quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Servidores da Paratur e Setur fazem curso de qualificação em inglês


Eugênia Castro é uma das contempladas
 com a  qualificação oferecida pelo PEQTUR

O Pará deve fechar 2012 com um fluxo turístico de 1 milhão de visitantes oriundos de diversos países do Mundo. Só os navios cruzeiros devem contribuir, na temporada 2012 a 2013 com mais de 20 mil turistas. O inglês é o idioma mais falado por esses turistas, embora muitos sejam de procedência alemã, francesa, japonesa, e de outros lugares. O grande desafio do Governo do Estado, do trade local e das entidades envolvidas com o recebimento desse fluxo, que deve gerar uma receita superior a 400 milhões de reais, é principalmente com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos a esses visitantes.  De olho nessa demanda a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), através do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTUR) vem oferecendo diversos cursos de qualificação aos trabalhadores de diversos setores do turismo. Gastronomia, hotelaria, receptivo, policiamento turístico, taxistas e moto taxistas, guias de turismo e outros já foram contemplados.
Trabalhadores da Setur e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que atuam direta e indiretamente nessa área, também estão sendo contemplados com os cursos, a exemplo da qualificação em  inglês que está sendo oferecida pela Setur na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) desde o último dia 5. O primeiro módulo segue até o dia 09 de janeiro de 2013. Já o segundo módulo começa dia 14 de janeiro e acontece até 14 de abril de 2013, com aulas de segunda à quarta-feira, das 15h às 16h30.
O foco principal do curso é a conversação, exercício que dá ao servidor, a possibilidade de aprimorar o atendimento aos turistas.
“O curso de inglês objetiva qualificar os servidores públicos para que eles possam aprimorar o atendimento tanto dos turistas quanto a relação com instituições externas com as quais o Governo do Estado tem parceria”, explica o gerente de Qualificação Profissional da Setur, Jean Barbosa.
A oferta do curso é uma ação fruto da parceria entre SETUR, EGPA e PARATUR, que o idealizaram em 2011 através de Termo de Cooperação Técnica, extensivo também a outras instituições de qualificação profissional, como Instituto Vitória Régia, Sebrae Pará, Abrasel, Seduc, entre outros. 
A assistente de gestão em turismo da Paratur, Eugênia Castro, está entre os cerca de 30 servidores contemplados com o curso de inglês que está sendo executado na EGPA. Para ela, que atua diretamente com os turistas que passam pelos Postos de Informações Turísticas da Paratur setorizados na sede da companhia no Reduto e no Aeroporto Internacional de Belém, esse aprimoramento é imprescindível. “É muito importante esse aprendizado para atendermos com eficiência esse visitante internacional. Quando falamos o idioma do turista ele se sente mais acolhido e assimila melhor as opções de fazer turismo em nosso Estado, que tem seis regiões turísticas (Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins e Xingu) e muitos segmentos, entre eles cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, disponíveis em 144 municípios paraenses”. Descreve Eugênia, que também é professora de ensino fundamental e trabalha na Paratur há cerca de seis anos, atuando na Diretoria Geral de Marketing e Gerência de Comunicação, setorizada no Posto de Informações Turísticas.
PEQTUR – O Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (PEQTUR), segue direcionamentos do Plano Ver-o-Pará e estima qualificar mais de 10.500 pessoas até 2015 que atuam direta e indiretamente com o turismo. Em 2011 beneficiou mais de 1.500 trabalhadores.
Benigna Soares com colaboração de Isabela Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário