quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Parceria entre SETUR, PARATUR, INFRAERO e CCBEU oferecerá qualificação com curso de inglês


Participantes do curso e representantes das entidades
Na noite da última terça-feira (4), no auditório do Aeroporto Internacional de Val-de-Cãns, em Belém, foi realizada a assinatura do contrato referente ao convênio entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), com apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), para prestação de serviços de ensino de inglês a integrantes da Cooperativa de Taxistas do Aeroporto e colaboradores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O curso faz parte do Programa de Qualificação do Turismo no Pará (PEQTur/PA), dentro do Projeto “Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem”, que tem como premissa básica implementar ações de qualificação profissional, contribuindo para tornar o destino Pará referência em qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos turísticos.

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença de representantes das instituições envolvidas e alunos que participarão do curso. De acordo com o presidente da Cooperativa de Taxistas do Aeroporto, senhor José Carlos, este era um pedido antigo da categoria para que os profissionais pudessem atender melhor quem chega a Belém. Ele agradeceu pela iniciativa e também pediu empenho dos que devem participar do curso.

Jocélio Carneiro, gerente de operações da INFRAERO, parabenizou a SETUR e a PARATUR pela iniciativa que classificou como de “vital importância para a atividade turística, já que os colaboradores da INFRAERO e os taxistas são as pessoas com quem os visitantes têm o primeiro contato ao chegar”, informou.

O curso deve ter início já no próximo dia 10 e segue até fevereiro de 2013, com aulas três vezes durante a semana, nas dependências do próprio aeroporto. Devem ser qualificadas no total 30 pessoas, entre taxistas e colaboradores da INFRAERO. O vice-presidente do CCBEU, Dilermando Cabral, afirmou que a parceria deve trazer bons frutos. “Esta iniciativa inédita deve melhorar o receptivo do estado, fazendo com que as pessoas sintam-se mais à vontade em poder se comunicar com quem as acolhe”, informou.

Socorro Costa, Presidente da PARATUR
Socorro Costa, presidente da PARATUR, falou do empenho do Governo do Estado em prol de fortalecer ainda mais a atividade turística, com a criação de ações e articulação de políticas públicas como a criação do Sistema de Gestão do Turismo. “Agora estamos mais fortes e por isso hoje é possível chegar até vocês a qualificação necessária para que possam desenvolver cada vez melhor suas atividades. Isso é só o começo, na certeza de que o melhor ainda está por vir”, afirmou. E continuou informando que “o Pará deve chegar à marca de 1 milhão de turistas até o final de 2012, que representam mais de R$ 410 milhões na economia do estado, em toda a cadeia produtiva do turismo, que abrange mais de 50 categorias, dentre os quais estão também os taxistas. Daí então a necessidade das ações do PEQTUR como esta”, enfatizou.

Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR
Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR, lembrou que os taxistas são uma grande referência das cidades, já que recebem e encaminham os que chegam nos terminais de passageiros. De acordo com ele, já se estuda a possibilidade de ampliação do projeto, levando a outros portões de entrada de visitantes, como portos e terminal rodoviário, capacitando não apenas em idiomas, mas em outras esferas de conhecimento. “Acolhemos diversaa demandas levantadas pelo Fórum de Desenvolvimento de Turismo do Pará (FOMENTUR) e estamos buscando meios para atender, especialmente com importantes parcerias como esta com o CCBEU, uma das mais conceituadas escolas de idiomas do estado, com mais de 50 anos de tradição”, concluiu.

Dilermano Nunes (CCBEU), Socorro Costa (Presidente da Paratur),
Álvaro do Espírito Santo (Titular Adjunto da SETUR), Jocélio Carneiro
(Gerente de Op. da INFRAERO) e Antônio Carlos
(Pres. da COOPERTAXI Aeroporto)
PEQTUR-PA - O investimento total para realização do projeto é de R$ 7.902,00 (sete mil novecentos e dois reais). Este ano já foram qualificados aproximadamente 1.200 pessoas em 19 municípios do Estado. Estão sendo executados 21 tipos de cursos, entre Inglês Instrumental para o turismo, cozinha regional, formatação e comercialização de produtos turísticos, condutor local de turismo, garçom, barman, camareira, condutor de pesca esportiva, atendimento ao cliente, entre outros. A meta da etapa de 2012 do PEQTUR-PA, que será executada até o dia 30 de março de 2013, é qualificar 2.480 pessoas.

Entre os parceiros que atuam na execução das atividades do PEQTUR-PA, estão o Instituto Vitória Régia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH), Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (Abradesa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Escola de Governo do Pará (EGPA).


Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur.

Um comentário:

  1. É isso ai, vejo que cada estado esta fazenmdo sua parte para se preparar para os eventos que sediaremos.

    Parabéns.

    Voo Fácil Taxi Aereo

    ResponderExcluir