Tradicional desfile das escolas de samba na Aldeia Amazônica - Foto: Divulgação |
Belém
Na capital paraense, a vasta programação de carnaval começa sábado, 2, a partir das 9h, na Praça Brasil e continua a tarde, em frente ao Pólo Joalheiro a partir das 15h30, com um cortejo que vai percorrer as ruas Cesário Alvim, Arsenal e Bernardo Sayão, com desfecho no Portal da Amazônia. A festa vai das 17h às 21h, com atrações como Carimbó de Raiz Japiim e dançarinos, Show da Escola de Samba “Rancho Não Posso Me Amofiná”, trio elétricos e bandas.
A programação segue com carnaval de rua em vários bairros da cidade, na Ilha de Outeiro, Distrito de Mosqueiro, Icoaraci, Cotijuba e Barcarena.
Na Aldeia Amazônica, David Miguel terá o tradicional desfiles de escolas de samba, de 6 a 11 de fevereiro, que vão disputar o título de carnaval belenense.
Vigia
O carnaval de Vigia começa sexta-feira, 8 e vai até terça-feira, 12, e espera receber cerca de 500 mil foliões para pular o carnaval que terá todos os dias no Palco Cultural da cidade apresentações de banda locais com marchinhas de carnaval, pagode e tecnobrega.
Outras atrações para todos os dias de folia são bandas, escola de samba, micaretas e blocos de rua. O bloco ‘Os mascarados’ se apresentam na sexta-feira, 8, sábado e domingo tem desfile de escolas de samba, blocos e micaretas. Na segunda-feira 11, ocorre a apresentação dos blocos mais procurados pelos foliões: As Vigienses’ ( homens de se vestem de mulher), Os ‘Cabraçudos’ (mulheres se vestem de homem) e a o polêmico bloco ‘Gaiola das Loucas’. O carnaval encerra na terça-feira, 12, com blocos e micaretas e arrastões de rua.
São Caetano de Odivelas
O município de São Caetano de Odivelas, conhecido como a ‘Terra do caranguejo’ espera cerca de 50 mil pessoas para brincar o carnaval na cidade. Os cinco dias de folia contarão com bandas de fanfarras, micaretas e o tradicional ‘ Arrastão dos Bois de Mascarás’ vai ser no domingo e na terça-feira de carnaval.
Bragança
‘Máscaras e Fantasias abram alas para os 400 anos de Folia’: esse é o tema do carnaval de Bragança que promete arrastar cerca de 100 mil foliões, entre paraenses e turistas de outros estados, nos dias 8 a 12 de fevereiro, para uma das maiores manifestações culturais e artísticas do estado.
A programação está confirmada para acontecer no Largo de São Bendito, Estação Cultural Armando Bordalo, Avenida Nazareno Ferreira e na Praia de Ajuruteua, nos dias 8 a 12 de fevereiro. A festa conta com a apresentação de Bandas de fanfarras, marchinhas, arrastão, concurso de Rei Momo e Musa Gay do Carnaval, além da apresentação dos cantores e compositores paraenses Arthur Espíndola e Eloi Iglesias.
Região do Salgado
Na região do Salgado, mais conhecido como Amazônia Atlântica, os foliões podem aproveitar e pular o carnaval nos municípios de Colares, Tomé-Açu, São João de Pirabas, Mãe do Rio e Maracanã, com desfile de blocos de fanfarra.
Curuçá
Bloco "Pretinhos do Mangue", tradicional manifestação carnavalesca do município de Curuçá, nordeste do Estado FOTO: CRISTINO MARTINS/AG. PARÁ |
Curuçá espera receber cerca de 50 mil brincantes para se divertirem no carnaval mais ecológico do Brasil, que além de diversão promove a consciência de preservação ao meio ambiente.
O carnaval de Curuçá começou no último sábado, 26, onde o ‘Carnatur ‘ fez uma grande festa convidando turistas para participarem do carnaval. No domingo, 27, teve a apresentação do Bloco ‘Curral do Piça’ que arrastou cerca de 6 mil pessoas.
Neste fim de semana, a festa continua com o Carnaval das Crianças, no sábado,2, e domingo, 3, o ‘ Bloco arrastão do Piça’, que promete não deixar ninguém parado.
A abertura oficial do carnaval será no dia 8 de fevereiro, na Praça Castro Alves, a partir das 19h e a festa só termina na quarta-feira ,13, onde mais de trinta blocos prometem embalar os dias de festa.
A maior atração é para o bloco ecológico ‘Pretinhos do Mangue’ , que já existe há 24 anos no município, considerado Patrimônio Cultural do Estado do Pará e do Município de Curuçá. A preservação do caranguejo, maior fonte de subsistência da região, recebe homenagem de milhares de foliões que dispensam as fantasias para se lambuzarem de lama preta do mangue conhecida como ‘tijuco’ onde seguem atrás de um caranguejo gigante. O bloco se apresenta nos dias 10 e 12, com concentração em frente ao mangue, sempre a partir das 16h.
E para os foliões que estão se despedindo do carnaval, na quarta-feira,13, tem um grande arrastão pela cidade com o ‘Bloco dos Ilhados’, criado por foliões que gastaram todo dinheiro no carnaval e precisam vender seus pertences para voltar pra casa.
Cametá
O carnaval de Cametá e estima receber para este ano, cerca de 100 mil turistas vindos de várias cidades do Brasil e do exterior. A festa de Momo começa dia 8 e termina somente na quinta-feira, 14. A programação do carnaval será na Praça da Cultura e na Praia da Aldeia, sempre a partir das 17h.
,A diversão fica por conta de bandas de fanfarras, escolas de samba, micaretas, blocos, marchinhas de carnaval, Fofós (arrastão feito por foliões sujos de amido de milho), trios elétricos embalados pelo som da Axé Music e o Tecnobrega, que fazem do carnaval de Cametá uma das mais tradicionais manifestações culturais do Estado.
Colares
O município prepara um grande carnaval amazônico ufológico na segunda-feira, 11. Um dos blocos a se apresentar é o ‘Bloco do ET’ que faz apologia às aparições de ovinis (objetos não identificados) no céu do município, onde um grande E.T de três metros irá puxar os foliões ao som de marchinhas de carnaval, samba e carimbó.
Santarém
Em Santarém, os foliões podem curtir o ‘Carna-Alter’, na vila de Alter do Chão, que começou neste domingo 27, e encerrará no dia 12 de fevereiro. A programação de carnaval acontece na praça do Sairé e conta com bandas, trios elétricos, desfile de blocos e batalha de confetes que prometem muita animação aos brincantes.
Ilha do Marajó
Quem quer passar o carnaval perto da natureza pode optar pelo município de Portel, no Marajó. O Carnaportel promete reunir milhares de brincantes nos dias 9 a 13 de fevereiro, na orla da Praia do Arucará e arrastão com os tradicionais blocos de ruas. Na quarta feira, 13, o evento encerra com o tradicional "Bloco do Porco", onde todos os foliões se sujam de lama.
Apoio Governamental: As festas de carnaval conta com a presença do Governo do Estado através de diversas secretarias, como a Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Direitos Humanos, onde trabalhará com campanhas de conscientização, como a que combate a exploração do trabalho infantil, pedofilia, distribuição de preservativos, adesivos educativos, trabalho ambiental e de reciclagem de lixo.
Texto: Tâmara Monteiro e Aine Busman GEC - Paratur
Texto: Tâmara Monteiro e Aine Busman GEC - Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário