|
Vista da orla de Bragança |
Fazendo parte das ações do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, implantado em 2011 pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) realizou entre os dias 26 a 29 de dezembro de 2012, uma viagem de familiarização (Famtur) destinada a agentes de viagens e empreendedores, tendo como destino o município de Brangança, na região turística da Amazônia Atlântica, nordeste Paraense. O objetivo da viagem foi apresentar o destino turístico aos agentes com o intuito de introduzir no mercado pacotes destinados ao local, além de incentivar empreendedores a comercializar o que é produzido no município.
Um dos motivos da visita foi a realização da Festa da Marujada, evento cultural tradicional do município, que acontece há mais de 200 anos, realizado pela Irmandade do Glorioso São Benedito, em homenagem ao padroeiro da cidade. O Fantur reuniu representantes da Vale Verde Turismo; da Gecos, integrante do Grupo Flytur, que começa a operar no Pará; e da Lecytur, que este ano já levou a Bragança um grupo com 20 turistas para a Festa da Marujada. Além dos agentes, foram convidados também empresários, especialmente da gastronomia, com interesse em fechar negócios com os produtores de Bragança, como foi o caso das empresas Point do Açaí e os restaurantes Saudosa Maloca e Divina Comida.
Os representantes das agências puderam conhecer a estrutura dos meios de hospedagem, alimentação, transporte e atrativos do município e os empresários visitaram restaurantes para conhecer a gastronomia visando a possibilidade de intercâmbios entre estabelecimentos.
De acordo com Álvaro do Espírito Santo, secretário Adjunto de Estado de Turismo do Pará, que acompanhou a visita, juntamente com os técnicos da Setur, o “Famtur é uma ótima oportunidade para que a cidade e o evento em si seja melhor visualizado. Tenho certeza de que os que acompanharam essa viagem saem daqui com ótimas perspectivas e a cidade e o Estado também só têm a ganhar com isso, afinal, a atividade turística é fator de desenvolvimento e qualidade de vida”, explicou.
Natasha Penna, turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo de Bragança explica que o turismo está entre as três atividades econômicas mais importantes do município, com atrativos de cultura e natureza e também de sol e praia. “Bragança é riquíssima em história, cultura e atrativos naturais e tudo isso chama a atenção dos visitantes. Nossa intenção é fazer com que não apenas a Marujada possa ser divulgada, mas aumentar a demanda turística ao longo de todo o ano nas demais modalidades além da cultura”, informou Natasha.
A primeira parte da viagem incluiu a participação na Festa da Marujada, acompanhando os eventos que ocorrem na cidade, como a grandiosa procissão que acontece todos os anos no dia 26 de dezembro, reunindo cerca de 200 mil pessoas pelas ruas de Brangança, em uma tradição que já dura 214 anos. O Famtur continuou com a visita aos pontos turísticos do município, como a centenária catedral, os museus da Marujada e de Arte Sacra de Bragança e o Mirante de São Benedito, nas imediações da cidade.
Como parte da visita, os integrantes do Famtur também visitaram a casa de uma das marujas de São Benedito que fabrica os graciosos chapéus que fazem parte da indumentária da festa. Dona Tereza Rodrigues explicou as etapas da fabricação das peças, que incluem tradicionalmente as flores feitas penas de patos brancos e fitas coloridas. “É um trabalho que exige muita paciência. Aqui eu produzo, no mínimo 10 trajes completos de marujos ou marujas, que fazem parte de uma promessa feita por uma graça alcançada por intercessão de São Benedito. Os demais são de pessoas que me procuram, já que são poucas as que ainda fazem esse tipo de trabalho. O resultado a gente vê no colorido das ruas durante a festa”, explicou Dona Tereza. De lá a visita seguiu com um passeio de barco que apresentou as belezas do Rio Caeté e a orla de Bragança, com direito a um belo pôr-do-sol.
A visita também incluiu algumas comunidades na região rural do município, onde além de conhecer, o objetivo também foi fechar parcerias comerciais, como foi o caso de Nazareno Alves, da empresa Point do Açaí. A empresa agora passará a vender a famosa “farinha de Bragança”, conhecida pela qualidade e sabor. O produto deve agregar valor ao açaí que é comercializado em Belém. A primeira leva de farinha foi negociada já durante o Famtur e o empresário cogitou a possibilidade de começar a exportar para outros estados e países, a exemplo do que já é feito com o açaí.
|
Senhor Nazareno Alves, do Point do Açaí levou uma
pequena mostra da farinha de Bragança, depois
de fechar negócio com o Senhor Benedito Silva |
O senhor Benedito Batista da Silva disse estar feliz com o início da parceria para comercialização do produto. Ele explica que já levou a farinha de Bragança para uma espécie de competição na Bahia, onde foi eleita como a melhor do mundo. Seu Benedito acredita que com iniciativas como esta o produto pode ser melhor divulgado, trazendo benefícios para os produtores da região. “Estamos sempre trabalhando para a melhoria da qualidade do nosso trabalho aqui em Bragança. Nosso objetivo é poder atender cada vez melhor das demandas que são solicitadas. Agradeço à Secretaria de Turismo por possibilitar essa parceria”, disse.
Os participantes do Famtur também puderam conhecer outras localidades como Fazendinha, onde boa parte dos moradores sobrevive da produção de peças de cerâmica em diversas olarias. Na localidade de Vila-que-Era, às margens do Rio Caeté, que marca o início da ocupação do território do município, os participantes puderam visitar outras olarias onde são produzidos utensílios domésticos em cerâmica, como panelas e travessas. Dona Maria de Nazaré Silva explicou que a atividade vem sendo repassada de geração em geração. “Eu aprendi com minha mãe, que aprendeu com a mãe dela, e repassei agora para o meu filho. É dessa atividade que nós vivemos e muita gente vem aqui para procurar nossos produtos. A matéria prima é da própria natureza e fazemos de tudo para também preservar”. Na vila, que em 2013 completa 400 anos de existência, o tempo parece ter parado e convida a um gostoso passeio pelas suas ruas de terra e um banho de igarapé.
|
Casa grande do Hotel Fazenda Vitória |
A última parte da visita seguiu pelo Hotel Fazenda Vitória, já no território do Município de Tracuateua, vizinho a Bragança. O local, construído no século XIX abriga a arquitetura marcante da época aliada a novas construções que dão um charme todo especial ao local. De lá, a viagem seguiu para a praia de Ajuruteua, distante cerca de 15km de Bragança e depois para o balneário Toca da Amizade, finalizando a visita com uma avaliação positiva dos participantes.
Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR e Coordenador de Políticas Públicas da Secretaria ressaltou o sucesso da viagem e as possibilidades proporcionadas e agradeceu aos participantes do Famtur. “Alcançamos nosso objetivo de integrar o trade e os demais envolvidos na cadeia produtiva do turismo. É o prosseguimento do cumprimento das metas do Ver-o-Pará, que propõe o desenvolvimento do estado por meio do turismo no Pará, já que o Estado tem muito a oferecer e o melhor disso tudo é o desenvolvimento da nossa população”, afirmou.
|
Mirante de São Benedito |
Incubadora de eventos – A visita a Bragança também objetivou a realização de um estudo por parte dos técnicos da SETUR para que sejam apresentadas melhorias na realização da Festa da Marujada. O evento está elencado no Projeto Incubadora de Eventos, que faz parte das ações do Ver-o-Pará. Além da Marujada, a Incubadora inclui também o Sairé, no município de Santarém; A Paixão de Cristo, em Barcarena; o Boi Tinga e o Festival do Caranguejo, em São Caetano de Odivelas; O Círio de Santo Antônio, em Oriximiná e o Fetsival do Carimbó de Marapanim.
O Projeto já começou a ser implantado em Bragança com a inauguração, no dia 18 de dezembro de 2012, início da Festa da Marujada, da iluminação monumental da igreja de São Benedito, na orla da cidade, berço da grande festa do padroeiro de Bragança. A iluminação foi idealizada pela light designer Lúcia Chedieck, que é natural do município, mas atualmente reside em São Paulo.
"Após uma criteriosa análise, selecionamos alguns eventos emblemáticos no Pará, a exemplo da Marujada de Bragança, para trabalharmos no sentido de dar a esses eventos melhor performance quanto ao design, planejamento e operacionalização dos eventos de maneira a preparar melhor os destinos para a atividade turística”, explica Álvaro do Espírito Santo. “A Marujada é o projeto piloto da Incubadora que visa a comemoração, em 2013, dos 400 anos de Bragança, que deve acontecer com uma grande festa onde a SETUR e também a Companhia Praense de Turismo (Paratur) terão uma grande parcela de contribuição”, conclui.
|
Peixe com caranguejo, prato típico da culinária bragantina |
Oficina gastronômica – Durante a visita já começou a ser planejada também uma oficina de gastronomia que deve repassar conhecimentos de grandes culinaristas locais a outros empreendedores do município, reunindo os atrativos da gastronomia bragantina, além de noções de qualidade no atendimento. A oficina deve acontecer em um dos mais conhecidos restaurantes da cidade, na orla do Rio Caeté, possivelmente já na segunda quinzena de janeiro, encerrando com a apresentação ao público da produção da oficina.
Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da PARATUR
Registro fotográfico dos melhores momentos do Famtur
|
Visitantes conhecem o Museu da Marujada |
|
Catedral de Bragança |
|
Panelas de barro de Vila-que-era |
|
Aprendendo sobre os chapéus das marujas |
|
Produção de cerâmica em Fazendinha |
|
Vistta panorâmica do Rio Caeté, do mirante da Catedral |
|
Visitantes conhecem o Memorial de Dom Elizeu |
|
Hotel Fazenda Vitória |
|
Detalhes do Hotel Fazenda Vitória |
|
Vila dos Martins no Hotel Fazenda Vitória |
|
Restaurante do Hotel Fazenda vitória |
|
Vista do Restaurante |
|
Imagem do Museu de Arte Sacra de Bragança |
|
São Benedito visto do Rio Caeté |
|
Igreja de São Benedito |
|
Vista da orla de Bragança |
|
Vista da orla de Bragança |
|
Vista da orla de Bragança |
|
Interior da Catedral |
|
Interior da Catedral |
|
Museu de Arte Sacra de Bragança |
|
Imagem de São Benedito com Jesus |
|
Vista da rádio Educadora e a Cúria de Bragança |
|
Equipe que decorou o andor de São Benedito |
|
Vista de Bragança a partir do mirante |
|
Escadaria do mirante |
|
Relíquia atribuída a um pedaço da cruz de Cristo.
O artefato está na base do cruzeiro em frente à Catedral |
|
Pé da imagem de São Benedito do mirante |
|
Igrejinha de Vila-que-era |
|
Marujas caminham em frente ao Instituto Santa Teresinha |
|
Produção da famosa farinha de Bragança |
Nenhum comentário:
Postar um comentário