Acontece nesta quinta-feira, dia 23, ás 20 horas, na Casa da Vovó em Santarém, o coquetel de lançamento da 1ª edição do Guia Gastronômico e Turístico da Abrasel/Tapajós. Fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Pa), o guia pretende ir além da gastronomia e mostrar as atrações turísticas da região do Tapajós. Entre os principais destaques da publicação estão os municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná.
Para Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará, a iniciativa é um reconhecimento de que a gastronomia paraense é uma das mais importantes manifestações culturais do povo da Amazônia.
“Visitar um destino turístico é uma forma agradável de exercitar todos os nossos sentidos. Visitar o Pará, por exemplo, é se deliciar com aromas, cores e sabores que refletem uma gastronomia sui generis em todo o mundo. Original, exótica, curiosa, sua preparação, independente do prato, é um verdadeiro ritual, a mais pura expressão das culturas indígenas, européias e africanas.” Explica Adenauer na apresentação do Guia.
Segundo Socorro Costa, presidente da Paratur, o Guia Abrasel/Tapajós “vem ao encontro da missão da Paratur de promover o turismo do Pará tendo como insumo, a gastronomia”. Ela ressaltou ainda que esta é uma estratégia que faz parte das diretrizes do Plano Ver-o-Pará, que prevê até 2020 a liderança do destino Pará na Amazônia.
O Guia Abrasel Tapajós foi impresso em 20 mil exemplares em português e inglês trazendo informações de produtos e serviços dos restaurantes associados à Abrasel em Santarém e outros municípios. O guia trará ainda referêcias dos principais roteiros do Tapajós como Floresta Nacional do Tapajós (Flona), comunidades ribeirinhas da Flona, círio fluvial noturno de Santo Antônio em Oriximiná, encontro das águas do Tapajós com o rio Amazonas, festa do Sairé e a praia de Alter do Chão, cerâmicas da cultura Tapajônica e a programação da quaresma e semana santa, com a procissão de “Encomenda das Almas”, ritual católico marcado por uma procissão de religiosos com a cabeça e o corpo coberto de branco pelas ruas da cidade.
Marco Antônio Antunes D´angelo, diretor da Abrasel Pará, que hoje tem mais de 50 associados no Pará, fala que o Guia Gastronômico Abrasel Tapajós faz parte de estratégias de regionalização da entidade que já vem sendo realizada a dois anos. Ele conta ainda que o trabalho tem sido bastante elogiado pelo interesse dos empresário locais de organizar o setor.
A Paratur também é patrocinadora do Guia Gastronômico e Turístico Abrasel/Belém que terá 30 mil exemplares e mostrará os principais atrativos turísticos e gastronômicos da Região Metropolitana de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário