quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Guia gastronômico divulga culinária paraense

Foi lançado na noite da última terça-feira, durante um coquetel na churrascaria Tucuruvi, em Belém, a 4ª edição do Guia Abrasel Pará de gastronomia. A concepção desta importante ferramenta de divulgação da culinária paraense contou com a parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dentre outros apoiadores, e traz 28 opções dentre os melhores restaurantes de Belém com o melhor da cozinha regional.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) foi criada em nível nacional há cerca de 25 anos e no Pará está presente há quase 7, congregando 66 estabelecimentos associados em Belém. De acordo com a presidente da entidade, Edith Nóbrega, “nos últimos 4 anos, o guia se solidificou como uma importante ferramenta para os moradores de Belém e os visitantes, oferecendo informações de busca de produtos e serviços na área de alimentação”. A tiragem inicial desta edição é de 30 mil exemplares, distribuídos em diversos locais.
Integrante da comissão que elaborou o guia e um dos diretores da Abrasel, Ricardo Cardoso enfatiza que o setor da gastronomia desponta entre os que mais empregam no Brasil. “Dados de 2011 da empresa Mailing Central dão conta de que foram mais de 876 mil empregos diretos. E no Pará, de acordo com o Dieese, foram quase 10 mil empregos diretos”, afirma Ricardo.
Participaram do lançamento associados da Abrasel, além de representantes da Setur, Paratur, Assembleia Legislativa e parceiros que contribuíram com a ferramenta. Joacyr Rocha, Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Pará (Sindetur), que também prestigiou o evento, enfatizou que o guia Abrasel “chega em um momento propício, já que o turismo paraense vive uma fase de reestruturação, com a criação da Setur e fortalecimento da Paratur. O que se percebe é que os estabelecimentos estão mais preparados e podem divulgar a cultura paraense ao restante do Brasil e no exterior”, afirmou.
Os empresários que integram a Abrasel comemoram e agradecem o lançamento do guia, que visa divulgar os sabores da culinária regional, é o caso de Miltom Pinheiro, proprietário do Parque dos Igarapés. “Este guia oferece não somente ao turista, mas também para quem mora em Belém, a oportunidade de conhecer e entender o que a cidade oferece. Ele abre o leque de ofertas e possibilidades ao consumidor”, informa.
Jackeline Alves, que na cerimônia de lançamento representou a presidente da Paratur, Socorro Costa, fez questão de lembrar que “a gastronomia paraense é singular pela herança cultural, o que a torna única no mundo e referencial turístico. Este guia é um imprescindível instrumento de promoção para fazer com que o turista chegue até os estabelecimentos”, lembrou. Em maio deste ano foi assinado um convênio entre a Paratur e a Abrasel para o apoio ao guia. Além da Paratur, a Setur também fez parte da parceria. Alem desta ação, a Secretaria também começa a dar os primeiros passos para a implantação, em breve, da Escola de Gastronomia da Amazônia, que funconará no mesmo prédio da Secretaria. “Estas ações fazem parte das medidas para o fortalecimento e capacitação do setor turístico paraense e estão dentro do Ver-o-Pará, plano estratégico de turismo, implementado pelo governo do estado e que já começa sua fase de implementação”, afirmou Álvaro do Espírito Santo, Secretário Adjunto de Turismo durante o lançamento do guia.
A publicação, que também traz um mapa de Belém encartado, já começou a ser distribuída gratuitamente pela Abrasel, disponível em postos de informação turística, hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, além da sede da Paratur.

Texto e fotos: Fabrício Coleny - Paratur / GC

Nenhum comentário:

Postar um comentário