Em junho Belém volta a se transformar na capital da música. O XXVI Festival Internacional de Música do Pará acontece de 02 a 09 de junho em vários espaços culturais da capital. Haverá concertos, recitais e shows em teatros, anfiteatros, igrejas e casas de espetáculo.
Este ano o Festival vai homenagear o bicentenário de nascimento dos compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner. Também vai celebrar os 180 anos de Johannes Brahms, lembrar o centenário de Benjamim Britten e os 70 anos do compositor brasileiro Almeida Prado.
Como em todos os anos, além da programação artística, o Festival também terá um viés educativo com a realização de cursos, palestras e oficinas para estudantes e profissionais da música. Serão mais de trinta master classes que serão realizados no Conservatório Carlos Gomes, a terceira instituição musical mais antiga do país.
Uma das novidades deste ano é a montagem experimental da ópera ‘La Traviata’. Idealizada pela cantora lírica paraense Jena Vieira, que trabalha com a direção cênica desse tipo de espetáculo nos Estados Unidos. A montagem que será apresentada em Belém vai reunir elementos do cinema mudo, do teatro e da ópera. O espetáculo terá duração de uma hora e meia e contará com a participação das sopranos Dione Colares e Luciana Tavares, além do tenor Antonio Wilson e do barítono Nilberto Viana. O superintendente da Fundação Carlos Gomes, o pianista Paulo José Campos de Melo, fará o acompanhamento musical durante a exibição de trechos do filme ‘A Dama das Camélias’ e também executará a partitura original da ópera.
Atrações:
O Festival trará a Belém artistas nacionais e internacionais de renome como os alemães do Percussion Project Rostock, os grupos Fantasmi (EUA) e Esterhazy (USA), a soprano Jo Ella Todd, o saxofonista Paul Haar (EUA), que vai se apresentar ao lado dos paraenses da Amazônia Jazz Band, entre tantos outros.
Mas a reunião de músicos paraenses e de outras nacionalidades não para por aí. No encerramento do festival, o maestro holandês Jacob Slagter, conhecido pelas performances extraordinárias, vai reger a orquestra do festival formada pelos músicos convidados que vieram a Belém para apresentações e master classes.
SERVIÇO:
XXVI Festival Internacional de Música do Pará
02 a 09 de junho em Belém
- Concerto de Abertura
- 'Noite Espanhola'
- Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
- Regente: Miguel Campos Neto
- Solista: Lucas Imbiriba
Data: 02 de junho
Local : Theatro da Paz
Hora: 20h30min
Nenhum comentário:
Postar um comentário