segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Paratur e Setur aderem ao Casas do Patrimônio para fortalecer o turismo paraense

AREA BELM (JEAN BARBOSA) 5_1


Cerimnia Assinatura ACT Rede Casas do Patrimnio Par_1
O patrimônio histórico e cultural do Pará é um dos mais ricos e significativos do Brasil. Heranças da fundação de Belém, do ciclo da borracha e de outros momentos históricos estão desenhadas na arquitetura das cidades paraenses.  Mas, é necessário que a sociedade desperte para a importância dessa herança, principalmente para garantir o resgate, preservação e continuidade do patrimônio.  Visando fortalecer esse pensamento, diversos representantes governamentais e não governamentais fecharam um pacto na última sexta-feira, dia 10, ao assinar um acordo de cooperação técnica com a Rede Casas do Patrimônio. Assinaram o termo, aSuperintendência do Iphan no Pará (Iphan/PA), Associação Fotoativa, Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Instituto de Artes do Pará (IAP), Instituto Federal do Pará (IFPA), Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazonia (ASAPAM), Fórum Landi, Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Centro de Memória da Amazônia. O Governo do Estado aderiu ao projeto por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural  (DPHAC), vinculado à SECULT, Secretaria de Estado de Cultura do Pará. A iniciativa tem a finalidade de implementar o funcionamento destes espaços no estado, contribuindo para a valorização do patrimônio cultural na sua interface com o turismo e meio ambiente.

Assinatura ACT Rede - Socorro Costa - Diretora-Presidente Paratur_1
A presidente da Paratur, Socorro Costa, ao assinar o documento lembrou da importância do patrimônio historio e cultural enquanto matéria prima de divulgação e promoção do turismo paraense.  Para ela, os turistas que visitam o Pará buscam a natureza, sol e praia, eventos e negócios, mas são atraídos fundamentalmente pelas referências da cultura paraense, retratada também no patrimônio. A cidade Velha, primeiro bairro de Belém, o Ver-o-Peso, Estação das Docas, os palácios e igrejas são sempre alvo de muitas visitações turísticas, afirma Socorro, ao elogiar a iniciativa dos parceiros em aderir ao Casas do Patrimônio.

“Na Paratur vamos promover o patrimônio paraense em eventos turísticos regionais e nacionais, divulgar através de nossas diversas mídias e em veículos especializados em turismo as ações e atividades da Rede Casas do Patrimônio do Pará e participar de reuniões do grupo de trabalho do projeto”. Conta Socorro.

Assinatura ACT Rede - Adenauer Ges - Secretrio Setur-PA_1
O Governo do Estado também é parceiro do projeto através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Adenauer Góes ressalta que a iniciativa está em sintonia com o Plano Ver-o-Pará, que traça as estratégias de investimentos no turismo paraense até 2020. Lembrou que a gestão pública do turismo, seja a Paratur, que presidiu até o início deste ano e agora está na condução de Socorro Costa, seja a Setur, que agora conduz, conhecem a importância da valorização do patrimônio para o turismo. Citou exemplos bem sucedidos nesse sentido, como a atuação do Prodetur Pará (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) que tem diversas ações voltadas à esse setor, a exemplo do Mapeamento Cultural das Comunidades Indígenas e Quilombolas de Belém, Santarém, Belterra, Oriximiná e de municípios do Marajó. Lembrou ainda que, em Belterra, reduto de heranças arquitetônicas e culturais do ciclo da borracha, está sendo desenvolvido pela Ama Brasil importantes projetos nesse sentido. Lá a Setur tem projetos de fomento à construção do primeiro hotel boutique da Amazônia.  O conceito será de um espaço de hospitalidade e valorização do patrimônio cultural e arquitetônico deixado pelo ciclo da borracha, associados a conceitos inovadores de desenvolvimento sustentável onde meio ambiente, tecnologia e empreendedorismo serão o carro-chefe. No acordo com a Rede Casas do Patrimônio caberá à Setur ações de  qualificação, assessoramento técnico e educação, através de cursos de turismo e patrimônio cultural, assessoria na elaboração de projetos, além de ações educativas na área do patrimônio cultural. A articulação do Ministério do Turismo (MTUR) e outros órgãos da esfera estadual para discutir temas relacionados ao patrimônio também serão atribuições da Setur.

Assinatura ACT Rede - Dorota Lima - Superintendente do Iphan no Par_1                 Assinatura ACT Rede - Heitor Pinheiro - Presidente Instituto de Artes do Par_1_1
A Rede Casas do Patrimônio Pará tem por objetivos: constituir-se como espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, espaço de articulação institucional e de promoção de ações educativas visando fomentar a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural.
A participação na Rede é aberta a todas as instituições e cidadãos que atuam na área do Patrimônio Cultural, ou seja, não é restrita apenas aqueles parceiros que assinaram o Acordo de Cooperação. Novos parceiros também podem aderir ao Acordo de Cooperação mediante solicitação formal para adesão e apresentação de ação a ser realizada em conjunto com a Rede.
Antes mesmo da formalização do Acordo de Cooperação Técnica a Rede já apresentou resultados de diversas parcerias realizadas nos 2010, 2011 e 2012 como, por exemplo: Oficina “Casas do Patrimônio: aspectos conceituais e implantação no estado do Pará” (2010); Exposição Ver-o-Peso (2011); Seminário sobre Patrimônio Cultural “Balaio do Patrimônio” (Edições 2011 e 2012); e Exposição Bem do Brasil (2012).
Algumas das ações da Rede Casas do Patrimônio Pará, planejadas para 2012 são: mesas redondas, oficinas, minicursos na área de patrimônio cultural;  exposição Ver-o-Peso; criação do site do Ver-o-Peso e diálogo para formatação de editais visando fomentar ações de valorização do patrimônio cultural.

Texto: Benigna Soares  (Paratur) com dados do IPHAN Pará





Nenhum comentário:

Postar um comentário