segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Prêmio de poesia celebra o aniversário de Belém


Belém, a cidade das Mangueiras, comemorou no sábado, dia 12 de janeiro, 397 anos de existência. Serão muitos os eventos, atrações e comemorações para celebrar o aniversário da cidade. É fato conhecido que, além de suas belezas naturais e arquitetônicas, nossa cidade é um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro, graças as suas mais diversas manifestações artístico-culturais, dos populares folguedos e ritmos folclóricos, até as mais refinadas expressões da arte contemporânea. Dentre essas manifestações, a literatura tem um lugar de destaque, contribuindo de forma intensa para fazer de Belém a capital cultural da Amazônia.
Muitos são os nomes que contribuíram para projetar os nomes de Belém e do Pará na cena literária nacional e internacional. Entre os pioneiros podemos citar figuras da envergadura intelectual de Inglês de Souza e Dalcídio Jurandir, dois romancistas considerados monstros sagrados da literatura brasileira, chegando ao nível de receber elogios efusivos do imortal Jorge Amado. Outro literato de destaque é o filosofo Benedito Nunes, considerado um dos mais geniais filósofo e crítico literário da América Latina, com uma obra de repercussão internacional. Porém é na arte poética que Belém transborda um verdadeiro manancial de poetas incrivelmente importantes.


Aqui podemos citar os clássicos Bruno de Menezes, Ruy Barata, Max Martins, Paulo Plínio Abreu, Mário Faustino, Silvia Helena Tocantins, Olga Savary, Eneida de Moraes, João de Jesus Paes Loureiro. Numa geração posterior são importantes artistas como Vicente Cecim, Antônio Moura e Juraci Siqueira. E não podemos esquecer os jovens poetas contemporâneos, que muito vem fazendo para honrar o nome de nossa cidade, entre eles Marcílio Costa, Josete Lassance, Pedro Vianna e Paulo Vieira. Dentre tantos outros que fazem da poesia uma arte que valoriza a alma e existência do homem amazônida.
 E para celebrar essa data tão especial, o Instituto Cultural Amazônia Brasil e a produtora A Senda, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém através da Lei Tó Teixeira, com patrocínio do Colégio Universo, lança o Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará 2013. Uma iniciativa que objetiva premiar livros inéditos na categoria poesia, destinados ao público adulto, escritos em língua portuguesa, por autores paraenses ou residentes no estado do Pará. O vencedor terá sua obra publicada com tiragem inicial de 1000 exemplares, além do prêmio de R$ 3.000.
Os interessados podem inscrever suas obras exclusivamente através do site www.poesiabelemgraopara. wordpress.com, ou através do site do Instituto http://www.institutoamazoniabrasil.com/,  até o dia 12 de março do corrente. O resultado e a cerimônia de premiação acontecerão em junho. Site: http://poesiagraopara.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário