O carro com traços da cultura marajoara, recebe os
último retorques do escultor da alegoria, Daniel Soave |
O Pará é aqui, ou melhor, logo ali em Ramos. A Imperatriz Leopoldinense levará o estado do Norte, com toda a sua riqueza cultural e religiosa, para a avenida, com o enredo “Pará — O muiraquitã do Brasil — sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia”.
— Passei uma semana e meia por lá, sentindo toda a essência da região. Outras escolas já tinham levado o mesmo tema para a Sapucaí. Por isso, o desafio foi seguir um caminho diferente. Resolvemos abordar o local em sua amplitude. A comida, a religião, a cultura pop e a tradicional estarão presentes — explica Cahê Rodrigues, carnavalesco estreante na escola, junto com os cenógrafos Mário Monteiro e Kaká Monteiro.
Entrando na reta final dos preparativos para o carnaval deste ano, o barracão da escola já está no ritmo animado da festa de Momo. Todos garantem que faltam apenas os últimos retoques para a Imperatriz brilhar na avenida.
— As fantasias estão recebendo os últimos retoques. Começamos os trabalhos em setembro e tivemos bastante tranquilidade para finalizar tudo — afirma Ricardo Rodrigues, chefe de costura da escola.
Cahê faz coro com a equipe e afirma que tudo está seguindo o cronograma. Ele, que, entre outros locais, esteve no Ver-o-Peso, em Belém, considerado o maior mercado ao ar livre da América Latina, absorveu um pouco do estado no local.
— Lá, senti os aromas do Pará, o que ajudou bastante na construção plástica da escola. Inclusive, teremos um carro representando o mercado — diz o carnavalesco.
Outro carro preparado para chamar a atenção é o “Pará Tecno Show”. A alegoria promete ser uma atração à parte, com os principais ícones da cultura popular paraense. Quem deve roubar a cena é a cantora Gaby Amarantos.
A atriz Cris Vianna e Gaby Amarantos |
— Gaby é a artista contemporânea mais popular do Pará e abraçou o projeto. Ela virá no alto do sexto carro, que remete aos equipamentos gigantescos usados nos shows de tecnobrega, que não perdem em nada para raves — entusiasma-se Cahê.
Outros artistas paraenses que também podem participar do desfile, segundo Cahê, são Fafá de Belém e Beto Beto Barbosa, além da Banda Calypso. A tradicional procissão do Círio de Nazaré não faltará na ode carnavalesca ao Pará.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário