Os guarás: um dos símbolos da diversidade do Marajó |
O Pará deve fechar 2012 como um dos estados que mais cresceu no Brasil, seguindo na contramão dos demais estados da Federação, cujo
Produto Interno Bruto (PIB) apresentou queda neste ano. Cerca de 1
milhão de turistas passaram pelo Estado, deixando uma receita de
aproximadamente 400 milhões de reais.
“O Pará, vai mostrar
depois de apurados todos os números, que se não for o estado brasileiro
com maior crescimento do PIB, estará entre os primeiros."
Com atividades
econômicas diversificadas, como: mineração, agronegócio, comércio e
especialmente o turismo”, informa Sidney Rosa, titular da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), ao informar que "o Pará mostra cada vez mais para o Brasil e o
mundo que é um estado que possui ambiente propício para negócios,
oferecendo uma grande e qualificada rede hoteleira, onde está preparada
para receber turistas para todos os eventos de negócios que prolongam
sua estadia nas demais cidades”, ressalta o secretário do governo Simão
Jatene, que ao criar em 2011 a Secretaria de Estado de Turismo (Setur),
vinculada à Sedip, deu o primeiro passo para que o Pará cumpra sua meta
de ser o destino líder da Amazônia até 2020, traduzida no Plano
Ver-o-Pará.
Os números desse crescimento são confirmados
quando o assunto é geração de emprego e renda. Roberto Sena, dirigente
do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos
(DIEESE-PA) diz que o turismo contribuiu com a geração de emprego no
Estado, que teve um saldo de 50 mil postos de trabalho entre 2011 e
2012, com 20 mil admissões no setor do turismo.
Círio de Nazaré: o principal evento turístico do Estado |
Tony
Santiago, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do
Pará (ABIH-PA), informa que a rede hoteleira de Belém é compatível com a
demanda. “Contamos com 77 hotéis, aproximadamente 12 mil leitos, na
região metropolitana de Belém, com ocupação de até 65% durante o ano,
sendo a maior contribuição do turismo de negócios, com 95% dos hóspedes
voltados para o turismo de negócios”. Garante Tony.
Localizado
na Região Norte, o Pará concentra abundante presença de praias,
igarapés, rios, clima quente, riquíssima culinária e hospitalidade que
fazem dele a “Obra prima da Amazônia”, um lugar privilegiado que
desponta no investimento em turismo de negócios, que vem cada vez mais
gerando emprego e renda para os municípios.
Conhecido por suas
riquezas naturais, pluralidade cultural e pela gastronomia, que é sem
dúvida a mais exótica do país, o Pará vem cada vez mais se destacando na
realização de grandes eventos, inclusive de porte internacional,
consolidando parcerias com quem almeja desfrutar além do trabalho, das
demais modalidades turísticas como sol e praia, natureza e cultura nas
seis regiões do estado.
“Temos investido no destino Pará em
todos os seus segmentos turísticos, gerando não apenas oportunidades de
negócios e movimentando a economia, mas contando com uma vasta gama de
opções de lazer e atividades para todos os gostos, para atender um
público seleto e exigente, vindo de vários estados e lugares do mundo,
motivado pelas grandes feiras culturais, eventos comerciais ou para
fechar negócios.”, informa Socorro Costa, Presidente da Companhia
Paraense de Turismo (PARATUR). O turista que chega aqui tem boas opções
de fechar negócios, mas também outras opções de apreciar o turismo em
nossas seis principais regiões: Belém, Marajó, Tapajó, Amazônia
Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
E V E N T O S - A cada
mês acontecem cerca de três congressos na capital paraense. Congressos,
conferências, encontros, feiras e simpósios tem como palco o Hangar
Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Estação das Docas, Polo
Joalheiro, Parque da Residência. O Estado tem um excelente suporte em
termos de cadeia de hotéis, restaurantes, bares e pontos turísticos que
colocam o Pará como destaque na realização de eventos no país,
concorrendo com grandes centros de outras regiões.
Em recente
palestra na capital paraense, José Eduardo Camargo, redator-chefe do
Guia 4 Rodas, uma das principais referências em turismo no Brasil, com
quase 50 anos de tradição, afirma que o investimento em infraestrutura
foi o responsável por colocar o Pará como grande destaque no mercado
nacional, especialmente no segmento de eventos.
“Dados gerais
apontam que o Brasil vive hoje um aumento significativo no turismo de
negócios e eventos e o Pará está diretamente inserido nessa tendência. O
Estado hoje encontra-se preparado para receber eventos de grande porte,
inclusive internacional, estando alinhado com o movimento que é vivido
pelo restante do país, colocando-o até mesmo como grande concorrente com
relação a muitos estados no Brasil. A rede hoteleira e o Hangar Centro
de Convenções são referência para a realização desses eventos”,
afirmou. José Eduardo enfatizou ainda que “o Pará já encontrou sua
vocação turística, o que o coloca bem à frente com relação a outros
lugares, estando, portanto, alinhado com o mercado nacional”.
Entre os eventos que tiveram grande destaque em 2012 no segmento está a
sexta edição da bienal Feira Internacional de Turismo da Amazônia
(FITA) que gerou mais de U$ 60 milhões em negócios com produtos da
Amazônia. Representantes de diversos estados brasileiros, em especial
dos estados que formam a Amazônia Legal, se reuniram em Belém, evento
realizado pelo Governo do Pará, por meio da SETUR e PARATUR.
“É importante que a Fita, que acontece de dois em dois anos no mês de
junho aqui no Pará, seja cenário para esse entendimento entre os
estados da Amazônia e da necessidade de um diálogo empresarial
conciliador”, afirma Adenauer Góes referindo-se à FITA, lembrando também
que “o Estado é guardião de mais de 50% de todos os atrativos
turísticos da Amazônia, o que lhe confere a missão de estar sempre em
sintonia com os projetos, programas e ações que visam fortalecer a
região como destino turístico prioritário aos mercados nacionais e
internacionais que buscam os segmentos cultura e natureza no Brasil,
carro chefe do turismo paraense que tem como diretriz o Ver-o-Pará,
Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado pelo Governo do Estado
quando da criação do Sistema Integrado de Turismo, ainda em 2011.”
Para 2013 as expectativas são ainda melhores, já que a criação, também
em 2011, da SETUR, vinculada à Secretaria Especial de Desenvolvimento
Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), impulsionou ainda mais os
investimentos públicos e do trade no turismo paraense.
Romaria Fluvial: evento idealizado pela PARATUR, atualmente faz parte do calendário oficial do Círio como uma das 11 romarias da grande festa dos paraenses. |
“Segmentos como natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios
foram colocados nas prateleiras das principais operadoras do mundo,
através da participação do Pará em diversas feiras no Brasil, França,
Portugal, Argentina e outros, onde a PARATUR divulgou as regiões
turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia
Tocantins e Xingu. Aliamos a essa estratégia investimentos em Press
Trip, trazendo ao Pará inúmeros profissionais dos principais veículos de
comunicação especializados em turismo”, informa a Presidente da
PARATUR, Socorro Costa.
Cumprindo a meta de se tornar o Destino
Líder da Amazônia até 2020, o Pará visualiza para os próximos anos
triplicar o número de turistas brasileiros e ampliar a participação do
volume e da receita gerada pelo turismo internacional para 15% sobre o
volume da receita global do turismo no Estado. Para isso, “a missão
agora é melhorar a oferta de equipamentos e serviços, fomentar
desenvolvimento sustentável, aumentar a promoção nos mercados nacional e
internacional, captar novos mercados e desenhar um novo sistema de
estatística, capaz de mediar a evolução do turismo paraense e assim
permitir mais segurança aos investidores”, conclui Socorro Costa.
INFRAESTRUTURA – Como parte dos investimentos elencados no Ver-o-Pará
está a melhoria da infraestrutura de transporte, especialmente o
fluvial, tanto em Belém quanto em outras regiões turísticas do estado.
Está em processo de aprovação a liberação de recursos do Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID) que devem ser aplicados nas
regiões de Belém, Tapajós e Marajó. Os recursos somam US$ 44 milhões,
conforme carta consulta apresentada, vão priorizar investimentos na
região do Marajó, com metade do montante, US$ 22 milhões de dólares,
sendo US$ 11 milhões destinados para infraestrutura e serviços. A região
turística do Tapajós receberá mais de US$ 15 milhões e Belém quase US$ 7
milhões. Os investimentos contemplam, além da infraestrutura, produtos
turísticos, comercialização, fortalecimento institucional e gestão
ambiental. O Marajó contará em breve com a construção, reestruturação e
ampliação de trapiches e terminais de passageiros e reestruturação de
transporte hidroviário.
TERMINAL FLUVIAL DE BELÉM – Está em
fase de licitação a estruturação do Terminal Hidroviário de Passageiros
de Belém, que atenderá a demanda de pessoas que chegam ou saem da
capital paraense por via fluvial. Atualmente, funcionam no Porto
Hidroviário de Belém empresas que fazem linha para os municípios de
Salvaterra, Soure, Muaná, Breves, Laranjal do Jari, Santarém e de
Manaus, no estado vizinho do Amazonas.
O terminal ocupará o
galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), na orla de Belém, que será
totalmente revitalizado e estruturado. A demanda é de cerca de 25 mil
passageiros mensal que passam pelo terminal atual. Os investimentos no
projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão estimados em R$ 15
milhões. A previsão é de que as obras sejam entregues até janeiro de
2014, se o cronograma previsto pela Companhia de Portos e Hidrovias do
Estado do Pará (CPH) for cumprido.
O projeto de adaptação do
Armazém 9 prevê, além de um amplo salão para embarque e desembarque de
passageiros, áreas disponíveis para lanchonetes, farmácia, rede de
serviços (caixas eletrônicos, quiosques para comercialização de produtos
diversos, posto de informações) e espaço destinado à atuação de órgãos
fiscalizadores, como a Agência de Regulação e Controle de Serviços
Públicos (Arcon), Receita Federal e Juizado de Menores, entre outros.
Toda a área do complexo, que soma três mil metros quadrados, será
climatizada.
Socorro Costa, presidente da Paratur e Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, celebram saldo positivo de mais de 230 mil turistas entre 2011 e 212 |
Além da reforma, serão construídos dois
flutuantes cobertos, para assegurar conforto e tranquilidade aos mais de
dois mil passageiros que circulam diariamente pelo porto hidroviário.
Segundo o presidente CPH, Abraão Benassuly Neto, o terminal hidroviário
de Belém será o primeiro do país com esse porte e infraestrutura.
“Além da comodidade e do conforto, os passageiros contarão com um
serviço de qualidade. Tenho certeza que as pessoas terão o mesmo prazer
de transitar neste porto como têm, atualmente, em frequentar o nosso
aeroporto internacional”, afirmou.
CAPACITAÇÃO – Parcerias
entre a SETUR e PARATUR com diversos organismos das esferas federal,
estadual, municipal e privada cooperação em prol de ações de capacitação
na área do turismo, através do PEQTUR – Programa de Qualificação
Profissional do Turismo. “Estamos em constante sinergia com nossos
vários parceiros para que a mão de obra esteja sempre preparada e
capacitada para acolher cada vez melhor quem nos visita. Não basta
apenas oferecer estrutura, é primordial também que o Estado saiba
acolher bem”, enfatiza Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do
Pará.
Um exemplo dessa qualificação é o projeto “Pará na
Copa: Qualificar para Receber Bem”. Adenauer explica ainda que o projeto
objetiva preparar os trabalhadores para atender com qualidade e
competência. “Nossa meta é qualificar cerca de 10.500 pessoas do turismo
até 2015, das quais 1.620 profissionais que durante a Copa vão atuar na
cadeia produtiva do turismo”. Afirma Adenauer.
Texto: Benigna Soares, Fabrício Coleny e Tâmara Monteiro - Gerência de Comunicação da PARATUR
Fotos: acervo PARATUR e Fabrício Coleny (Gerência de Comunicação da PARATUR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário