quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cariocas, maranhenses e paulistas são os principais turistas do Círio de Nazaré

Adenauer Góes fala dos avanços nos números do Círio
Um total 77,9 mil turistas que trazem aproximadamente US$ 28,95 milhões em recursos para o estado do Pará, em visita ao Círio de Nazaré. Estes foram os principais números apresentados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em coletiva de imprensa realizada, na manhã desta quarta-feira (11), no Centro Integrado de Governo (CIG).

Os estados do Rio de Janeiro (17%), Maranhão (14%), São Paulo (13%), Ceará (9%) e Amazonas (9%) são os mais importantes mercados emissores de turistas àquele que é considerado o mais importante e consolidado produto turístico paraense. A pesquisa também mostrou que predominam visitantes do sexo feminino (56%), na faixa etária de 35 a 50 anos (40%) e com renda de 1 a 5 salários mínimos (52%).

“A pesquisa mostra o processo de evolução do Círio de Nazaré, que é maior referência e principal produto do turismo paraense, em especial do segmento cultural e religioso, bem como pela magnitude do que ele representa enquanto para a sociedade paraense. Então, com o passar dos anos estes números foram ganhando a consistência, que nos mostram hoje a importância do turismo enquanto atividade econômica, capaz de gerar emprego, renda e melhor qualidade de vida à população”, explica o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes.

Jacqueline Alves reforçou a importância do receptivo
"A pesquisa veio para reforçar nossas ações e estratégias de marketing, promoção e divulgação do destino Pará. Ao longo do ano, o Círio, principal evento turístico religioso do Pará, é tema das nossas ações nesse sentido. Para receber os 77, 9 mil turistas que virão ao Círio preparamos um receptivo especial, com nossos Postos de Informações ao Turista funcionando 24 horas no Aeroporto Internacional de Belém e 18 horas no Terminal Rodoviário de Belém. Com uma equipe de atendentes altamente capacitada, atendendo inclusive em vários idiomas, queremos garantir a satisfação desses visitantes em Belém e também investir para que ele prolongue sua estadia aqui e retorne ao Pará", afirma Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.

O estudo ainda mostrou que 55% optam por vir a Belém de avião, enquanto 23% vêm em ônibus de empresa, 12% em automóveis e 4% com ônibus de excursão. Os meios de hospedagem mais procurados são casas de parentes (41%), hotéis (30%) e casa de amigos (20%), sendo que 56% deste total de turistas viaja com a família, 22% sozinhos e 20% em grupos.

Com uma permanência média de 5 dias no estado, 23% dos turistas revelaram que aproveitam a vinda a Belém, por conta do Círio de Nazaré, para conhecer outros municípios paraenses. Na capital, os pontos turísticos mais visitados são a Basílica de Nazaré (57%), Estação das Docas (20%), Mangal das Garças (8%) e Mercado do Ver-o-Peso (7%).

Roberto Sena e Admilson Alcântara apresentaram a pesquisa
“Os dados nos mostraram que se tivesse prévio conhecimento de outros produtos turísticos paraenses, 36% deles permaneceriam por mais dias, aumentando para 9,5 dias a taxa de permanência desse turista no estado”, informa o coordenador de Pesquisas, Estudos, Estatísticas e Informações da Setur, Admilson Alcântara.

Os turistas também apontaram a culinária, hospitalidade, pontos turísticos, a Festa do Círio e o artesanato como principais aspectos positivos. “É possível notar, que melhoramos os dados em relação ao ano passado tanto do perfil quanto dos gastos desse turista que vem participar do Círio de Nazaré”, concluiu o economista e supervisor técnico do Dieese-Pa, Roberto Sena.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA
Fotos: Carlos Sodré – Agência Pará

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