A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), encerrou neste domingo (25), em Gramado (RS), a participação anual no calendário nacional e internacional de eventos oficiais de turismo. Na terra do natal e do chocolate a Paratur esteve de 22 até este domngo com um estande de 16 metros quadrados apresentando a nova marca turística do Estado, associada ao slogan Pará: a obra-prima da Amazônia. O estande foi um dos mais procurados no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, que foi aberto oficialmente na noite da última quinta-feira, dia 22, no Palácios dos Festivais, reuniu cerca de 600 expositores do Brasil e do exterior, onde também estiveram cerca de 10 agentes de viagens do Pará, dividindo a missão de promover e divulgar o turismo paraense com a equipe de marketing da Paratur.
Em frente ao estande do Pará agentes de viagens experimentando dicas do programa Turismo Acessível , lançado pelo Governo do Rio Grande do Sul. |
Antônio Américo e Warlindo Gomes, diretores da Azul Linhas Aéreas, que patrocinou o Famtur dos agentes da Abav-Pará ao Rio Grande do Sul para o Festuris. |
"Comercializo o destino Pará há alguns anos, em especial Belém, Marajó e o Tapajós. Acompanho a evolução dos produtos do estado, sempre presente na principais feiras do Brasil e do exterior". Elogia Vicente Reis, da BWT Operador.
"Vendo muitas passagens para Belém. É grande a procura por roteiros naquele estado". Afirmou a agente de viagens Maria da Conceição, da Sputnik Viagens e Turismo, agência localizada em São Paulo. Ela aproveitou a oportunidade para se reunir com o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira e com a agente de viagens Socorro Graça, da Vitória Régia Turismo. O encontro serviu para aproximação entre as duas agências e apresentação, pela Paratur, do roteiro de sete noites e oito dias em Belém, Marajó e Tapajós, formatado pela Paratur e pela consultoria Chias Marketing, que acompanha o Pará.
O jornalista Julio Debali, da revista eletrônica do Mercosul Viajes & Turismo, também visitou o estande, com objetivo de articular a inda de um grupo de jornalistas do Uruguai ao Pará no primeiro semestre de 2013. O Press Trip foi combinado com a Gerência de Comunicação e presidência da Paratur e deve acontecer em meados de abril, envolvendo Belém e Santarém.
(Texto: Benigna Soares – Paratur/Abrajet)
Internacionalização consolidada: 56 países marcaram presença no Festuris.
Em mais uma edição com grande sucesso, e números cada vez mais expressivos, o Festival do Turismo de Gramado chegou novamente ao final de mais uma edição. Durante a coletiva oficial do evento, no sábado (24) à tarde, os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius avaliaram as novidades apresentadas neste ano e os principais projetos para 2013, ano em que o Festuris completa 25 anos.
Logo no início da apresentação, Marta Rossi enalteceu os parceiros, que são grandes responsáveis pelo sucesso do evento: “Todos os amigos do festival sempre contribuem de maneira positiva para nós, sendo grandes responsáveis por cada novidade que a feira proporciona. Quando planejamos esta 24ª edição, nosso principal objetivo foi fazer com que os participantes gostassem tanto do evento, que eles mesmo prospectassem e pedissem mais uma edição, que foi o que ocorreu”, ressaltou.
O diretor Eduardo Zorzanello divulgou o levantamento oficial de países presentes, o aumento na metragem e no número de participantes. “Neste ano, conseguimos mais uma vez um aumento na nossa metragem e em público participante. Em 2012, batemos a casa de 14 mil pessoas nos dois dias de feira, isso tudo contando com um aumento de 6,55% na metragem oficial comercializada.” Além destes dados, Zorzanello comemorou a marca de 56 países estiveram presentes no evento, entre expositores, visitantes e caravanas internacionais”, lembrou, mostrando cada vez mais a força internacional que o Festuris tem.
Nova data para 2013 - Aproveitando que, no próximo ano, o evento comemora bodas de prata, os organizadores decidiram antecipar em uma semana o festival de 2013, e o diretor Marcus Vinícius explicou a mudança: “A feira vem crescendo, e está totalmente consolidada. Sabendo disso, decidimos adiantar o evento em alguns dias, fugindo um pouco do protocolo normal da feira. No próximo ano, o Festuris ocorrerá de 7 a 10 de novembro de 2013, tentando encontrar diversas facilidades, perante economia e com a possível absorção de novos mercados. A próxima edição com certeza será emocionante”, revelou Marcus.
