quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pará será destaque em dezembro e janeiro na Lonely Planet

Fotógrafa Ana Carolina Alves de Campos, repórter
Felipe Porciúncula, presidente da Paratur, Socorro
Costa e chef do La em Casa, Daniela Martins.
O turismo paraense está na pauta das edições de dezembro deste ano e de janeiro de 2013 de uma das mais conceituadas revistas de turismo do mundo, a Lonely Plant. As publicações vão apresentar um roteiro turístico de cinco dias em duas regiões turísticas do Pará: Belém e Marajó.

As matérias, que também vão destacar um pouco das regiões turísticas do Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, foram produzidas pelo repórter Felipe Porciúncula e pela fotógrafa Ana Carolina Alves de Campos, que visitaram Belém e Marajó de 9 a 15 de novembro, com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Pousada dos Guarás.

A publicação dos roteiros turísticos paraenses na Lonely Planet faz parte do planejamento de promoção e divulgação do Pará, como a obra-prima da Amazônia, com sua nova marca turística inspirada na natureza e na cultura paraense, a partir de da inserção na mídia dos cinco principais segmentos a serem comercializados: natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, como explica a Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves. Ela esclarece que mais de 100 jornalistas estiveram no Pará em 2012, através do Programa de Press Trip (viagens de jornalistas) executado pela Gerência de Comunicação da Paratur.

Socorro Costa, presidente da Paratur, diz que a ação de convidar veículos de comunicação especializados para conhecer e divulgar o Pará “é uma ação complementar a inúmeras estratégias de marketing realizadas pelo órgão de turismo do Governo do Estado, como por exemplo a participação com estandes em feiras e eventos nacionais e internacionais no Brasil e exterior, a captação de eventos, entre outras estratégias de inteligência de mercado, destacando, por exemplo, receptivo especializado a operadores, agentes de viagens e cruzeiros marítimos”.

“Só entre junho e novembro deste ano recebemos no Pará cerca de 50 jornalistas especializados, em eventos como a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), Terruá Pará, Círio de Nazaré, entre outros. Também estivemos em eventos como Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo, Feira das Américas – Abav, no Rio de Janeiro e Festuris – Festival de Turismo de Gramado, que acontece esta semana no Rio Grande do Sul, onde teremos um estande divulgando a gastronomia e a cultura do Pará”. Diz Socorro Costa.

No Pará os jornalistas da Lonely Planet conheceram, de 9 a 11, os principais atrativos de Belém: Pólo Joalheiro, Portal da Amazônia, Basílica Santuário de Nazaré, Complexo Ver-o-Rio, Complexo Ver-o-Peso, Mangal das Garças, Complexo Feliz Lusitânia, Praça da República, Museu Paraense Emílio Goeldi, Cinema Olímpia e a vila de Icoarací.

Passeio a cavalo pelos campos alagados do Marajó.
Foto: Luiz Braga/Paratur
Marajó – Na região turística do Marajó os jornalistas conheceram, no município de Salvaterra, as instalações da Pousada dos Guarás, uma das mais conceituadas da região, às margens da Praia Grande. Também visitaram a vila de Joanes, conhecendo a história do lugar que hoje abriga ruínas da arquitetura deixada pelos jesuítas.

Em Soure, município conhecido popularmente como a capital do Marajó, a equipe da Lonely Planet, acompanhada pela guia de turismo Rosângela Martins, visitaram lugares peculiares da cultura, gastronomia, natureza do lugar, a exemplo do curtume, espaços de artesanato em cerâmica. Na Fazenda São Jerônimo, guardião de belíssimas amostras da flora, fauna e hidrografia marajoara, a equipe realizou passeios de canoa, de búfalo e apreciaram a gastronomia com matéria prima local, a exemplo dos derivados da carne bubalina. Outra fazenda visitada foi a Bom Jesus.

A praia e a comunidade do Pesqueiro , praia Araruna, também foram registrados pelos jornalistas da Lonely Planet, que deixaram o arquipélago do Marajó encantados, motivados a retornar em período de férias.
Chef Daniela Martins, do Restaurante Lá em Casa, relatou a história
do embaixador da culinária paraense à Lonely Planet
.
De volta à Belém Felipe e Ana Carolina foram recebidos pela presidente da Paratur, Socorro Costa, em um jantar no restaurante La em Casa, da Estação das Docas. Lá, além de conhecerem um pouco mais sobre a missão da Paratur e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e sobre o Plano Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará, fizeram uma entrevista com a chef de cozinha Daniela Martins.  Durante o encontro Daniela fez inúmeros relatos sobre a paixão dela pela gastronomia, que herdou do pai, o embaixador da culinária paraense, o saudoso Paulo Martins.  
As reportagens da Lonely Planet vão ser publicadas nas edições de dezembro deste ano e de janeiro do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário