sexta-feira, 6 de julho de 2012

Expocatólica abre possibilidades de negócios para o Pará

Operadores de empresas de turismo paraenses integram a comitiva paraense que participa da Expocatólica, em são Paulo. A feira acontece de 5 a 8 de julho, no Expocenter Norte, em são Paulo. É a primeira vez que o estado participa da feira, que está na sua nona edição.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) montaram um estande que tem como temática principal o Círio de Nazaré. O local foi todo decorado com imagens da grande festa católica do povo paraense e estão sendo distribuídos materiais alusivos ao Círio, inclusive com uma revista que conta a história da devoção e o cartaz da festa deste ano. Também não poderia faltar o tradicional “cheiro do Pará”, que integra um kit distribuído aos visitantes. Como destaque principal do estande está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que é uma réplica da “peregrina” que é levada no Círio.
Ao divulgar ainda mais a festa, que leva mais de dois milhões de pessoas às ruas de Belém no segundo domingo de outubro, a intenção da Setur e Paratur é abrir possibilidades de negócios durante todo o ano para as operadoras que atuam no estado, não apenas no segmento de turismo religioso, mas também em outros atrativos e produtos que o estado oferece. A intenção é ter o Círio como uma espécie de vitrine do Pará e seus encantos.
Para tanto, setur e Paratur convidaram algumas operadoras dos diversos segmentos turísticos paraenses para fazer parte da comitiva que participa da Expocatólica. Entre os operadores que atenderam, estão Socorro Graça, da empresa Vitória Régia; Francisco Rocha, da Travel In; e Irene Belo, do Hotel Beloalter, de Alter do Chão, em Santarém. Irene também é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Santarém, e junto com Natasha Pena, representante da Secretaria de Turismo de Bragança e Guilherme Laroque, representante da Belémtur, integram o grupo de dos representantes dos municípios paraenses presentes no estande.
Neste sábado (7), o grupo, que também conta com o Gerente de Relações Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, e EdimêSilva, técnica de Gerência de Marketing, juntamente com o Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, participam de reuniões com outros empresários presentes na feira para articulação de novas possibilidades de negócios.
Jornada Mundial – Um dos principais compromissos do secretário de do grupo na Expocatólica 2012 é o início da articulação da participação do Pará entre os 5 roteiros brasileiros que deverão integrar a rota oficial do Ministério do Turismo durante a realização da Jornada Mundial da Juventude, que terá o Rio de Janeiro como sede, em 2013. O evento acontece a cada 2 anos e é a primeira vez que deve acontecer no Brasil, atraindo milhares de peregrinos de diversos países, além da visita do Papa Bento XVI. O Pará também deverá integrar a Expocatólica que acontecerá em paralelo com a Jornada, em um grandioso espaço na capital fluminense, com um estande que mostrará detalhes do Círio de Nazaré, inclusive com uma exposição especial.
Cortejo - O ponto alto da participação do Pará na Expocatólica será a realização de um cortejo pela feira com a imagem de Nossa senhora de Nazaré, que acontecerá também no sábado (7). A imagem deve ser levada até o palco central em um andor enfeitado com flores, conduzido pelo Padre José Maria Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil, e na chegada haverá uma apresentação especial do maestro Paulo José Campos de Melo e da soprano Dione Colares, que executarão canções alusivas ao Círio. Na ocasião, o Secretário de Turismo, Adenauer Góes, fará uma explanação convidando os participantes da feira para Participar do Círio de Nazaré e também conhecerem o Pará.
Círio – A maior demonstração de fé do povo paraense também é o evento que mais atrai turistas ao estado. Por isso o Círio é um dos principais destaques do Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará. Lançado em novembro de 2011, o plano direciona dois eixos prioritários de investimentos: a promoção do turismo, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, que cabe à Paratur, e o desenvolvimento e fomento de novos produtos turísticos, além do fortalecimento das políticas públicas do setor, sob a responsabilidade da Setur. Fazem parte do "Ver-o-Pará" nove macroprogramas que estão direcionando os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados ao marketing.
“O Ver-o-Pará surge como ferramenta que busca a excelência de resultados, que dá diretrizes ao Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), este composto pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur)”, explica o secretário Adenauer Góes.

Texto e fotos: Fabrício Coleny - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário