O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lança no próximo dia 15 no município de Paragominas, o programa Turismo Verde. A iniciativa tem o objetivo de promover e desenvolver o segmento do turismo de natureza no estado. Na ocasião a Setur, por meio da Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo assinará um termo de cooperação com a Prefeitura de Paragominas e a Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes. O evento acontece no auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, às 18h30 e vai fazer parte da programação da 46º Exposição Agropecuária (Agropec).
Segundo Adenauer Góes, o programa pretende ser uma contribuição do setor do turismo para a consolidação de uma economia verde no estado do Pará. "Tem como diretriz o compromisso do governador Simão Jatene com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, visando geração de renda, qualidade de vida para a população e para nossos visitantes". Explica Adenauer, ao informar que o programa chega em um momento marcado por iniciativas que estão em sintonia com a visão de mercado seja regional, nacional ou internacional, baseado no desenvolvimento sustentável.
"Por isso desenvolvemos o projeto Turismo Verde, para que essa prática possa ser difundida e fortalecida", justifica Adenauer, ao explicar que o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), elaborado com o apoio e consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, contém nove macroprogramas que direcionam os rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico, a maioria voltada ao desenvolvimento sustentável, e 26 projetos voltados para ações de marketing. “A execução do Plano contempla também as metas estabelecidas para o setor do turismo pelo governador Simão Jatene, a partir do lançamento do novo Modelo de Gestão para Resultados, que acompanha quantitativa e qualitativamente toda a gestão pública do Estado”,ressalta o secretário.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-bhwMtiQd9qcON7pXWDXa5rwDpD1SUp4cAcCxhyphenhyphenV-PdSCWaSvpSsyFM1yScZhSKnSAGl4Nw8XhfR-FzsQNN9v8HWWIjq3dhXRyDGaDrQmp1DjeCozpkbsWmCVCeoYg_X_JZhyphenhyphen9Gx7Hoc/s320/2012-07-04+18.57.41.jpg)
O Turismo Verde estará alinhado ainda ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, que traça estratégias para a liderança do turismo paraense na Amazônia até 2020, entre os cinco segmentos turísticos principais do estado (natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios) a cultura e a natureza são os prioritários por serem os principais elementos que diferenciam o destino Pará dos outros destinos. Investimentos em projetos como o Parque Ambiental do Utinga e Municípios Verdes , por exemplo, tem trazido benefícios ao turismo de natureza. Além disso o plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade.
Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na Região turística de Belém, Belterra e Oriximiná na região turística do Tapajós, Salinópolis e São João de Pirabas na região Amazônia Atlântica, Marabá e Tucuruí na região Araguaia Tocantins , Altamira e Vitória do Xingú na região turística do Xingú e Soure e Salvaterra na região do Marajó.
Serviço:
Lançamento do Programa Municípios Verdes
Data: 15/08
Hora:18h30
Local: Auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, na Rod. Pa-125, s/n, Paragominas.
Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - GEC - Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário