![]() |
Os gerentes de Inteligência de Mercado, Antônio Filizzola, e de Captação de Eventos, Ariane Mathne, representaram a Paratur no lançamento do livro |
O livro, que está em sua primeira edição, aborda desde o sonho do saudoso chef Paulo Martins – idealizador do festival - em divulgar a gastronomia amazônica até o sucesso das edições atuais do evento. Nascido em 1946, Paulo cresceu observando eassimilando os dotes culinários da mãe Anna Maria, que vendia doces e salgados para ajudar na renda de casa.
A identificação com a gastronomia foi tanta que, após se formar em arquitetura, conciliou a profissão com o trabalho no restaurante “Lá em Casa”, inaugurado em 1972 por ele e sua mãe. Os resultados na cozinha foram evidentes: criou pratos que até hoje são referências regionais, como o “arroz com jambu” e o “muçuã de botequim”.
Com muito esforço e dedicação, a fama de Paulo e de Anna a favor da gastronomia amazônica rodou o mundo, tendo matérias publicadas em periódicos como New York Times, Marie Claire, Le Monde, Times e tantos outros dos Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Japão.
Na época, dentre as celebridades que prestigiaram o “Lá em Casa”, estão o ex-presidente Tancredo Neves; o então Papa João Paulo II; a realeza britânica de Príncipe Charles e Lady Diana; o multimilionário norte-americano Daniel K. Ludwig, já falecido; a diva do teatro, do cinema e da televisão brasileira Fernanda Montenegro; e os músicos tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Com todas essas conquistas, a ideia de criar um evento para disseminar a gastronomia da região foi ganhando forma. Para concretizá-la, em 2000 foi criado o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.
A primeira edição contou com seis chefs convidados que, além de terem a oportunidade de conhecer de perto os ingredientes locais, ministraram oficinas visando a profissionalização na área. Com o tempo, foram adicionadas novas atrações na programação, como aulas, palestras, concursos, exposições fotográficas, jantares, entre outros.
Paulo buscava sempre divulgar a iniciativa e se aprimorar na área trocando experiências e ensinamentos com diversos chefs, como o catalão Ferran Adrià, do El Buli, em 2005 (considerado o melhor restaurante do mundo em 2002 e de 2006 a 20009 pela revista Restaurant).
Ao todo, mais de 60 chefs nacionais e internacionais já passaram pelo festival nesses 12 anos de existência, com profissionais como Claude Troisgros, Alex Atala, Vitor Sobral e Heiko Grabolle. Na edição deste ano, realizada em abril, participaram 22 chefs.
Além de todo registro histórico, o leitor pode conferir algumas receitas como “Filhote em Crosta de Castanha do Pará com Molho de Camarão Selvagem”, “Tartare de Bacuri com Tapioca e Coco e Baba-De-Moça”; e “Aruanã Regado Com Azeite de Alfavaca, sobre Cama Pacovã, Guarnecido de Croquetes de Pupunha e Tutóia”.
Serviço:
Livro “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2012”
Locais de venda: Fox da Dr. Moraes e Livrarias Newstime
Valor: R$49,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário