sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Capitania dos Portos acerta detalhes para a Romaria Fluvial


A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) convocou organismos governamentais, proprietários de embarcações e representantes de associações para duas reuniões esta semana onde foram definidos os detalhes de segurança da Romaria Fluvial 2012. O evento faz parte do calendário oficial do Círio de Nazaré, realizado sempre no sábado que antecede a grande procissão.

A participação na Romaria é aberta a todos os interessados, no entanto a Capitania incentiva que as embarcações sejam registradas para que possam passar pela vistoria do órgão, além de poder fazer parte do concurso promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur) que premia as embarcações com as melhores ornamentações. Cerca de 400 embarcações participaram no ano passado, mas apenas 120 estavam devidamente inscritas. Para este ano espera-se que o número total chegue a 500, mas se pretende que a quantidade de inscritos seja muito maior que o ano passado.

De acordo com o Capitão de Mar e Guerra Francis Pereira Valle, responsável pela CPAOR, a necessidade da inscrição visa garantir a segurança não apenas quando da realização do evento, mas no cotidiano de quem utiliza os rios como via de transporte. “O trabalho da Capitania é o de garantir a segurança na navegação, que é responsabilidade de todos. Durante a vistoria checamos itens obrigatórios de segurança e fazemos o devido registro da embarcação. Isso garante a integridade da vida de quem navega nos nossos rios”, informa o Capitão.

O esquema de organização durante a romaria foi demonstrado pelo Capitão, que indicou a participação de um helicóptero da Marinha do Brasil, além de lanchas, um rebocador e jet skis da CPAOR e abulanchas do Corpo de Bombeiros e do SAMU para garantir a segurança. De acordo com o Capitão será proibido soltar fogos na área de Miramar e as balsas com fogos deverão passar obrigatoriamente por inspeção e liberação prévia tanto por parte da CPAOR quanto do Corpo de Bombeiros. “Até hoje nunca tivemos nenhum tipo de acidente e com certeza este ano não teremos mais uma vez. Para isso pedimos que Nossa Senhora de Nazaré nos abençoe e cubra com seu manto”, comentou o Capitão.

As inscrições para participação na Romaria podem ser feitas até o dia 10, na Capitania dos Portos em Belém, localizada na Rua Gaspar Viana nº 575 – Reduto. Todas as embarcações inscritas receberão uma bandeira indicativa com uma numeração para participação do concurso de decoração.

Romaria – A Romaria Fluvial, que este ano chega à sua 27ª edição, começou a ser realizada em 1986, organizada pelo então presidente da Paratur, Carlos Rocque. O cortejo formado por embarcações sai do trapiche do distrito de Icoaraci, após uma missa campal, com destino à “Escadinha”, na orla de Belém. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue no alto da Corveta Garnier Sampaio, da Marinha doo Brasil e na chegada a imagem é recebida no cais com honras de Chefe de Estado. De lá tem início a Moto Romaria e o Arrastão do Círio, do Instituto arraial do Pavulagem.

A participação da Paratur e Setur na Romaria este ano contará com um gesto de solidariedade às crianças atendidas pela Creche Frei Daniel de Samarate, localizada na área do Tucunduba, em Belém. Como já é tradição, a Paratur disponibiliza uma embarcação para a participação de convidados do trade turístico e imprensa especializada, além de funcionários e familiares. Desta vez o ingresso desses convidados será trocado por um kit contendo produtos de alimentação ou de higiene destinados ao público infantil, que será encaminhado às crianças da creche. A imagem que deve estampar a camiseta do evento foi escolhida através de um concurso de desenhos realizado com as crianças da própria creche. A vencedora, de apenas 7 anos, também sugeriu um slogam especial: “A fé nos faz ser criança”.

Concurso – O que também já é tradição na Romaria é a realização do concurso para a escolha das embarcações com a melhor ornamentação, nas categorias embarcação regional e outras embarcações, com prêmios do primeiro ao terceiro colocado em cada categoria. Um júri formado por profissionais ligados à arte e cultura no Pará deve escolher as vencedoras. Podem participar do concurso somente as embarcações devidamente inscritas na CPAOR, que receberão uma bandeira de identificação numerada. A entrega dos prêmios, bem como das doações à Creche Frei Daniel de Samarate será feita no dia 31 de outubro, em um evento especial no Pólo Joalheiro. Na ocasião a criança vencedora do concurso também receberá seu prêmio.

Texto: Fabrício Coleny – gerência de Comunicação (Gec) da Paratur
Foto:  Jean Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário