terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Receptivo apresenta a turistas estrangeiros a cultura do Pará


Os turistas desembarcaram no píer da Estação das Docas
vindos da Inglaterra, e receberam atenção especial.
Belém está na rota dos cruzeiros internacionais. Cerca de 600 turistas vindos da Inglaterra aportaram na capital paraense na tarde desta segunda-feira (21), no píer da Estação das Docas, e foram recepcionados com faixas, sachês perfumados com cheiro do Pará, cartão postal da cidade e a apresentação de danças folclóricas. As boas vindas fazem parte de um projeto da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) destinado a despertar nos visitantes mais interesse em conhecer a cidade.
Este novo segmento de turismo em Belém vem acontecendo com certa frequência. Ao final da temporada de cruzeiros, que vai de outubro de 2012 a maio de 2013, terão passado por Belém 23 navios, e outros 45 por Santarém. Para Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, os cruzeiros são um importante segmento turístico que ainda não eram explorados, e que precisavam de uma atenção diferenciada.

Postais e sachês perfumados com essências da Amazônia
estavam entre os brindes ofertados aos quase 600 turistas
que chegaram a Belém.
“Os navios trazem muitos turistas de uma única vez. Por mais que eles passem apenas algumas horas ou um dia, isso injeta muitos recursos na nossa economia, através da alimentação, souvenirs e passeios. Com esse receptivo pretendemos mostrar aos turistas o quanto eles são bem vindos em Belém, e motivar o boca a boca, para que outras pessoas tenham vontade de viajar para cá”, informou Carlos Figueira.

A música e as danças típicas do Pará mostram aos
 turistas elementos importantes da cultura regional




Música e alegria - A partir de 2013 os receptivos realizados pela Paratur, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Organização Social Pará 2000 (que gerencia a Estação das Docas), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e  a empresa Valeverde Turismo, acontecem para todos os cruzeiros que chegam a Belém. A novidade agradou o músico Serge Mustafa, que se encantou com o som do carimbó. “É muito bom desembarcar do cruzeiro e ser recebido com presentes e música, mas o que mais me agradou foi o sorriso das pessoas que nos recepcionaram. É a primeira vez que venho ao Pará, e vou levar comigo esses sorrisos”, declarou o turista.

Apesar de ser uma ação voltada para os turistas do cruzeiro, o receptivo criado pela Paratur também agradou as pessoas que visitavam a Estação das Docas no momento da chegada do navio. A carioca Neide Hanan, que veio pela primeira vez para a Região Norte, disse que aprendeu um pouco da cultura paraense com a apresentação do grupo folclórico, e parabenizou a ação da Paratur.

Neide Nahan, turista carioca que estava na Estação das Docas, 
disse que o receptivo ajuda a mudar a maneira de ver a Amazônia. 
“O Pará na moda, e eu fiquei muito feliz de poder conhecer essa cidade, que me encantou pelas pessoas, pela culinária, pela arquitetura de influência francesa, e pela música. Durante a apresentação das danças a gente vai conhecendo um pouco das influências culturais de Belém. Também acho importante que isso seja mostrado aos estrangeiros, que sempre têm um olhar um pouco exagerado sobre o Brasil, achando que a Amazônia é mais selvagem que urbana”, destacou.  

Texto: Dani Filgueiras - Secom 
Fotos: Sidney Oliveira e Carlos Sodré/Ag. Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário