sexta-feira, 26 de julho de 2013

Círio de Nazaré marca encerramento da Expocatólica no Rio de Janeiro

Uma procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio que todos os anos reúne no segundo domingo do mês de outubro 2 milhões de romeiros em Belém (PA), marcou com muita alegria e demonstração de fé o encerramento da programação da 10ª. Expocatólica, Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro, desde o último sábado, dia  20.

A procissão, que teve início por volta das 15 horas, foi coordenada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, pelo secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes e pela diretora de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Jacqueline Alves, com apoio da Diretoria do Círio 2013, e do Pe Waldeci Souza, Pároco da Basílica  Santuário Nossa Senhora de Nazaré. O Círio reuniu muitos integrantes da comunidade católica paraense que vive no Rio de Janeiro ou está na Cidade da Fé para a Jornada Mundial da Juventude e visita do Papa Francisco.

Diretoria da Adenauer Góes (Setur), Acercebispo de Belém
Dom Alberto Taveira, Diretor do Círio 2013, Cleber
Vieira e esposa Tânia, com Wagner Araújo
 “Avalio de forma muito positiva este momento. Viemos com a missão de divulgar o turismo paraense e outras portas foram se abrindo a Nossa Senhora de Nazaré, que além de estar na missa de abertura da Pré-Jornada Mundial da Juventude celebrada por Padre Fábio de Melo aqui no Riocentro, como estava na programação, esteve todas as manhãs e todos os momentos de evangelização e em outras missas como a dos padres Robson de Oliveira e Reginaldo Manzoti, comentou Cleber Vieira, diretor do Círio 2013.

Entre os participantes da procissão estavam representantes da diretoria da Agremiação Carnavalesca Imperatriz Leopoldinense, que no ano passado homenageou o Pará com o enredo Pará, o Muiraquitã do Brasil. Wagner Araújo, diretor de carnaval da agremiação disse que não poderia faltar a um momento tão especial. A escola tem uma relação muito estreita com Belém e com o Círio de Nazaré, iniciada pelo carnavalesco Dominguinhos do Estácio. A berlinda em que a Imagem Peregrina repousou do dia 20 até esta sexta-feira, no estande do Pará, por exemplo, foi doada no ano passado ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, pela Imperatriz.

“Uma alegria muito grande estar aqui”. Disse Wagner, que recebeu de presente do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, uma medalha de Nossa Senhora de Nazaré.

A Expocatólica é a maior feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso da América Latina, motivo pelo qual o Pará vem ganhando notoriedade e destaque entre os expositores de todo o Brasil e do exterior, já que levou para o evento em um estande de 300m, a temática do Círio de Nazaré, evento que no segundo domingo de outubro reúne anualmente em Belém cerca de 2 milhões de romeiros, 75 mil turistas.

“Esta parceria da Paratur com a Arquidiocese de Belém acontece pela terceira vez com objetivo de divulgar o turismo religioso do Pará. Mas foi na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ano passado, em Portugal, que essa ação de levar a Imagem de Nazaré até Portugal fez com que o Ministério do Turismo e a Embratur despertassem para a força desse segmento turístico. Este momento marca mais uma etapa deste trabalho que tem dado bons resultados”. Afirmou Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur)

Uma surpresa aos peregrinos que permaneceram no estande do Pará logo após o encerramento da procissão, que percorreu os pavilhões promocionais (3), de comercialização de produtos (4) e o espaço Bote Fé (2), além dos espaços externos do Riocentro, foi a visita do Padre Antônio Maria, compositor de uma das mais belas canções em homenagem à Rainha da Amazônia, a canção Senhora da Berlinda. Perguntado sobre o que representou para ele estar ali, ao lado da Imagem Peregrina, ele angelicalmente respondeu: “Este momento foi para mim como um beijinho dela, me dizendo que eu nem precisarei ir até Belém por que ela veio até aqui”. Afirmou o padre, que tem milhões de seguidores.

Pe Antônio Maria pede as bençãos de Nazaré
Antônio Maria, que recebeu o carinho de muitos jovens e adultos no estande do Pará, explicou que participar da Jornada Mundial da Juventude e estar com o Papa Francisco “foi como estar em Belém, no Círio de Nazaré, um momento majestoso”. E acrescentou que ao escrever “Senhora da Berlinda, quis traduzir a emoção de ter participado do Círio. “Foi tão impactante que eu queria contar para todo o mundo”.




Presente do Papa – Após o encerramento da participação do Pará na Expocatólica, a equipe da Paratur, Setur e Arquidiocese de Belém, coordenadas pelo secretário de Turismo Adenauer Góes, tem agora a missão mais importante. Entregar ao Papa Francisco, entre 15h e 17h deste domingo, dia 28, ainda no Riocentro, o presente dos paraenses ao Pontífice, uma réplica da Imagem Peregrina de Nazaré.  A entrega será durante o encontro do Papa com os jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude, lá mesmo, no Riocentro, onde aconteceu a Expocatólica.

A participação do Pará na Expocatólica, em um estande de 300 metros quadrados, apoiado pelo Ministério do Turismo, contou ainda com apoio de Fábio Ítalo, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth, no Rio de Janeiro,  da diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, que gerencia o Espaço São José Liberto e Pólo Joalheiro e com uma exposição de miriti do artesão do município de  Abaetetuba, Josias Plácido, artista que busca inspiração no Círio de Nazaré.

Acompanhe em www.turismoparaense.blogspot.com  

Texto: Benigna Soares - Paratu/Abrajet Pará

Fotos: Salvador Scofano / Benigna Soares 

Confira mais imagens da participação do Pará na 10ª Expocatólica.












Um comentário:

  1. Nossa Senhora é a discípula que que vem para anunciar Jesus em todos os lugares dando certeza que Cristo é o Deus da paz caridade e do amor ao próximo.

    ResponderExcluir