Congresso - A responsável pela organização dos temas e debates do congresso da feira, a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcellos, celebrou o sucesso da ação: “Os temas deste ano foram escolhidos baseados nas novas tendências deste mercado, que é o turismo. Buscamos, com estes painéis, apresentar ao agente de viagens a importância do conhecimento, e mostrar o que devem esperar, e como se preparar para o congresso”, revelou Rita.
Aproveitando as palavras de Rita, a secretária do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, agradeceu aos organizadores da feira por tanto contribuir com a cidade: “Para Gramado, o Festuris é um presente. Há 24 anos, a cidade não era nem de longe o destino turístico que é hoje. A feira foi uma das ações responsáveis por tornar Gramado um destino turístico de tanto sucesso, que é lembrado em todos os lugares do mundo”, agradeceu Rosa Helena.
A partir de março de 2013, as principais novidades da próxima edição começarão a ser divulgadas. Criação de novos salões, novidades no congresso, e um número maior de mercados internacionais estão entre as principais pautas para este próximo evento.
Internacionalização – Os países participantes do Festuris foram: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Birmânia, Bolívia, Butão, Camboja, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Cuba, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Malásia, Marrocos, México, Mongólia, Nepal, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Seychelles, Sri Lanka, Suíça, Tailândia, Uruguai, Tunísia, Venezuela, Vietnã.
Internacionalização consolidada: 56 países marcaram presença no Festuris.
Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius |
Logo no início da apresentação, Marta Rossi enalteceu os parceiros, que são grandes responsáveis pelo sucesso do evento: “Todos os amigos do festival sempre contribuem de maneira positiva para nós, sendo grandes responsáveis por cada novidade que a feira proporciona. Quando planejamos esta 24ª edição, nosso principal objetivo foi fazer com que os participantes gostassem tanto do evento, que eles mesmo prospectassem e pedissem mais uma edição, que foi o que ocorreu”, ressaltou.
O diretor Eduardo Zorzanello divulgou o levantamento oficial de países presentes, o aumento na metragem e no número de participantes. “Neste ano, conseguimos mais uma vez um aumento na nossa metragem e em público participante. Em 2012, batemos a casa de 14 mil pessoas nos dois dias de feira, isso tudo contando com um aumento de 6,55% na metragem oficial comercializada.” Além destes dados, Zorzanello comemorou a marca de 56 países estiveram presentes no evento, entre expositores, visitantes e caravanas internacionais”, lembrou, mostrando cada vez mais a força internacional que o Festuris tem.
Nova data para 2013 - Aproveitando que, no próximo ano, o evento comemora bodas de prata, os organizadores decidiram antecipar em uma semana o festival de 2013, e o diretor Marcus Vinícius explicou a mudança: “A feira vem crescendo, e está totalmente consolidada. Sabendo disso, decidimos adiantar o evento em alguns dias, fugindo um pouco do protocolo normal da feira. No próximo ano, o Festuris ocorrerá de 7 a 10 de novembro de 2013, tentando encontrar diversas facilidades, perante economia e com a possível absorção de novos mercados. A próxima edição com certeza será emocionante”, revelou Marcus.
Congresso - A responsável pela organização dos temas e debates do congresso da feira, a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcellos, celebrou o sucesso da ação: “Os temas deste ano foram escolhidos baseados nas novas tendências deste mercado, que é o turismo. Buscamos, com estes painéis, apresentar ao agente de viagens a importância do conhecimento, e mostrar o que devem esperar, e como se preparar para o congresso”, revelou Rita.
Na coletiva de imprensa, os diretores revelaram a data do Festuris 2013
|
A partir de março de 2013, as principais novidades da próxima edição começarão a ser divulgadas. Criação de novos salões, novidades no congresso, e um número maior de mercados internacionais estão entre as principais pautas para este próximo evento.
Internacionalização – Os países participantes do Festuris foram: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Birmânia, Bolívia, Butão, Camboja, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Cuba, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Malásia, Marrocos, México, Mongólia, Nepal, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Seychelles, Sri Lanka, Suíça, Tailândia, Uruguai, Tunísia, Venezuela, Vietnã.
(Texto: Eduardo Saueressig / Serra Press).
Nenhum comentário:
Postar um comentário