Participantes do curso e representantes das entidades |
Na noite da última terça-feira (4), no auditório do Aeroporto Internacional de Val-de-Cãns, em Belém, foi realizada a assinatura do contrato referente ao convênio entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), com apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), para prestação de serviços de ensino de inglês a integrantes da Cooperativa de Taxistas do Aeroporto e colaboradores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O curso faz parte do Programa de Qualificação do Turismo no Pará (PEQTur/PA), dentro do Projeto “Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem”, que tem como premissa básica implementar ações de qualificação profissional, contribuindo para tornar o destino Pará referência em qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos turísticos.
A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença de representantes das instituições envolvidas e alunos que participarão do curso. De acordo com o presidente da Cooperativa de Taxistas do Aeroporto, senhor José Carlos, este era um pedido antigo da categoria para que os profissionais pudessem atender melhor quem chega a Belém. Ele agradeceu pela iniciativa e também pediu empenho dos que devem participar do curso.
Jocélio Carneiro, gerente de operações da INFRAERO, parabenizou a SETUR e a PARATUR pela iniciativa que classificou como de “vital importância para a atividade turística, já que os colaboradores da INFRAERO e os taxistas são as pessoas com quem os visitantes têm o primeiro contato ao chegar”, informou.
O curso deve ter início já no próximo dia 10 e segue até fevereiro de 2013, com aulas três vezes durante a semana, nas dependências do próprio aeroporto. Devem ser qualificadas no total 30 pessoas, entre taxistas e colaboradores da INFRAERO. O vice-presidente do CCBEU, Dilermando Cabral, afirmou que a parceria deve trazer bons frutos. “Esta iniciativa inédita deve melhorar o receptivo do estado, fazendo com que as pessoas sintam-se mais à vontade em poder se comunicar com quem as acolhe”, informou.
Socorro Costa, Presidente da PARATUR |
Socorro Costa, presidente da PARATUR, falou do empenho do Governo do Estado em prol de fortalecer ainda mais a atividade turística, com a criação de ações e articulação de políticas públicas como a criação do Sistema de Gestão do Turismo. “Agora estamos mais fortes e por isso hoje é possível chegar até vocês a qualificação necessária para que possam desenvolver cada vez melhor suas atividades. Isso é só o começo, na certeza de que o melhor ainda está por vir”, afirmou. E continuou informando que “o Pará deve chegar à marca de 1 milhão de turistas até o final de 2012, que representam mais de R$ 410 milhões na economia do estado, em toda a cadeia produtiva do turismo, que abrange mais de 50 categorias, dentre os quais estão também os taxistas. Daí então a necessidade das ações do PEQTUR como esta”, enfatizou.
Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR |
Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR, lembrou que os taxistas são uma grande referência das cidades, já que recebem e encaminham os que chegam nos terminais de passageiros. De acordo com ele, já se estuda a possibilidade de ampliação do projeto, levando a outros portões de entrada de visitantes, como portos e terminal rodoviário, capacitando não apenas em idiomas, mas em outras esferas de conhecimento. “Acolhemos diversaa demandas levantadas pelo Fórum de Desenvolvimento de Turismo do Pará (FOMENTUR) e estamos buscando meios para atender, especialmente com importantes parcerias como esta com o CCBEU, uma das mais conceituadas escolas de idiomas do estado, com mais de 50 anos de tradição”, concluiu.
PEQTUR-PA - O investimento total para realização do projeto é de R$ 7.902,00 (sete mil novecentos e dois reais). Este ano já foram qualificados aproximadamente 1.200 pessoas em 19 municípios do Estado. Estão sendo executados 21 tipos de cursos, entre Inglês Instrumental para o turismo, cozinha regional, formatação e comercialização de produtos turísticos, condutor local de turismo, garçom, barman, camareira, condutor de pesca esportiva, atendimento ao cliente, entre outros. A meta da etapa de 2012 do PEQTUR-PA, que será executada até o dia 30 de março de 2013, é qualificar 2.480 pessoas.
Entre os parceiros que atuam na execução das atividades do PEQTUR-PA, estão o Instituto Vitória Régia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH), Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (Abradesa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Escola de Governo do Pará (EGPA).
Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur.
Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur.
É isso ai, vejo que cada estado esta fazenmdo sua parte para se preparar para os eventos que sediaremos.
ResponderExcluirParabéns.
Voo Fácil Taxi Aereo