A tarde da última terça-feira (11) foi de festa para os 98 concluintes de cinco cursos de qualificação realizados no distrito de Mosqueiro. Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), dentro do Projeto Qualificação Empresarial, que integra o Plano Estadual de Qualificação Profissional (PEQTur/PA), os cursos foram realizados desde o mês de novembro, destinados a micro, pequenos e médios empreendedores e empreendedores individuais dos segmentos de alimentos e bebidas, bares, hotéis e pousadas, transporte e artesanato.
Entre os cursos estavam “Atendimento ao Cliente”, “Gestão para Pequenos Negócios Turísticos”, “Empreendedorismo Individual”, “Controle Financeiro” e “Formação de Preços e Custos”, executados por técnicos do SEBRAE. A entrega dos certificados aconteceu durante uma cerimônia realizada no Terrace Moqueio, na praia do Murubira.
O evento reuniu, além dos empreendedores e moradores da ilha, representantes do trade e convidados, contando com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes; Carlos Figueira, Gerente de Promoção de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR); Maria Augina Soares, do SEBRAE; Antônio Sérgio Menezes, presidente da Associação Pró-Mosqueiro; Orlando Márcio do Carmo, Presidente do Conselho de Segurança e Cidadania de Mosqueiro (CONSEG); representantes da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Pará que atuam no distrito.
Sandra Dantas Correa, coordenadora da Feira de Artesanato da Vila, uma das empreendedoras que participou da formação, agradeceu a oportunidade e pediu aos demais empreendedores perseverança em buscar meios de qualificação. “É importante buscar o conhecimento e colocar em prática. Passamos momentos agradáveis e gratificantes. Se unirmos nossos esforços vamos desenvolver a ilha cada vez mais e tudo poderá ser realizado”, ressaltou a empreendedora em nome dos concluintes.
“Todos os segmentos desejam pelo desenvolvimento de Mosqueiro. Vamos buscar mais parcerias como esta para fazer com que a ilha volte a viver os tempos de prosperidade. Para que possamos nos desenvolver, temos que cada vez mais capacitar nossos empreendedores”, enfatizou o presidente da associação Pró-Turismo, Antônio Sérgio Menezes.
Carlos Figueira, representante da PARATUR informou que a companhia se empenha em divulgar o Pará, que é a missão do órgão desde a criação da SETUR, em 2011. Ele citou a participação em feiras e eventos de nível nacional e internacional onde o destino Pará, incluindo Mosqueiro, compondo a região turística de Belém, foi divulgado, fazendo parte das Ações do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará. “Estamos divulgando o Estado e para que o destino esteja completo é necessário também que o visitante encontre os produtos turísticos bem estruturados. Para isso a parceria entre a SETUR, o SEBRAE e tantos outros é imprescindível no que tange à formação”, disse Carlos.
Além desse, outros cursos estão previstos para o ano que vem, realizados em 22 municípios do Pará, fazendo também parte do PEQ-TurPA, conforme adiantou Maria Augina Soares, do SEBRAE. “O momento é favorável para o país com a realização de grandes eventos que também alcançam o Pará. Neste sentido, estamos ouvindo as solicitações de demandas para que possamos agir de acordo com as necessidades apresentadas”, enfatizou.
Adenauer Góes, titular da SETUR, recordou que a SETUR foi convidada, no final do ano passado a participar da reunião de planejamento do SEBRAE, onde foram apontadas diversas demandas, atendidas ao longo deste ano. Ele também agradeceu e parabenizou os concluintes dos cursos, incentivando para que sejam cumpridas as metas definidas pela agenda positiva, fruto de uma reunião com representantes do trade que aconteceu antes da entrega dos certificados. “A compreensão da atividade turística passa pela qualificação. No mundo de hoje quem não se aprimora não tem condições de permanecer o mercado. Vivemos a perspectiva de um ciclo positivo em Mosqueiro e contamos com cada um que está aqui e parceiros como o SEBRAE.”, enfatizou.
O secretário também adiantou que entre os cursos previstos para o próximo ano estão o ensino da língua inglesa e, bem-humorado, comentou com a plateia: “Quero chegar em Mosqueiro e ver, por exemplo, as tapioqueiras da praça da Vila vendendo tapioquinha em inglês”.
“A atividade turística é a mola propulsora da nova economia de mercado. Cada um dos que fazem o dia-a-dia de Mosqueiro deve ter o sentimento de que é capaz de sonhar, ousar e fazer acontecer. Vamos mirar nossos objetivos na lua, pois mesmo que se erre, ainda estaremos nas estrelas”, concluiu poeticamente o titular da SETUR.
Formação: O Projeto de Qualificação Empresarial integrante do PEQTur/PA, tem como premissa básica oferecer aos empresários dos diversos segmentos do turismo, uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência empresarial, aprimorar a qualidade dos produtos e serviços prestados e ampliar sua competitividade, com vistas a integrar, favoravelmente, o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado do Pará, atentando para as especificidades e padrões culturais das regiões turísticas, numa perspectiva de empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão.
Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário