terça-feira, 28 de maio de 2013

Calendário de participação em eventos promove crescimento do turismo no Pará

Definido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) no começo do ano, o calendário de feiras e eventos em que o destino Pará estará presente fortalece os ativos da marca “Pará – A Obra-prima da Amazônia” junto aos agentes de viagem e operadores de turismo nacionais e internacionais. Este ano, os produtos turísticos paraenses serão levados para 9 feiras nacionais e 4 internacionais, sendo que três destas já ocorreram: a Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal), Seatrade Miami (EUA) e a World Travel Market Latin America (São Paulo). A próxima delas inicia, neste domingo (02), com a homenagem do Pará no festival gastronômico Rio Bom de Mesa, no Rio de Janeiro.

Prova disso são os números que apresentam o crescimento do turismo enquanto atividade econômica no estado na comparação anual de 2012 com o ano anterior. A taxa de ocupação de hotéis aumentou de 64,2% para 67,3%, assim como o fluxo de visitantes domésticos subiu de 713.234 para 800.248 e o fluxo de visitantes internacional cresceu de 63.770 para 68.744. O que representa uma variação percentual positiva no biênio 2011/2012 de 11,8% do número de turistas no estado

De acordo com o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, o foco é atingir os operadores de turismo e seus associados. “Na maioria dos eventos que participamos, fazemos uma capacitação (apresentação multimídia do destino Pará) com a presença dos associados das operadoras que vendem a Amazônia ou tem interesse em vendê-la”, informa. Ele explica que os segmentos do Turismo de Natureza e o Turismo Cultural merecem atenção especial dado o grande interesse de comercialização que despertam no trade internacional. “Queremos inserir este roteiro sugerido no catálogo das operadoras, para que ponham em suas prateleiras de vendas para o seu consumidor final, que é o turista”, afirma.

Durante os encontros também é apresentado aos operadores o roteiro sugerido “8 dias e 7 noites”, que inclui a experiência de visitar e conhecer os atrativos turísticos das regiões Belém, Marajó e Tapajós. “Estas regiões possuem produtos mais consolidados, mais preparados para atender a demanda nacional, e especialmente, a internacional”, explica a gerente de Captação de Eventos, Ariane Mathne.

Entre as feiras nacionais que a Paratur ainda participará este ano estão o 7º Salão do Turismo e 41ª ABAV, ambas em São Paulo (SP), a Brite 2013 e a Expo Católica/Jornada Mundial da Juventude, que serão realizadas no Rio de Janeiro (RJ), além do 25º Festival do Turismo de Gramado (RS). Já no âmbito internacional, a companhia marca presença ainda no Top Resa, em Paris (França), e Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que ocorre em Buenos Aires (Argentina).

Mercados - O calendário definido pela Paratur segue as diretrizes do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo), que aponta como mercados nacionais prioritários as cidades de São Paulo, Santos, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, em São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), na Região Sudeste do país. No Centro-Oeste, Brasília, enquanto que na Região Sul, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) são os que mais se destacam.

Já na Europa a prioridade do Governo do Estado será Portugal, França, Inglaterra e Alemanha. Países escandinavos como Noruega, Suécia e Dinamarca também estão no alvo de captação de turistas ao Pará. Na América do Norte a Paratur vai buscar fluxo turístico com ações em Nova York, Los Angeles e Miami (EUA). Na América do Sul, os turistas escolhidos são de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), das Guianas e do Suriname.

Texto: Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário