![]() |
Centenas de pessoas prestigiaram o lançamento do Turismo Verde em Paragominas |
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou na noite desta quarta-feira, dia 15, em Paragominas o projeto Turismo Verde, iniciativa que chega de forma pioneira na Amazônia para reduzir a pobreza e desigualdade social através do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo, com ações previstas para iniciarem ainda este mês. O lançamento ocorreu no Auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, na Rod. Pa-125, s/n, Paragominas.
O diretor de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, Alvaro do Espírito Santo, representou o secretário de Turismo, Adenauer Góes na cerimônia de lançamento e anunciou que o projeto vai beneficiar 12 municípios, começando por Paragominas e terá Belterra, na região turística do Tapajós, como mais um exemplo de sustentabilidade no turismo. Adenauer Góes não compareceu ao evento por que representava o Pará em Lima, no Peru, em cerimônia que enaltece a escolha da Amazônia como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza do Mundo, com destaque ao rio Amazonas, que banha diversos municípios do Pará.
“O projeto é voltado para empreendimentos turísticos localizados nas seis regiões turísticas do Estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Paragominas, que já tem projeção nacional e agora internacional, depois da Rio + 20, acreditamos que dentro do turismo é uma cidade que podemos desenvolver projetos bem sucedidos e sustentáveis”. Disse Alvaro, ao explicar que o turismo científico, ou de busca de conhecimento, será somado ao de cultura e de natureza já em desenvolvimento no Pará.
“Em Belterra, com apoio da Ama Brasil, que está implantando lá um pólo de pesquisa do Instituto Butantã, estamos trabalhando no sentido de implantar o primeiro Hotel Ciência do Estado. Vai associar tecnologias limpas com uma arquitetura ecológica em que o meio de hospedagem será um atrativo à parte”. Diz Alvaro, ao afirmar que o Turismo Verde vai trazer um ganho ao setor, com produtos diferenciados que associam cultura e natureza, para renovar a oferta turística. “É uma ferramenta de desenvolvimento nesses 12 municípios. Os parceiros precisam acreditar para não ser uma proposta de governo, mas uma proposta da sociedade”. Acrescenta.
O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, enalteceu o Turismo Verde, lançado durante a 46ª. Feira Agropecuária de Paragominas. “Agradeço ao governador Simão Jatene por escolher Paragominas como município piloto do Turismo Verde”. Disse Adnan ao reforçar que o município tem duas inclinações ao turismo, o de conhecimento, já que muitos pesquisadores e estudantes tem buscado informações no município e o turismo rural, afirmou Adnan, um grande defensor da sustentabilidade no Pará.
![]() |
Prefeito Adnan agradeceu ao governador Simão Jatene pela escolha de Paragominas para ser município piloto do programa que vai atender inicialmente 12 municípios do Pará |
Representando o governador Simão Jatene, o Sidney Rosa, titular da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), relatou que em sete meses na secretaria tem visitado muitos municípios e dialogado com diferentes setores do estado e se surpreendeu com as inúmeras opções de turismo no Pará. “Aprendi com Adenauer que turismo move 62 atividades econômicas”. Disse Sidney, ao elogiar a atuação do Hangar –Centro de Convenções e Feiras da Amazônia para o turismo de eventos. “Só o congresso de contabilidade vai trazer cerca de oito mil pessoas ao Pará”. Alertou, ao lembrar que em Paragominas há também inclinação ao turismo de negócios e eventos, além do turismo de natureza e de cultura.
Justiniano Neto, titular da Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes lembrou que o projeto, associado a um conjunto de iniciativas do Governo do Estado mais amplas, através do Programa Cidades Sustentáveis, prevê qualificação e benefícios aos 12 municípios que aderiram ao projeto e aos demais que venham somar com iniciativas de sustentabilidade. “O programa Municípios Verdes tem essa bússola, a regularidade ambiental leva a muitos benefícios e a outros municípios”. Alertou, ao anunciar que equipes técnicas já estão atuando no sentido de iniciar qualificação no setor.
![]() |
Secretaria Municípios Verdes vai apoiar na qualificação ao lado da Setur e Sebrae |
![]() |
Secretário Sidney Rosa iniciou a assinatura do termo de cooperação que terá diversos parceiros na execução do Programa Turismo Verde. |
TURISMO VERDE - Entre as ações que serão desenvolvidas no Turimso Verde estão: implantação de boas práticas de sustentabilidade nos empreendimentos turísticos dos municípios verdes; elaboração de roteiros sustentáveis de turismo de natureza e cultural; mapear, nos municípios integrantes do projeto, os territórios com recursos naturais e culturais apropriados para a prática de atividades de turismo de natureza e cultural; capacitar profissionais envolvidos no negócio turístico para inserção dos princípios de sustentabilidade na operacionalização de atividades turísticas; e realizar campanhas de conscientização para população receptora e visitante sobre a ética da sustentabilidade -tratamento do lixo, uso correto da água e energia elétrica.
Um dos subsídios do Turismo Verde é o programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza desigualdade social no Pará através do desenvolvimento sustentável. Paragominas por exemplo, o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em um curto período de tempo. Além disso o Municípios Verdes tem contribuído para a dinamizar a economia local sustentável e promovido ações de educação ambiental.
![]() |
Iniciativas de sustentabilidade geram renda para a população |
O Turismo Verde estará alinhado ainda ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, que traça estratégias para a liderança do turismo paraense na Amazônia até 2020, entre os cinco segmentos turísticos principais do estado (natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios) a cultura e a natureza são os prioritários por serem os principais elementos que diferenciam o destino Pará dos outros destinos. Investimentos em projetos como o Parque Ambiental do Utinga e Municípios Verdes , por exemplo, tem trazido benefícios ao turismo de natureza. Além disso o plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade.
Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na Região turística de Belém, Belterra e Oriximiná na região turística do Tapajós, Salinópolis e São João de Pirabas na região Amazônia Atlântica, Marabá e Tucuruí na região Araguaia Tocantins , Altamira e Vitória do Xingú na região turística do Xingú e Soure e Salvaterra na região do Marajó.
![]() |
A sustentabilidade está nas grandes empresas, como esta de
fabricação de MDF com tecnologias que garantem reaproveitamento da madeira e tecnologia limpa, com mão de obra local |
Paragominas - O município de Paragominas integra a região turística Araguaia Tocantins e está entre os que mais se destacam no segmento turismo de eventos e negócios. Com cerca de 100 mil habitantes, Paragominas está localizada a 300 quilômetros de Belém, capital do Pará. Sua fundação data de 1959, com a chegada na região do mineiro Célio Rezende Miranda e dos goianos Eliel Pereira Faustino e Manoel Lima. Nasce do fluxo na rodovia Belém-Brasília, construída pelo presidente Juscelino Kubitschek. Além de Minas Gerais, investidores do Espírito Santo também foram atraídos para a região. O município obteve autonomia em 23 de janeiro de 1965, durante o Governo de Jarbas Gonçalves Passarinho, com a Lei nº 3.235, de 4 de janeiro, formado com área desmembrada de parte do distrito de São Domingos do Capim e parte do distrito de Camiranga, que pertencia ao Município de Viseu. Está localizada no Nordeste Paraense, e limita-se, ao Norte com os municípios de Ipixuna do Pará e Nova Esperança do Piriá a Leste, Estado o Maranhão ao Sul, municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis e Goianésia do Pará, a Oeste município de Ipixuna do Pará. Seu acesso é rodoviário, partindo de Belém pela BR-316, seguindo de pela Belém–Brasília (BR 010) e no Trevo seguir à esquerda, na PA-256, mais 12 Km até o centro de Paragominas.
TEXTO: BENIGNA SOARES - GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA PARATUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário