quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pacto pelo turismo é firmado em Mosqueiro


Na última terça-feira (09), em uma reunião no distrito de Mosqueiro onde estavam presentes representantes do trade e entidades ligadas ao turismo, da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), da Companhia Paraense de Turismo (PARTUR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) e outros convidados, foram apresentadas e debatidas estratégias de desenvolvimento da atividade turística da ilha, denominada “Pacto por Mosqueiro – Turismo Forte”.

Professor Eduardo Brandão apresentou plano de desenvolvimento
Antônio Bentes de Menezes, presidente da Associação Pró Tursmo de Mosqueiro, falou da atuação da entidade fundada em 2003, reunindo empresários e moradores. Ele lembrou que a associação tem trabalhado desde a sua fundação na promoção de eventos e atividades que divulgam o distrito e promovem a integração. “Ao longo do tempo em que a associação existe temos trabalhado no planejamento, conscientização e capacitação, articulados com outras entidades pelo resgate de valores históricos e promovendo o desenvolvimento de Mosqueiro”, informa.

Antônio Bentes de Menezes, presidente da
Associação Pró Tursmo de Mosqueiro
Em nome da associação, o Professor Eduardo Brandão, morador de Mosqueiro e integrante da entidade, apresentou o “Plano Estratégico de Gestão Integrada do Turismo”, que elenca 20 propostas de ação a serem desenvolvidas, dentre estas tendo 8 como prioritárias  para o favorecimento da atividade turística. Ele apresentou também um relato histórico que retratou os tempos áureos do distrito na época da Belle Époque em Belém. “Mosqueiro viveu um período de prosperidade com a sua descoberta como local de veraneio. Agora, cem anos depois, nossa proposta é fazer com que mais uma vez a ilha viva períodos de prosperidade e não ficar somente no saudosismo.”

Entre as entidades representadas estava também o Conselho de Segurança e Cidadania de Mosqueiro (CONSEG). Para o presidente da entidade, Orlando Márcio d Carmo, a agenda positiva é um sinal da disponibilidade dos parceiros em trabalhar em prol da ilha. “Estamos aqui para propor ações para desenvolver a que é considerada ‘menina dos olhos’ da região turística Belém. Precisamos fazer com que Mosqueiro possa ser reconhecido lá fora assim como são o Marajó e Santarém quando se trata do destino Pará”, enfatizou o presidente.

Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR
Carlos Figueira, gerente de promoção de eventos da PARATUR, lembrou que a criação do Sistema de Gestão do Turismo pelo Governo do Estado, em 2011, que instituiu também a SETUR, mostrou a preocupação com o desenvolvimento do turismo no Pará como fator de desenvolvimento sócio-econômico do estado. Ele também informou sobre a participação da PARATUR em feiras e eventos de âmbito nacional e internacional, “como foi o caso recentemente da Feira de Turismo das Américas, ocorrida em gramado (RS), no mês de novembro, onde o Pará foi apresentado e, fazendo parte dele, a ilha de Mosqueiro”, disse. 

As propostas apresentadas foram avaliadas  e eleitas 11 consideradas como prioritárias. De acordo com Álvaro do Espírito Santo, titular Adjunto da SETUR e coordenador d políticas públicas da Secretaria, “as ações precisam de uma avaliação mais minuciosa para determinações mais precisas. Boa parte das propostas apresentadas exigem articulações institucionais com outros parceiros, que juntos podem atuar de forma efetiva pelo desenvolvimento de Mosqueiro”, informou Álvaro. Dentre as ações prioritárias está a formatação e comercialização do destino Mosqueiro, A criação de um selo de qualidade e certificação para os empreendimentos na ilha, bem como a viabilização de eventos e atividades por meio de editais, que devem acontecer em breve.

Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes
Adenauer Góes, titular da SETUR, lembrou que ainda no ano de 2004 foram feitos levantamentos por consultores do SEBRAE que constataram as necessidades de qualificação e capacitação dos empreendedores do distrito. Ele reforçou a importância da agenda positiva como “item importante na continuidade às etapas necessárias para o desenvolvimento de ações e projetos”, ressaltou. O secretário também reforçou o interesse do Governo do Estado no desenvolvimento do turismo: “O Governador Simão Jatene compreende a atividade turística como meio de desenvolvimento do Estado de modo a promover a qualidade de vida da população e também de quem visita o Pará. Precisamos, no entanto, unir esforços para trabalharmos juntos em prol do turismo. Estamos no caminho certo por já termos a compreensão do turismo enquanto fator de crescimento”, concluiu.


Texto e fotos: Fabrício Coleny -Gerência de Comunicação da Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário