e marketing do turismo do Pará. A cerimônia de posse do publicitário Marcelo José Mendes da Silva aconteceu no auditório Carlos Rocque, com a presença de todos os funcionários da Paratur, logo após reunião do conselho.

Publicitário Marcelo Mendes é o novo Presidente da Paratur
Marcelo foi apresentado oficialmente aos trabalhadores da Paratur pelo Secretário de Estado do Turismo do Pará, Adenauer Góes, que enalteceu aos servidores os conhecimentos do novo presidente, escolhido para o cargo pelo próprio governador Simão Jatene, nas áreas de comunicação social com ênfase em jornalismo, publicidade, marketing e também na área acadêmica, já que ele é professor universitário há 20 anos.

“O Sistema de Gestão do Turismo (Segetur), que todos nós estamos ajudando a consolidar, lançado pelo governador Simão Jatene no dia 11 de novembro de 2011 concede à Paratur um papel extremamente ligado ao marketing. Marcelo Mendes tem conhecimentos técnicos nessa área e nossa expectativa é que você, Marcelo, com sua formação, possa contribuir com este processo”.  Explicou Adenauer Góes, ao lembrar que há um planejamento do Governo do Estado para as ações de desenvolvimento, executadas pela Setur e de promoção e divulgação, executadas pela Paratur, visando tornar o Pará, até 2020, líder em turismo na Amazônia, como preconiza o Plano Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará, em execução tanto pela Paratur e Setur, que representam o Estado, quanto pela iniciativa privada e sociedade civil organizada, que integram o Forum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), integrante também do Segetur.


Jaqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur  dando
boas-vindas ao novo presidente
Jacqueline Alves, diretora geral de Marketing da Paratur deu boas vindas ao novo presidente em nome da equipe que vem implementando os principais programas, projetos e ações do Plano Ver-o-Pará. “Temos aqui uma equipe técnica altamente qualificada, em especial turismólogos, cujo empenho é para o crescimento do setor na promoção do turismo nos mercados nacional e internacional. Tenha certeza que nosso sentimento é de acolhimento”. Disse Jacqueline ao novo presidente, ressaltando que a missão da Paratur precisa estar muito atenta ao “olhar de fora”, ou seja, dos turistas que visitam anualmente o Pará, o que justifica a participação em um intenso calendários de eventos e feiras no Brasil e exterior, onde a mídia especializada em turismo também recebe uma atenção especial, a partir de material promocional, pautas e roteiros que apresentam o Pará como a “Obra-Prima da Amazônia”.


Newton Monteiro Rodrigues diretor do Sindicato dos
Trabalhadores de Turismo (Sintratur) 
A presidente da Associação dos Funcionários da Paratur (ASFPAR), Laélia Borges, deu boas vindas a Marcelo Mendes em nome de todos os trabalhadores da casa e recomendou ao presidente um diálogo constante com a equipe de trabalho, que anseia por um olhar também voltado ao desenvolvimento profissional daqueles que em sua rotina diária se empenham para os resultados de excelência.

“Lhe damos boas vindas e para formalizar nosso apoio a você lhe convidamos para celebrar junto com os funcionários nossa programação, na próxima sexta-feira, dia 27, pelo Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo”. Convidou a presidente da ASFPAR ao reforçar a receptividade da equipe ao novo presidente, especialmente por ser ele um profissional da área de marketing, que certamente vai fortalecer a missão voltada à promoção do turismo.

Também deram boas vindas ao novo presidente da Paratur membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Turismo, entre eles Newton Rodrigues, que falou da importância do diálogo entre a gestão da Paratur e a entidade para o fortalecimento das ações voltadas ao turismo.

A reunião também foi marcada por boas notícias, entre elas a de que a Paratur, no sistema de avaliação de gestão do Governo do Estado, apresentou este mês um dos melhores desempenhos no cumprimento de metas estabelecidas para mais de 30 programas que estão em execução. A Paratur, que responde por seis desses programas, tem entre suas metas a de garantir o turismo sustentável, como explicou Rita Moreira, técnica da gerência de Inteligência de Mercado, da Paratur.

Marcelo Mendes falou da satisfação de receber do governador Simão Jatene a missão de presidir a Paratur, da importância de ter Adenauer Góes e a Secretaria de Estado de Turismo do Pará como parceiros. Ressaltou o diálogo, a valorização profissional, a busca de garantias de bem estar dos trabalhadores e a construção de alianças com o público interno e externo como suas principais metas de gestão. Para ele, fortalecer a imagem da instituição externamente precisa ser um reflexo do ambiente interno.

“Nós temos que ser os primeiros a comprar nossos projetos. Em uma reunião de se trabalho que durou seis horas com a equipe de marketing eu fiquei fascinado com os projetos que estão em andamento e o sucesso dessas ações dependem de todos nós.  Venho com a experiência e um olhar técnico por que a Paratur tem uma missão nesse sentido e precisa alcançar esse estágio de excelência na prestação de serviços com a qualidade que o mercado exige”. Afirmou Marcelo, ao enaltecer a informação de que a Paratur tem superado as expectativas do Governo do Estado no cumprimento das metas de gestão.

“São conquistas como esta que nos dão oportunidades de visibilidade e reconhecimento”. Reafirmou, Marcelo, que iniciou suas atividades na Paratur na última quinta-feira, dia 19, em substituição à Socorro Costa, que deixou o cargo na mesma data.

Perfil –  Marcelo Mendes é formado em Comunicação Social com graduação em Publicidade, traz consigo experiências na área de comunicação, marketing e gestão pública.  É especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do RJ; Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA. Atua há 20 anos como Professor Universitário, Publicitário, Jornalista, Consultor e Palestrante nas áreas de Comunicação e Marketing. Na Universidade da Amazônia foi Coordenador da Rádio Unama FM e Agência Unama de Comunicação & Marketing; Supervisor de Produção da TV Unama. Também trabalhou na equipe de Comunicação e Marketing da CTBEL.

Na Paratur Marcelo chega com o desafio de dá continuidade à execução dos macro programas, projetos e ações do Plano Ver-o-Pará, que tem como meta tornar o estado o destino líder em turismo até 2020, a partir dos segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios representados nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.


Texto e Foto: Benigna Soares  - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário