quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Setor de turismo comemora escolha de Belém para centro de treinamento da Copa de 2014


A notícia de que Belém foi confirmada como uma das capitais brasileiras que vai sediar Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014 foi muito bem recebida pelo trade turístico paraense. A escolha foi anunciada na manhã desta quarta-feira, dia 1, pelo Comitê Organizador Local da Copa  do Mundo, durante entrevista coletiva no Museu do Futebol, na capital paulista.

No Pará coube ao secretário de Estado de Esporte e Lazer do Pará, Marcos Eiró, dá a boa notícia.
“A vinda das seleções esportivas ao Pará sem dúvida dará visibilidade ao estado como destino turístico prioritário da Amazônia. Vai contribuir para a divulgação e também garantir políticas públicas voltadas à estrutura de segurança, transporte, entre outras. Na área do turismo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), já havia incluído no Plano Estratégico Ver-o-Pará, alguns itens fundamentais de preparação do Estado, a exemplo da qualificação da mão de obra e da prestação de serviços que vai envolver mais de 10.500 profissionais do setor até 2015, através do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTUR)”. Garante Adenauer, titular da Setur. “Se o governo federal também resolver investir nessa preparação de Belém como Centro de Treinamento e vier somar com o Governo do Estado será bem vindo”. Complementa  Adenauer, ao informar que “há uma expectativa positiva de que com a vinda das seleções ao Pará o governo federal venha a fazer investimentos em Belém e demais cidades escolhidas como subsedes".

Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), seção Pará também comemorou a decisão do Comitê.

“É uma grata surpresa uma vez que nós já considerávamos o Pará fora do circuito da Copa. O turismo tem muito a ganhar com essa notícia. A vinda das seleções para treinarem em Belém vai trazer a imprensa mundial ao Pará e isso vai gerar mídia positiva ao Estado.”. Diz Rose, ao afirmar que “mídia positiva garante venda de destinos turísticos e venda no turismo significa geração de emprego e renda, retorno para o Estado”. Complementa

A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, responsável pela divulgação, promoção e marketing do turismo paraense, acredita que “o Pará, que já está com uma visibilidade muito positiva na mídia nacional e internacional em termos de opção de turismo de natureza e de cultura tem muito a ganhar com mais esta conquista”. Socorro adianta que uma das primeiras decisões tomadas com o anúncio feito pelo Comitê ´ acionar a empresa de consultoria espanhola, Chias Marketing, contratada para acompanhar a execução do Plano Estratégico Ver-o-Pará, para que juntamente com a equipe de marketing possa  repensar e complementar as ações de promoção, divulgação e marketing do Pará para este segundo semestre e para os anos de 2013 e 2014”. Vamos acrescentar ações voltadas ao receptivo do público da Copa e também voltada à captação de operadoras de turismo, agentes de viagens e outros formadores de opinião que possam vender o Pará dentro do contexto dos jogos”. Garante Socorro.

CENTRO DE TREINAMENTO -   O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, servirá de base para as equipes durante a Copa do Mundo. Para isso, a cidade receberá investimentos para reformas e adaptações. Os centros são formados por um local de treinamento e um hotel oficial, que, em Belém, será o Hilton Hotel. O catálogo é apresentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia, até janeiro de 2014.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, a conquista é resultado do empenho do Governo do Estado. “Apesar de reunir todas as condições para ser sede da Copa, infelizmente o Pará ficou de fora, mas temos nos empenhado em fomentar o esporte no Estado, e hoje tivemos o resultado do árduo trabalho que fizemos junto ao Comitê Organizador Local”, ressaltou.

Mais duas versões do catálogo, que será on line, deverão ser divulgadas no primeiro e no segundo semestre de 2013. Até o momento, o Comitê Local recebeu 279 inscrições e inspecionou 244. O Catálogo de Centro de Treinamento de Seleções apresentado hoje tem 54 candidatos com contratos assinados.
O desafio agora é colocar o Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém (oeste do Pará) nas novas listas de centros de treinamento de seleções, e ampliar a participação do Pará na Copa do Mundo. “Nos próximos dias vamos reunir esforços para colocar o estádio de Santarém nessa lista. Mais de R$ 30 milhões serão liberados para reformas no local”, disse Marcos Eiró.

O secretário informou ainda que Belém sediará o Soccerex, um evento internacional que apresentará a capital paraense às seleções, entre os dias 4 e 06 de outubro. Oito delegações já confirmaram participação. “A ideia é mostrar o potencial do nosso povo, do nosso governo, das belezas naturais e arquitetônicas, a fim de trazer uma seleção de peso para cá e levantar a autoestima dos paraenses”, enfatizou o titular da Seel.

Texto: Benigna Soares – (GEC Paratur) e Angela Bazzoni – Ascom Seel

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