Professora Fernanda Cravidão ministra aula no curso |
Durante toda esta semana, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e representantes de entidades do trade turístico que participaram do curso de Turismo Internacional, fruto de uma parceria com a Universidade de Coimbra (UC). Fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre a Setur, UFPA e UC, a qualificação, teve início na última segunda-feira, e segue até a tarde desta sexta-feira (30), tendo como objetivo capacitar os técnicos da SETUR, PARATUR, SEBRAE e UFPA, envolvendo ações diretas e indiretas relacionadas ao turismo internacional.
Ronilson Trindade (do município de Marapanim) e Admilson Alcântara (Estatístico da SETUR) participaram do primeiro módulo do curso |
O curso, idealizado pela Diretoria de Produtos Turísticos da SETUR, é distribuído em três módulos, sendo este o primeiro. Os demais módulos acontecerão em janeiro e março do ano que vem, respectivamente, trazendo sempre dois docentes da UC a Belém para ministrar as aulas. Neste primeiro módulo foram disponibilizadas 30 vagas. “A ideia é atender inicialmente as demandas da Setur, Paratur e Sebrae, UFPA, e representantes do trade, profissionais que atuam diretamente com a prática do turismo internacional, focando em especial a execução de roteiros turísticos internacionais. Mas, em continuidade à parceria firmada com a Universidade de Coimbra, beneficiaremos outros profissionais”. Diz o secretário Adenauer Góes, da SETUR.
A abertura do curso contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes e da Presidente da Paratur, Socorro Costa, que deram as boas-vindas às duas docentes da UC, Professoras Fernanda Cravidão coordenadora do doutorado de turismo, cultura e lazer da Faculdade de Letras da UC, e Maria Helena Coelho, que coordena dois cursos de mestrado na mesma universidade, sendo um deles destinado ao tema da alimentação, cultura e sociedades e o outro à política cultural e altárquica.
De acordo com a Professora Maria Helena Coelho, a intenção é incentivar nos participantes a elaboração de projetos que possam colocar em prática o que está sendo apresentado em forma de teoria no curso. “Gostaria muito de ver nascer a partir desta parceria o surgimento de iniciativas práticas que possam engrandecer ainda mais o turismo no estado do Pará e também na Amazônia”, enfatizou. Ela se disse encantada com o estado e com tudo o que possui como atrativos. “Eu que já conhecia outros lugares no Brasil me surpreendi com a diversidade que encontrei aqui na região norte e o quanto tudo aqui é diferente do restante do país, especialmente a riquíssima culinária, que pode ser considerada como um dos principais atrativos”, enfatizou.
Senhor João Lima fala da importância da iniciativa |
Um dos participantes do curso foi o secretário de turismo do município de Soure, senhor João Lima, que se mostrou bastante entusiasmado com o curso. “Vejo esta oportunidade como um momento de renovar nossos conhecimentos. Vou levar ao Marajó as experiências bem sucedidas realizadas em Portugal que foram mostradas pelas professoras e que podemos adaptar para realizar aqui mesmo no Pará. O curso, com certeza, está sendo muito proveitoso.
Segundo a Professora Fernanda Cravidão, a ideia desta parceria já havia surgido há algum tempo e a possibilidade de concretizá-la é bastante enriquecedora. “Esperamos que esta seja a primeira de muitas oportunidades de podermos trocar experiências e saberes,” concluiu.
QUALIFICAÇÃO - O Pará deve fechar 2012 com um fluxo turístico de 1 milhão de visitantes oriundos de diversos países do Mundo. De olho nessa demanda a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), através do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTUR) vem oferecendo diversos cursos de qualificação aos trabalhadores de diversos setores do turismo. Gastronomia, hotelaria, receptivo, policiamento turístico, taxistas e moto taxistas, guias de turismo e outros já foram contemplados.
Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur
Professora Fernanda Cravidão |
Professora Maria Helena Coelho |
Nenhum comentário:
Postar um comentário