Alvorada e abraço simbólico da marujada em torno da Igreja de São Benedito, que teve iluminação monumental permanente inaugurada no dia 08, marcaram, no dia 18, abertura do 214º ano da manifestação declarada Patrimônio Artístico e Cultural Paraense, em 2009. A festividade encerra dia 26 com grande procissão vespertina.
Este ano, a festividade tem um brilho a mais já garantido: a iluminação monumental permanente, executada pela light designer Lúcia Chedieck, para valorizar ainda mais o prédio tombado pelo Iphan. A realização foi do Governo do Estado, através do empenho da deputada Simone Morgado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto de Arte Aurimar Monteiro de Araujo (Instituto Ama), investiu R$ 150 mil no projeto de iluminação permanente da Igreja de São Benedito, utilizando equipamentos de tecnologia avançada, com o melhor custo benefício. “Trata-se de uma concepção simples, de acordo com a edificação e a filosofia franciscana de São Benedito, projetada para realçar a forma, destacando detalhes como o campanário e a imagem de São Benedito, valorizados com a iluminação. Além, é claro, de destacar a igreja como um todo, colocando-a num pedestal de luz”, explicou Lúcia Chedieck .
Toque especial
Para o presidente da Irmandade de São Benedito da Marujada de Bragança, João Batista Pinheiro, além do efeito que promoverá todas as noites, a iluminação dará um toque especial para momentos específicos da festividade. “Além da abertura, quando os devotos chegam à porta da igreja quando ainda está escuro, a iluminação dará um efeito ainda mais fantástico à chegada da procissão, no início da noite do dia 26, momento considerado a grande apoteose da festividade”, opinou João Batista.
A programação de abertura, marcada pela alvorada, atrai devotos para o Largo de São Benedito, desde as 4h. Às 5h, o cortejo sai do Teatro Museu da Marujada em direção à igreja, repetindo um ritual de 214 anos. Em seguida, o casal Maria da Conceição e Antônio José Pereira, serve um café da manhã para cerca de mil pessoas, no Teatro Museu da Marujada, há mais de duas décadas, como pagamento de promessa por uma graça alcançada.
Desde o dia 18, a marujada passa a dançar, na Barraca da Maruja, localizada no Largo de São Benedito, em todos os dias pares até o dia 26, quando a festividade é encerrada. Durante toda temporada, haverá programação cultural incluindo shows, exposições de artes plásticas e artesanato, além do parque armado na orla do rio Caeté, onde também está localizada a Igreja de São Benedito.
Fonte: Diário do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário