quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Balanço: Cresce turismo de negócios no Pará


Os guarás: um dos símbolos da diversidade do Marajó
O Pará deve fechar 2012 como um dos estados que mais cresceu no Brasil, seguindo na contramão dos demais estados da Federação, cujo Produto Interno Bruto (PIB) apresentou queda neste ano.  Cerca de 1 milhão de turistas passaram pelo Estado, deixando uma receita de aproximadamente 400 milhões de reais.
“O Pará, vai mostrar depois de apurados todos os números, que se não for o estado brasileiro com maior crescimento do PIB, estará entre os primeiros."

Com atividades econômicas diversificadas, como: mineração, agronegócio, comércio e especialmente o turismo”, informa Sidney Rosa, titular da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), ao informar que "o Pará mostra cada vez mais para o Brasil e o mundo que é um estado  que possui ambiente propício  para negócios, oferecendo uma grande e qualificada rede hoteleira, onde está preparada para receber turistas para todos os eventos de negócios que prolongam sua estadia nas demais cidades”, ressalta o secretário do governo Simão Jatene, que ao criar em 2011 a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), vinculada à Sedip, deu o primeiro passo para que o Pará cumpra sua meta de ser o destino líder da Amazônia até 2020, traduzida no Plano Ver-o-Pará.

Os números desse crescimento são confirmados quando o assunto é geração de emprego e renda. Roberto Sena, dirigente do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE-PA) diz que o turismo contribuiu com a geração de emprego no Estado, que teve um saldo de  50 mil postos de trabalho entre 2011 e 2012,  com 20 mil admissões no setor do turismo.

Círio de Nazaré: o principal evento turístico do Estado
Tony Santiago, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), informa que a rede hoteleira de Belém é compatível com a demanda. “Contamos com 77 hotéis, aproximadamente 12 mil leitos, na região metropolitana de Belém, com ocupação de até 65% durante o ano, sendo a maior contribuição do turismo de negócios, com 95% dos hóspedes voltados para o turismo de negócios”. Garante Tony.

Localizado na Região Norte, o Pará concentra abundante presença de praias, igarapés, rios, clima quente, riquíssima culinária e hospitalidade que fazem dele a “Obra prima da Amazônia”, um lugar privilegiado que desponta no investimento em turismo de negócios, que vem cada vez mais gerando emprego e renda para os municípios.

Conhecido por suas riquezas naturais, pluralidade cultural e pela gastronomia, que é sem dúvida a mais exótica do país, o Pará vem cada vez mais se destacando na realização de grandes eventos, inclusive de porte internacional, consolidando parcerias com quem almeja desfrutar além do trabalho, das demais modalidades turísticas como sol e praia, natureza e cultura nas seis regiões do estado.

“Temos investido no destino Pará em todos os seus segmentos turísticos, gerando não apenas oportunidades de negócios e movimentando a economia, mas contando com uma vasta gama de opções de lazer e atividades para todos os gostos, para atender um público seleto e exigente, vindo de vários estados e lugares do mundo, motivado pelas grandes feiras culturais, eventos comerciais ou para fechar negócios.”, informa Socorro Costa, Presidente da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR). O turista que chega aqui tem boas opções de fechar negócios, mas também outras opções de apreciar o turismo em nossas seis principais regiões: Belém, Marajó, Tapajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

E V E N T O S - A cada mês acontecem cerca de três congressos na capital paraense. Congressos, conferências, encontros, feiras e simpósios tem como palco o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Estação das Docas, Polo Joalheiro,  Parque da Residência. O Estado tem um excelente suporte em termos de cadeia de hotéis, restaurantes, bares e pontos turísticos que colocam o Pará como destaque na realização de eventos no país, concorrendo com grandes centros de outras regiões.

Em recente palestra na capital paraense, José Eduardo Camargo, redator-chefe do Guia 4 Rodas, uma das principais referências em turismo no Brasil, com quase 50 anos de tradição, afirma que o investimento em infraestrutura foi o responsável por colocar o Pará como grande destaque no mercado nacional, especialmente no segmento de eventos.

“Dados gerais apontam que o Brasil vive hoje um aumento significativo no turismo de negócios e eventos e o Pará está diretamente inserido nessa tendência. O Estado hoje encontra-se preparado para receber eventos de grande porte, inclusive internacional, estando alinhado com o movimento que é vivido pelo restante do país, colocando-o até mesmo como grande concorrente com relação a muitos estados no Brasil. A rede hoteleira e o Hangar Centro de Convenções são referência para a realização desses eventos”, afirmou.   José Eduardo enfatizou ainda que “o Pará já encontrou sua vocação turística, o que o coloca bem à frente com relação a outros lugares, estando, portanto, alinhado com o mercado nacional”.

Entre os eventos que tiveram grande destaque em 2012 no segmento está a sexta edição da bienal Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que gerou mais de U$ 60 milhões em negócios com produtos da Amazônia. Representantes de diversos estados brasileiros, em especial dos estados que formam a Amazônia Legal, se reuniram em Belém, evento realizado pelo Governo do Pará, por meio da SETUR e PARATUR.

“É importante que a Fita, que acontece de dois em dois anos no mês de junho aqui no Pará,  seja cenário para esse entendimento entre os estados da Amazônia e da necessidade de um diálogo empresarial conciliador”, afirma Adenauer Góes referindo-se à FITA, lembrando também que “o Estado é guardião de mais de 50% de todos os atrativos turísticos da Amazônia, o que lhe confere a missão de estar sempre em sintonia com os projetos, programas e ações que visam fortalecer a região como destino turístico prioritário aos mercados nacionais e internacionais que buscam os segmentos cultura e natureza no Brasil, carro chefe do turismo paraense que tem como diretriz o Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado pelo Governo do Estado quando da criação do Sistema Integrado de Turismo, ainda em 2011.”

Para 2013 as expectativas são ainda melhores, já que a criação, também em 2011, da SETUR, vinculada à Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), impulsionou ainda mais os investimentos públicos e do trade no turismo paraense.

Romaria Fluvial: evento idealizado pela PARATUR,
atualmente faz parte do calendário oficial do Círio como
uma das 11 romarias da grande festa dos paraenses.
 “Segmentos como natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios foram colocados nas prateleiras das principais operadoras do mundo, através da participação do Pará em diversas feiras no Brasil, França, Portugal, Argentina e outros, onde a PARATUR divulgou as regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Aliamos a essa estratégia investimentos em Press Trip, trazendo ao Pará inúmeros profissionais dos principais veículos de comunicação especializados em turismo”, informa a Presidente da PARATUR, Socorro Costa.
Cumprindo a meta de se tornar o Destino Líder da Amazônia até 2020, o Pará visualiza para os próximos anos triplicar o número de turistas brasileiros e ampliar a participação do volume e da receita gerada pelo turismo internacional para 15% sobre o volume da receita global do turismo no Estado. Para isso, “a missão agora é melhorar a oferta de equipamentos e serviços, fomentar desenvolvimento sustentável, aumentar a promoção nos mercados nacional e internacional, captar novos mercados e desenhar um novo sistema de estatística, capaz de mediar a evolução do turismo paraense e assim permitir mais segurança aos investidores”, conclui Socorro Costa.

INFRAESTRUTURA – Como parte dos investimentos elencados no Ver-o-Pará está a melhoria da infraestrutura de transporte, especialmente o fluvial, tanto em Belém quanto em outras regiões turísticas do estado. Está em processo de aprovação a liberação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que devem ser aplicados nas regiões de Belém, Tapajós e Marajó. Os recursos somam US$ 44 milhões, conforme carta consulta apresentada, vão priorizar investimentos na região do Marajó, com metade do montante, US$ 22 milhões de dólares, sendo US$ 11 milhões destinados para infraestrutura e serviços. A região turística do Tapajós receberá mais de US$ 15 milhões e Belém quase US$ 7 milhões. Os investimentos contemplam, além da infraestrutura, produtos turísticos, comercialização, fortalecimento institucional e gestão ambiental.  O Marajó contará em breve com a construção, reestruturação e ampliação de trapiches e terminais de passageiros e reestruturação de transporte hidroviário.

TERMINAL FLUVIAL DE BELÉM – Está em fase de licitação a estruturação do Terminal Hidroviário de Passageiros de Belém, que atenderá a demanda de pessoas que chegam ou saem da capital paraense por via fluvial. Atualmente, funcionam no Porto Hidroviário de Belém empresas que fazem linha para os municípios de Salvaterra, Soure, Muaná, Breves, Laranjal do Jari, Santarém e de Manaus, no estado vizinho do Amazonas.

O terminal ocupará o galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), na orla de Belém, que será totalmente revitalizado e estruturado. A demanda é de cerca de 25 mil passageiros mensal que passam pelo terminal atual. Os investimentos no projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão estimados em R$ 15 milhões. A previsão é de que as obras sejam entregues até janeiro de 2014, se o cronograma previsto pela Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) for cumprido.

O projeto de adaptação do Armazém 9 prevê, além de um amplo salão para embarque e desembarque de passageiros, áreas disponíveis para lanchonetes, farmácia, rede de serviços (caixas eletrônicos, quiosques para comercialização de produtos diversos, posto de informações) e espaço destinado à atuação de órgãos fiscalizadores, como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Receita Federal e Juizado de Menores, entre outros. Toda a área do complexo, que soma três mil metros quadrados, será climatizada.

Socorro Costa, presidente da Paratur e Adenauer Góes,
secretário de Turismo do Pará, celebram saldo positivo
de mais de 230 mil turistas entre 2011 e 212 
Além da reforma, serão construídos dois flutuantes cobertos, para assegurar conforto e tranquilidade aos mais de dois mil passageiros que circulam diariamente pelo porto hidroviário.
Segundo o presidente CPH, Abraão Benassuly Neto, o terminal hidroviário de Belém será o primeiro do país com esse porte e infraestrutura.

 “Além da comodidade e do conforto, os passageiros contarão com um serviço de qualidade. Tenho certeza que as pessoas terão o mesmo prazer de transitar neste porto como têm, atualmente, em frequentar o nosso aeroporto internacional”, afirmou.

CAPACITAÇÃO – Parcerias entre a SETUR e PARATUR com diversos organismos das esferas federal, estadual, municipal e privada cooperação em prol de ações de capacitação na área do turismo, através do PEQTUR – Programa de Qualificação Profissional do Turismo. “Estamos em constante sinergia com nossos vários parceiros para que a mão de obra esteja sempre preparada e capacitada para acolher cada vez melhor quem nos visita. Não basta apenas oferecer estrutura, é primordial também que o Estado saiba acolher bem”, enfatiza Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará.

Um exemplo dessa qualificação é o projeto “Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem”. Adenauer explica ainda que o projeto objetiva preparar os trabalhadores para atender com qualidade e competência. “Nossa meta é qualificar cerca de 10.500 pessoas do turismo até 2015, das quais 1.620 profissionais que durante a Copa vão atuar na cadeia produtiva do turismo”. Afirma Adenauer.

Texto: Benigna Soares, Fabrício Coleny e Tâmara Monteiro - Gerência de Comunicação da PARATUR
Fotos: acervo PARATUR e Fabrício Coleny (Gerência de Comunicação da PARATUR)

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