Adenauer Góes fala dos avanços nos números do Círio |
Os estados do Rio de Janeiro (17%), Maranhão (14%), São Paulo (13%), Ceará (9%) e Amazonas (9%) são os mais importantes mercados emissores de turistas àquele que é considerado o mais importante e consolidado produto turístico paraense. A pesquisa também mostrou que predominam visitantes do sexo feminino (56%), na faixa etária de 35 a 50 anos (40%) e com renda de 1 a 5 salários mínimos (52%).
“A pesquisa mostra o processo de evolução do Círio de Nazaré, que é maior referência e principal produto do turismo paraense, em especial do segmento cultural e religioso, bem como pela magnitude do que ele representa enquanto para a sociedade paraense. Então, com o passar dos anos estes números foram ganhando a consistência, que nos mostram hoje a importância do turismo enquanto atividade econômica, capaz de gerar emprego, renda e melhor qualidade de vida à população”, explica o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes.
Jacqueline Alves reforçou a importância do receptivo |
O estudo ainda mostrou que 55% optam por vir a Belém de avião, enquanto 23% vêm em ônibus de empresa, 12% em automóveis e 4% com ônibus de excursão. Os meios de hospedagem mais procurados são casas de parentes (41%), hotéis (30%) e casa de amigos (20%), sendo que 56% deste total de turistas viaja com a família, 22% sozinhos e 20% em grupos.
Com uma permanência média de 5 dias no estado, 23% dos turistas revelaram que aproveitam a vinda a Belém, por conta do Círio de Nazaré, para conhecer outros municípios paraenses. Na capital, os pontos turísticos mais visitados são a Basílica de Nazaré (57%), Estação das Docas (20%), Mangal das Garças (8%) e Mercado do Ver-o-Peso (7%).
Roberto Sena e Admilson Alcântara apresentaram a pesquisa |
Os turistas também apontaram a culinária, hospitalidade, pontos turísticos, a Festa do Círio e o artesanato como principais aspectos positivos. “É possível notar, que melhoramos os dados em relação ao ano passado tanto do perfil quanto dos gastos desse turista que vem participar do Círio de Nazaré”, concluiu o economista e supervisor técnico do Dieese-Pa, Roberto Sena.
Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA
Fotos: Carlos Sodré – Agência Pará
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