sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Receptivo da Paratur aos turistas do Círio será com atendimento em vários idiomas


Com a chegada do período do Círio de Nazaré, a rotina de Belém é alterada radicalmente em função da grande festa do povo paraense, com as homenagens à Padroeira da Amazônia. Mais do que uma festa religiosa, o Círio também marca a alta temporada para o turismo no Pará e um incomparável aquecimento da economia, mais alto até mesmo do que o período do Natal.

De acordo com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE-Pará), cerca de 76 mil turistas são esperados este ano, injetando cerca de R$ 23 milhões na economia paraense.
O trade turístico, que inclui o setor hoteleiro, agências de viagens, receptivos, bares, e restaurantes, guias de turismo, dentre outros, comemoram este período de alta temporada, formatam pacotes especiais, reforçam a mão de obra para receptivo e atendimento, grande parte qualificada ao longo do ano pela Setur e Paratur, com apoio das entidades que representam o trade no Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), a exemplo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PA), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PA), Associação Brasileira de Brares e Restaurantes (Abrasel-PA), Belém Convention e Visitors Bureau (BCVB), dentre outros.
Belém é preparada cuidadosamente para receber quem chega e os equipamentos turísticos recebem milhares de visitantes. Além da programação religiosa, uma intensa agenda cultural com acontecimentos para todos os tipos de público acontece em diversos locais da cidade, aproveitando esta intensa movimentação.

Socorro Costa, presidente da Paratur, informa que  para o receptivo do Círio de Nazaré, Setur e Paratur prepararam um esquema especial que conta com cerca de 30  técnicos, organizado pela Diretoria de Marketing, por meio da Gerência de Comunicação e Setor de Informações Turísticas (Infotur), Gerência de Promoção Nacional e Internacional, entre outras.  Para receber os turistas de outras nacionalidades a equipe organizada  vai prestar informações multilíngue, em francês, inglês, espanhol e alemão. Além dos técnicos, também devem compor a equipe estagiários de várias instituições de ensino de diversas áreas ligadas ao turismo, hoje no quadro da Paratur.   Voluntários do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), que é uma das entidades parceiras no desenvolvimento de projetos junto à Paratur e Setur também integram a equipe, repetindo estratégia colocada em prática em outros momentos, quando várias instituições de ensino também colocaram à disposição estudantes dos cursos de turismo, hotelaria, relações internacionais e comunicação, dentre outros, para atuarem em importantes eventos que proporcionam complementação prática do conteúdo acadêmico ofertado a esses estudantes. Entre as entidades conveniadas da Paratur está a Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Universidade da Amazônia (UNAMA), Faculdade Ipiranga, além de outras.

Os técnicos estarão distribuídos nos diversos postos de informações turísticas, no Terminal Rodoviário e Aeroporto Internacional de Belém, distribuindo material informativo sobre a cidade e a programação cultural, além de proporcionar o auxílio necessário a jornalistas da imprensa especializada em turismo, documentaristas e cineastas que vêm à Belém para realização produção de mídias sobre o Círio, à convite da Paratur. 

Um dos grandes destaques do receptivo é a chegada de um cruzeiro alemão com 600 passageiros que aportará em Belém especialmente por ocasião da festa.
O Círio, que é considerado maior evento religioso católico do mundo, é a porta de entrada para os turistas, momento imprescindível de divulgação dos atrativos do estado, que faz com que os visitantes retornem em outros momentos ao longo do ano. O aquecimento de diversos setores da economia no estado é fator de desenvolvimento, com ampliação dos postos de trabalho formal e informal, gerando qualidade de vida à população do estado, proposto como uma das metas do Governo Simão Jatene.

Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur, ressalta ainda que grupos de carimbó vão se apresentar no Terminal Rodoviário e no Aeroporto de Belém, onde a equipe vai também oferecer bombons regionais, cheiro do Pará e demonstrar toda a alegria e receptividade do povo paraense.

Texto e foto: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário