quarta-feira, 17 de abril de 2013

Turismo do Pará marca presença na WTM Latin America em São Paulo

A diversidade, sustentabilidade, autenticidade e originalidade dos produtos turísticos do Pará estarão presentes na 1ª edição da World Travel Market Latin America, que acontece entre os dias 23 e 25 abril, na Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), sempre de 12h às 20h. A participação em eventos de grande porte do turismo mundial faz parte do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará.

Considerada a principal feira do setor de viagens e turismo da América Latina, a World Travel Market é um evento business-to-business (B2B) que promove a América Latina para o mundo e vice-versa. A WTMLA será realizada anualmente em São Paulo, polo de negócios do continente, e contribuirá com o volume de negócios realizados para setor de viagens e turismo, bem como para o posicionamento do continente latinoamericano como uma das regiões mais importantes do mundo, dentro do contexto econômico global. Ainda incluso na programação está o 39º Encontro Comercial Braztoa.

A delegação paraense na feira será composta por profissionais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que dividirão um estande cooperado de 25m², com objetivo de fomentar e promover o destino Pará, por meio da divulgação dos seus produtos turísticos em cinco segmentos: cultura, natureza, sol e praia, negócios e eventos. Empresários do setor e representantes de municípios paraenses também participam da ação com o objetivo de promover o destino 'Pará' no mercado nacional e internacional. Entre eles estão as empresas Belemtur, Travel In, Amazônia 21, Beloalter Hotel, Mãe Natureza Receptivo Turístico, Rumo Norte Expedições e OS Pará 2000, além de promotores oficiais de turismo de Soure e Santarém.

O calendário de feiras e eventos em que o destino Pará estará presente já foi definido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Ao todo, até o final do ano serão 9 feiras nacionais e 4 internacionais, sendo que duas destas já ocorreram: a Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal) e o Seatrade Miami (EUA). De acordo com o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, o foco é atingir os operadores de turismo e seus associados. “Fazemos uma capacitação (apresentação multimídia do destino Pará) com a presença dos associados das operadoras que vendem a Amazônia ou tem interesse em vendê-la”, informa. A capacitação ocorre na próxima quinta-feira, 25, último dia do evento, com o propósito de apresentar o destino Pará aos buyers internacionais presentes a WTM Latin America, por meio da apresentação do roteiro “8 dias e 7 noites”.

O gerente explica que os segmentos do Turismo de Natureza e o Turismo Cultural merecem atenção especial dado o grande interesse de comercialização que despertam no trade internacional. E que por conta disso, hoje, o Pará tem como seus grandes concorrentes os estados do Amazonas e Mato Grosso. O roteiro sugerido “8 dias e 7 noites” inclui a experiência de visitar e conhecer os atrativos turísticos das regiões Belém, Marajó e Tapajós. “Estas regiões possuem produtos mais consolidados, mais preparados para atender a demanda nacional, e especialmente, a internacional”, explica a gerente de Captação de Eventos, Ariane Mathne.

Entre as feiras nacionais que a Paratur participará este ano estão a World Travel Market Latin America, Braztoa, 7º Salão do Turismo e 41ª ABAV, todas em São Paulo; a Aviestur no município de Holambra (SP), a Brite 2013, o festival gastronômico Rio Bom de Mesa e a Expo Católica/Jornada Mundial da Juventude, que serão realizadas no Rio de Janeiro (RJ), além do 25º Festival do Turismo de Gramado (RS). Já no âmbito internacional, a companhia marca presença ainda no Top Resa, em Paris (França), e a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que ocorre em Buenos Aires (Argentina).

Carlos Figueira deixa clara a importância da presença da Paratur nestas feiras: “Queremos inserir este roteiro sugerido no catálogo das operadoras, para que ponham em suas prateleiras de vendas para o seu consumidor final, que é o turista”, afirma.


Texto: Israel Pegado -  GEC  Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário