A Gerência de Tecnologia e Inovação da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) apresentou no começo deste ano as novidades relacionadas ao Walking Tour Cidade Velha, aplicativo para dispositivos móveis que tem a função de facilitar o passeio de turistas em Belém. Em 2013 os visitantes estrangeiros ganharam mais uma facilidade, a inclusão do idioma inglês no áudio e textos da ferramenta e a disponibilidade de “baixar” no Google Play, que é o ambiente oficial para download de aplicativos da plataforma Android.
Anderson Góes, gerente de tecnologia e inovação da Prodepa comentou as novas vantagens e destacou a importância do órgão desenvolver tecnologia para dispositivos móveis. “Depois que lançamos o aplicativo continuamos trabalhando as modificações. É o começo do desenvolvimento de conteúdo para a plataforma móvel. A partir do Walking Tour Cidade Velha a Prodepa deu o primeiro passo e já tem tecnologia para criar novos aplicativos para smart phones e tablets”, disse.
As novas funções atendem ao público crescente de turistas estrangeiros que chegam à capital paraense. Segundo dados da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), parceira no desenvolvimento do aplicativo, apenas no segmento de cruzeiros estrangeiros, Belém receberá, até maio de 2013, 23 navios. Além do aplicativo disponibilizar as informações em inglês, o visitante pode fazer o download antes de chegar a cidade e assim programar suas visitas com antecedência.
O Walking Tour Mobile permitirá ao usuário conhecer 18 pontos históricos localizados no bairro da Cidade Velha: Forte do Castelo; Feira do Açaí; Casa das 11 Janelas; Museu de Artes Sacras; Praça Frei Caetano Brandão; Catedral da Sé; Sede Náutica do Clube do Remo; Rua Siqueira Mendes; Casa Rosada; Fábrica do Guaraná Soberano; Praça e Igreja do Carmo; rua Joaquim Távora; Largo e Igreja de São João; rua Tomázia Perdigão; Palácio do Governo; Prefeitura (onde também funciona o Museu de Arte de Belém); praça Dom Pedro II; Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Praça do Relógio.
O turista tem a opção de fazer dois tipos de visitas. A primeira é clicando no ícone Tour Lista, onde os pontos turísticos sugeridos estão organizados em uma sequência pré-determinada por números. Este roteiro foi criado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), que é também responsável pelos dados disponíveis sobre os pontos turísticos. A segunda é por meio do GPS, onde o visitante pode fazer o passeio conforme sua disponibilidade de tempo e interesse. O aplicativo ainda reúne informação sobre os locais indicados, que podem ser acessados via leitura ou áudio.
Texto:
Julia Garcia - Secom
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário