No próximo dia 15 de agosto será assinado um termo de cooperação entre Secretaria de Estado de Turismo (Setur), através da Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, a Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes e a Prefeitura de Paragominas que vai dar início ao programa "Turismo Verde", que chega como uma das primeiras ações do novo secretário de turismo do Pará, Adenauer Góes, para impulsionar o turismo no segmento natureza.
![]() |
Setur busca sustentabilidade com equilíbrio entre
homem e natureza |
Segundo Adenauer Góes, o programa pretende ser uma contribuição do setor do turismo para a consolidação de uma economia verde no estado do Pará. "Tem como diretriz o compromisso do governador Simão Jatene com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, visando geração de renda, qualidade de vida para a população e para nossos visitantes". Explica Adenauer.
O diretor de Políticas para o Turismo, Álvaro do Espírito Santo, afirma que o Turismo Verde tem como finalidade a promoção do turismo sustentável tendo como metas dar incentivo ás boas práticas de sustentabilidade, a partir da elaboração de 12 roteiros turísticos sustentáveis de natureza e cultura, além de mapear territórios em 12 municípios apropriados para essa prática, que sintetiza dois dos principais segmentos do turismo paraense apontados pelo Plano Ver-o-Pará, que por sua vez traça estratégias de planejamento do turismo até 2020.
A Diretoria de Políticas para o Turismo tem como metas, também, a capacitação de 240 profissionais para elaborar campanhas de conscientização sobre a ética sustentável no setor do turismo. Um dos subsídios do Turismo Verde é o programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza desigualdade social no Pará através do desenvolvimento sustentável. Paragominas por exemplo, o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em um curto período de tempo. Além disso o Municípios Verdes tem contribuído para a dinamizar a economia local sustentável e promovido ações de educação ambiental.
O Turismo Verde estará alinhado ainda ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, lançado ano passado pelo Governo do Estado como instrumento de gestão e promoção do turismo paraense, entre os cinco segmentos turísticos principais do estado (natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios) a cultura e a natureza são os prioritários por serem os principais elementos que diferenciam o destino Pará dos outros destinos. Além disso o plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade.
Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na Região turística de Belém, Belterra e Oriximiná na região turística do Tapajós, Salinópolis e São João de Pirabas na região Amazônia Atlântica, Marabá e Tucuruí na região Araguaia Tocantins , Altamira e Vitória do Xingú na região turística do Xingú e Soure e Salvaterra na região do Marajó.
Texto: Wanderson Curcino e Benigna Soares - GEC - Paratur
FOTO: BENIGNA SOARES
Nenhum comentário:
Postar um comentário